A Locus Science Fiction Foundation anunciou, em 22 de junho de 2024, durante o evento Locus Awards Weekend em Oakland, Califórnia, os vencedores da 53ª edição do Prêmio Locus.
Concedido anualmente, desde de 1971, o Prêmio Locus tinha originalmente como foco a ficção científica, mas a partir de 1978 passou a abranger a categoria fantasia, e hoje o prêmio presta homenagens aos melhores dos melhores em diversas categorias, como terror, ficção especulativa, literatura jovem adulta, contos de ficção, coleções, antologias, e muito mais.
Sendo que o grande vencedor deste ano na categoria de melhor Ficção Científica foi “System Collapse” de Martha Wells, o sétimo volume da série “The Murderbot Diaries”, que começou a ser lançada este ano no país pela editora Aleph, com o livro “Alerta Vermelho” também vencedor do Locus de 2018 na categoria de melhor Novella.
A corporação Barish-Estranza enviou naves de resgate para um planeta recém-colonizado em perigo, bem como SecUnits adicionais. Mas se existe uma corporação ética por aí, o Murderbot ainda não a encontrou, e se Barish-Estranza não pode ficar com o planeta, eles com certeza não partirão sem alguma coisa. Se esse algo for uma colônia inteira de humanos, bem, uma força de trabalho livre é um prêmio decente para o segundo colocado.
No entanto, há algo errado com o Murderbot, ele parece não estar funcionando dentro dos parâmetros operacionais normais. A tripulação da ART e os humanos da Preservação estão fazendo tudo o que podem para proteger os colonos, portanto Murderbot precisa descobrir o que há de errado com ele, e rápido.
Surpreendentemente, Martha Wells também venceu na categoria de melhor Fantasia com o livro “Witch King”, primeiro volume da série “The Rising World”, na qual um demônio é acordado por um mago inferior de um sono profundo em seu confinamento em uma elaborada armadilha de água. Agora, em busca de respostas ele precisará reunir seus aliados e usar toda a sua magia para desespero de seus inimigos.
Já na categoria de melhor Horror o vencedor foi “A House with Good Bones”, uma assombroso história gótica que explora as raízes sombrias e retorcidas que se escondem logo abaixo do verniz de um lar e família perfeitos, escrita pela premiada autora T. Kingfisher, que também levou o prêmio de melhor Novella com “Thornhedge”. Uma história de apenas 116 páginas sobre uma heroína em forma de sapo, um cavaleiro gentil e uma missão que deu completamente errado.
Quanto aos demais vencedores, “Promises Stronger Than Darkness” de Charlie Jane Anders levou o prêmio na categoria de melhor livro Jovem Adulto, enquanto que “The Saint of Bright Doors” de Vajra Chandrasekera foi premiado como melhor Livro de Estréia do ano. Já “The Rainbow Bank” de Uchechukwu Nwaka venceu na categoria de melhor Novelette, “How to Raise a Kraken in Your Bathtub” de P. Djèlí Clark na categoria de melhor História Curta, “Out There Screaming” de Jordan Peele & John Joseph Adams na categoria de melhor Antologia, e “Gata Branca, Cão Preto” (White Cat, Black Dog) de Kelly Link na categoria de melhor Coleção.
No país foram publicados inúmeros livros, contos e antologias vencedores de diversas categorias do Prêmio Locus. Entre eles os clássicos da ficção científica Os Próprios Deuses de Isaac Asimov, Encontro com Rama de Arthur C. Clarke, Os Despossuídos de Ursula K. Le Guin, Guerra Sem Fim de Joe Haldeman, O Orador dos Mortos de Orson Scott Card, O Livro do Juízo Final de Connie Willis, Hyperion de Dan Simmons, e Foundation's Edge de Isaac Asimov. Assim como Boneshaker de Cherie Priest, Redshirts de John Scalzi e O Fim da Morte de Cixin Liu.
Já na categoria fantasia temos os livros Tehanu: O Nome da Estrela de Ursula K. Le Guin, Santuário dos Ventos de Lisa Tuttle e George R. R. Martin, O Silmarillion de J. R. R. Tolkien, As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban de J. K. Rowling, Enraizados de Naomi Novik, Todos os pássaros no Céu de Charlie Jane Anders, Babel de R. F. Kuang, O Céu de Pedra e Nós somos a Cidade de N. K. Jemisin. Assim como A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas e A Dança dos Dragões de George R. R. Martin. Sem falar em Deuses Americanos, O Oceano no fim do Caminho e Os Filhos de Anansi de Neil Gaiman.
Confira a lista completa de finalistas e vencedores do Prêmio Locus em seu site oficial.
0 Comments:
Postar um comentário