Prêmio Hugo 2024

Os vencedores deste ano de um dos mais prestigiados e controversos prêmios sci-fi, o Prêmio Hugo, foram anunciados, no dia 11 de agosto, durante a 82ª Convenção Mundial de Ficção Científica em Glasgow, Escócia. 


Criado em 1953 pela World Science Fiction Society (WSFS) como uma homenagem a Hugo Gernsback, o fundador da pioneira revista de ficção científica Amazing Stories, o Prêmio Hugo é entregue anualmente para os melhores trabalhos e realizações de fantasia ou ficção científica do ano anterior. Ano passado, quando o prêmio foi sediado na China, várias obras foram desqualificadas por motivos políticos. Este ano, 377 votos foram desqualificados quando se descobriu que faziam parte de uma campanha fraudulenta para favorecer um dos finalistas.

Sendo que o grande vencedor em 2024, na categoria melhor romance, foi “Some Desperate Glory” primeiro romance de Emily Tesh. Uma ópera espacial queer sobre os destroços da guerra, a família que você encontra e quem você deve se tornar quando todas as escolhas são tiradas de você.


Durante toda a sua vida, Kyr treinou para o dia em que poderá vingar o assassinato do planeta Terra. Criada nas entranhas da Estação Gaia ao lado do que sobrou da humanidade, ela se prepara para enfrentar a Sabedoria, a arma toda-poderosa e transformadora da realidade que deu aos Majoda sua vitória sobre a humanidade.

Kyr é uma das melhores guerreiras de sua geração, a espada de um planeta morto. Mas quando o Comando designa seu irmão para a morte certa e a relega ao berçário para gerar filhos até que ela morra tentando, Kyr sabe que deve tomar a vingança da humanidade em suas próprias mãos.

Ao lado do amigo brilhante, mas sedicioso e de um alienígena solitário e cativo, ela escapa de tudo que já conheceu para um universo muito mais complicado do que lhe foi ensinado e muito mais maravilhoso do que ela poderia ter imaginado.

Já nas demais categorias “Imperial Radch” de Ann Leckie venceu como melhor Série, “Thornhedge” de T. Kingfisher, também vencedor do Locus 2024, como melhor Novella e Naomi Kritzer ganhou nas categorias melhor Conto com “Better Living Through Algorithms” e melhor Novelette com “The Year Whithout Sunshine”.

Confira a lista completa de finalistas e vencedores do Prêmio Hugo em seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário