Projeto Zero TBR

Assim como muitos leitores ao redor do mundo, eu também já sonhei em construir uma grande biblioteca em casa, igual àquela vista em A Bela e a Fera. Mas duas coisas sempre me impediram de fazer isso, uma delas é o espaço pequeno demais para guardar todos os livros que já li e que quero ler um dia, e o segundo é o tempo, pois mesmo que vivesse uns 200 anos nunca seria capaz de ler todos os livros que estão na minha infinita lista de leitura. 


Não me interpretem mal, não há nada de errado em ter uma grande coleção de livros e inúmeras opções de leitura em casa, especialmente, se tiver espaço suficiente e conseguir lidar com isso de maneira saudável. O que, infelizmente, não é o meu caso. Razão pela qual cheguei à conclusão de que preciso ser mais consciente sobre a biblioteca que estou construindo para que eu possa me sentir feliz cercada por uma pequena quantidade de livros, que eu amo e que eu realmente quero ler, ao invés de me sentir sobrecarregada, estressada e ansiosa com uma enorme pilha de livros não lidos, que não tenho onde colocar.

“Imagine como seria ter prateleiras contendo apenas livros que você adora. Para quem ama livros, o que poderia trazer mais felicidade?” – Marie Kondo (A Mágica da Arrumação)

Com essa ideia em mente decidi criar o projeto “Zero TBR” para me ajudar a focar nos livros e ebooks que já tenho nas minhas estantes física e digital, ao invés de me deixar levar pelo mais novo lançamento, ou por aquele livro sobre o qual todos estão falando. Não é nenhum conceito novo, muitos leitores já realizaram projetos semelhantes, mas até o momento nunca tinha me ocorrido fazer o mesmo. Como leio em média 100 livros no ano, eu espero ter sucesso nesse projeto, mas caso isso não aconteça, eu me sentiria satisfeita, e bem mais confortável comprando novos livros, se tivesse apenas 50 não lidos na minha estante. Pelo menos assim, eu teria um certo equilíbrio entre os livros lidos e não lidos.

Reconheço que essa não será uma tarefa fácil, especialmente, se levar em consideração a quantidade de séries incompletas que tenho na minha estante, sem falar nos meus mangás e projetos de leitura em andamento. O que, provavelmente, vai me levar a adquirir mais livros. Além disso, para não acabar numa ressaca literária, vou me permitir, uma vez ou outra, ler alguns livros fora da minha TBR, que está um pouco limitada em questão de gêneros. Mas ao invés de comprá-los pretendo recorrer primeiro a biblioteca pública, o Kindle Prime Reading, o Kindle Unlimited, o Storytel ou outras plataformas de ebooks e audiobooks.

O Início de uma Jornada

No segundo semestre de 2022, tentei levar a diante esse projeto pela primeira vez, quando me dei conta que tinha perdido o controle da minha TBR. Mas como não tinha um plano ou objetivos definidos, o resultado foi um belo desastre, pois li apenas 17 livros e 22 ebooks, em compensação adicionei mais 12 títulos a minha estante física e 20 títulos a minha estante digital.

Fotografia: @Iuçara Soares

Já em 2023 decidi me planejar melhor, sendo que um dos meus primeiros passos foi contar os meus livros não lidos e colocar todos em um único lugar, numa estante pequena organizados por gênero. Assim posso ver, a qualquer momento, todos os livros que estão na minha lista de leitura. Além disso, cataloguei todos os meus livros e ebooks no aplicativo Bookshelf e no Notion, com a data de compra e de leitura, e os separei em duas colunas, Lidos e Não Lidos.

Confesso que fiquei chocada ao descobrir que eu tinha um total de 329 títulos na minha TBR, 198 na física e 131 na digital, e o pior foi constatar que tenho um número ainda maior de livros não lidos do que lidos na minha coleção. No entanto, só o fato de organizar e anotar os meus livros já me proporcionou um pouco de alivio ao estresse e um senso maior de controle. 

“A ansiedade por não poder ler todos os livros é a ansiedade pelo tempo. Sobre escolhas, expectativas de vida e de como passamos nossos dias; sobre histórias que nos carregam e histórias que nos deixam com raiva e histórias que parecem ter sido feitas para entrar em nossas mentes, histórias inteligentes, sábias e cheias de sentimentos que às vezes podem ser difíceis de encontrar nos dias de hoje.” – Tor.com (The Anxiety of the TBR Shelf

Quando dei início a esse projeto realmente me sentia sobrecarregada com a quantidade de livros não lidos. Mas agora me dou conta de que minhas estantes estão cheias de histórias que estou realmente interessada em ler. Não por causa de uma competição ou desafio, mas porque eu simplesmente amo histórias e genuinamente quero ler todas elas. No entanto, eu estou consciente de que se continuar adicionando novos livros a minha estante, os mais antigos continuarão sendo postos de lado, acumulando poeira em um canto. Por isso, decidi me comprometer com uma Book Buying Ban, em tradução livre, uma proibição de compra de livros, mas com algumas exceções. 

Book Buying Ban

Mesmo já tendo 329 títulos na fila para serem lidos, não pretendo ser muito rígida quanto à proibição de compra, permitindo algumas exceções, como livros que já li e gostei, mas ainda não tenho a edição física, ou novos volumes de mangás, que tendem a sair de estoque bem rápido, e sequências de séries que estou lendo no momento, pois se deixar passar muito tempo entre um volume e outro acabo me esquecendo dos detalhes da história.

Não vou mentir, resistir à tentação é bem difícil, mas estou dando o meu melhor para manter o autocontrole. O que tem ajudado bastante é adicionar os livros que quero no Goodreads, no Skoob e na minha lista de desejos na Amazon, ou escrever um post sobre os lançamentos mais desejados do mês no blog. Isso também tem servido como um lembrete de que tenho todo o tempo do mundo para comprar o que quero, afinal não importa quão boa seja a oferta, sempre haverá outra no futuro. 

Honestamente, eu não sei quanto tempo esse projeto vai durar, talvez três ou quatro anos, se a disposição permitir, ou talvez menos. O importante é que estou animada para mergulhar nas histórias que tenho e determinada a encontrar novos lares para aquelas que não me agradarem tanto assim, e não me sentir culpada por isso. Dá para ver que essa vai ser uma longa jornada, que de agora em diante irá fazer parte da minha vida como leitora. Uma das razões pelas quais decidi registrar aqui o meu progresso em uma série de posts, na coluna Bookish, pois uma das coisas que eu mais adoro, além de ler, é poder organizar meus pensamentos escrevendo nesse espaço.

Mas me conta, o que você achou desse meu pequeno projeto? Nada ambicioso, hein?! ;) Você já participou de algum projeto desse tipo? Ou de uma book buying ban? Adoraria ouvir o que você pensa sobre isso, nos comentários.

0 Comments:

Postar um comentário