Capítulo 2024

Mais um capítulo que se fecha nessa história sem fim, na qual digo adeus a 2024, um ano marcado por desventuras em série, fortes emoções e tristes acontecimentos, que abalaram as minhas estruturas. Mas a esperança é a última que morre, portanto ao soar da meia noite assistindo aos fogos de artifício iluminando o céu concentro minhas energias e desejos no ano novo. 


Como sempre dou inicio ao ano cheia de planos, com inúmeras listas, objetivos e metas para 2025, no entanto desta vez com expectativas mais realistas. Seguindo a tradição que comecei em 2022 vou dividir aqui com vocês algumas das minhas resoluções de ano novo envolvendo as minhas leituras e os meus projetos para o blog. Mas antes, vamos dar uma olhada nas páginas de 2024 e ver o tamanho do estrago.

Pegue uma bebida e acomode-se. Vamos começar! ☕️

No Capítulo anterior...

Apesar das boas energias e grandes esperanças, 2024 conseguiu ser pior do que 2023, no qual acabei mais uma vez enfrentando uma torrente de problemas pessoais, familiares e técnicos, que bagunçaram a minha vida e a minha saúde. Além de afetarem significativamente as minhas leituras e os meus planos para o blog, me levando a flopar em todas as inúmeras metas e resoluções que estabeleci no início do ano a começar pela principal delas; “Não ser tão dura comigo, levar as coisas com calma e não me sentir culpada por não conseguir ler ou postar o bastante”.

Quanto as outras metas, além de ter adicionado quatro novas séries a minha lista, só consegui concluir 02 das 44 que estou lendo atualmente, li apenas 06 dos 12 clássicos que leio todos os anos, e não li nem metade dos mais de 200 livros que tenho na minha estante e no meu kindle. Na verdade, li apenas 21 livros e 06 mangás da minha estante física e 15 eBooks da minha estante virtual. Sendo que adicionei 17 eBooks e 05 livros físicos as minhas estantes, a maioria deles sequências de séries que estou lendo no momento. Assim, encerro o ano com 294 livros na minha TBR, 165 físicos e 129 eBooks.

Também não me saí muito bem nas maratonas, tendo falhado no Buzzword Reading Challenge e no Read What You Own Challenge, assim como em muitas outras ao longo do ano. Porém consegui concluir a Beat The Backlist, pois para participar basta apenas ler livros da backlist (fundo de catálogo), que foram publicados antes de 2024, e já que estou evitando comprar lançamentos, li apenas backlists este ano. Também estou em dia com o r/Fantasy Bingo Challenge, faltando apenas 10 livros para completá-lo, em março de 2025.

Apesar de tudo isso, e de não ter conseguido concluir a minha meta de 100 livros no Goodreads, este até que não foi um ano tão ruim em termos de leitura. Pois dentre os 75 livros que li estavam alguns mangás incríveis, como Fullmetal Alchemist de Hiromu Arakawa, cuja coleção completei este ano, City Hunter de Tsukasa Hojo, que pretendo finalizar em 2025, e os primeiros volumes de O Único Destino dos Vilões é a Morte de SUOL e Gwon Gyeoeul e Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária de Itsuki Nanao.
Já entre os meus livros preferidos deste ano estão os primeiros volumes de quatro séries que pretendo dar continuidade; Cordialmente Cruel de Maureen Johnson, A Garota no Gelo de Robert Bryndza, A Ilha do Guardião da Tempestade de Catherine Doyle, e  Luz dos Jedi de Charles Soule. Além de duas fantasias com um toque de romance; As Quatro Rainhas Mortas de Astrid Scholte e  Enraizados de Naomi Novik, assim como uma fascinante coletânea do mestre da ficção científica; Eu, Robô de Isaac Asimov, e o clássico do mistério, O Cão dos Baskerville de Sir Arthur Conan Doyle. Sendo que em 2024 finalizei a leitura de todas as aventuras de um dos meus detetives preferidos, Sherlock Holmes. Também passei a ouvir mais audiobooks, e até assinei o Audible US, o Audiobooks.com e o Everand por um período de teste.

Com relação ao blog, apesar do meu notebook ter parado de funcionar no primeiro dia do ano e eu só ter conseguido comprar um novo em março, e depois ter ficado sem internet durante meses, consegui recuperar o tempo perdido e postar 50 matérias em 2024, tendo faltado apenas duas para concluir a minha meta. Curiosamente, uma das minhas matérias mais populares foram sobre o Projeto Zero TBR e o r/Fantasy. Mais uma vez, as redes sociais acabaram não sendo uma prioridade para mim, embora tenha me inscrito no Bluesky quando o X-Twitter foi proibido no país, e não tenha deixado de divulgar os posts, ou passado horas assistindo vídeos no Youtube. 

Um Novo Capítulo

Ano Novo! Vida Nova! Hora de abrir um novo capítulo, mas mantendo o mesmo desejo, paz e saúde! Depois de refletir cheguei a conclusão de que o primeiro passo para atingir esse objetivo é diminuir um pouco o ritmo, e aceitar as minhas limitações. O que não será uma tarefa fácil, por esta razão decidi criar algumas metas para me ajudar.


Assim, em 2025 vou estabelecer a minha meta de leitura para 60 livros no Goodreads e no The StoryGraph. Além disso também pretendo dar andamento a algumas séries lendo pelo menos o segundo volume, não irei comprar muito livros e eBooks, a não ser que sejam sequências de séries e mangás que estou lendo, e continuarei focando nos livros e mangás que tenho na minha estante e no meu Kindle, seguindo adiante com o “Projeto Zero TBR”.

Não pretendo deixar de participar das minhas maratonas de leitura preferidas, como a nona edição do Beat The Backlist idealizado por Austine Decker, a quinta edição do Buzzword Reading Challenge criado pela Kayla do canal Books and Lala no youtube, e o Read What You Own Challenge do canal CriminOlly. Também pretendo participar pela primeira vez do Read Your Bookshelf do canal Chantel Reads All Day e do Desafio Literário das Palavras-Chaves do canal Geek Freak, e talvez também participe de algumas maratonas mensais, com a Middle Grade March, a March Mystery Madness, a May The Force Read With You, a Shorty September, e a Picture This!

Respire, Reflita, Realize...

As minhas resoluções com relação ao blog e as redes sociais continuam as mesmas, a de organizar um calendário de conteúdo que me possibilite criar posts interessantes e de qualidade sobre temas que eu amo no meu tempo, e que facilite a divulgação nas redes sociais.

Para isso vou contar com a ferramenta de programar posts, assim não vou atrasar ou deixar de postar algo porque a internet não funcionou no dia. Como nas redes sociais, apenas o Facebook, o Instagram, o Pinterest, o Tumblr e o Linkedin possuem a ferramenta, estou pensando em usar a plataforma Buffer para programar posts no X-Twitter e no Bluesky. Também irei estabelecer a meta de 50 posts a serem publicados em 2025, e tentarei postar mais resenhas esse ano, com a ajuda do meu experimento de escrita, que pretendo dar continuidade.

Mas me conta, o que vocês acharam das minhas resoluções? Vocês têm alguma resolução para o ano novo? Vão participar de algum desafio de leitura interessante? Desejo-lhes uma boa sorte e muito sucesso!

Feliz Ano Novo e Boas Leituras! 🍴

0 Comments:

Postar um comentário