r/Fantasy Bingo 2024

O r/Fantasy Book Bingo é um desafio de leitura anual da comunidade do Reddit, criado com o objetivo de encorajar os leitores a sair de suas zonas de conforto, descobrir novas e incríveis leituras e motivar todos a continuar lendo ao longo do ano.

Image by @CoolWallpapers

O desafio de leitura tem início em 1º de abril de 2024 e termina em 31 de março de 2025. Para participar oficialmente do desafio e dos debates é preciso preencher uma ficha no site oficial. Mas, se como eu, você quiser participar mas sem se comprometer, basta apenas escolher entre o Modo Fácil e o Modo Difícil, completar os desafios propostos e seguir as regras.

“Sua missão de um ano é explorar novos e estranhos mundos, buscar novos autores e livros, indo corajosamente aonde poucos leitores foram antes. . . (ok, muitos de nós já passamos por aqui, apenas siga em frente!)”

As Regras

Você não pode usar o mesmo livro mais de uma vez ou repetir um autor. Apenas um livro pode ser relido, todos os outros devem ser lidos pela primeira vez, pois o objetivo do Bingo é explorar os livros que você nunca leu antes. Você pode substituir um desafio do cartão 2024 por um dos desafios de um cartão anterior, se desejar.

Você pode ler ou ouvir qualquer narrativa de ficção científica, fantasia ou terror, desde que seja do tamanho de um romance. Isso inclui coletaneas/antologias de contos, graphic novels, mangás, audiolivros, e muito mais. Você pode ler algumas histórias curtas para o Bingo, mas não exagere. Lembre-se: o bingo deve ser um desafio e ler apenas livros que você pode terminar em um dia não é um grande desafio.

Missão Aceita!

Ouvi falar sobre o r/Fantasy em 2023, e achei que seria uma excelente oportunidade para priorizar os meus inúmeros livros de fantasia e ficção científica que estão encalhados na estante a um bom tempo. Confesso que cheguei até a tentar participar do desafio, mas não obtive muito sucesso, em parte porque eu estava um pouco despreparada, e também porque muitos dos desafios propostos requeriam livros que eu não tinha nas minhas estantes física e digital, e eu não podia adquirir novos, devido ao meu projeto Zero TBR.

Já a edição deste ano parece mais interessante para mim, pois em grande parte dos desafios posso ler livros que já possuo, e no restante posso ler livros que estão disponíveis na biblioteca pública, no KindleUnlimited ou em audiobooks, assim não será preciso comprar novos títulos. Além disso, apesar de preferir escolher minhas leituras de acordo com o meu humor, acredito que não será muito difícil direcioná-la para cumprir os desafios, afinal são apenas 25 livros, e eu escolhi o modo fácil!

Assim, após analisar minhas estantes encontrei diversos títulos para cada um dos desafios, que adicionei na lista abaixo junto com vários outros livros que estou interessada em ler a algum tempo e que estão disponíveis para mim de forma gratuita. A ideia é manter um registro do meu progresso no desafio, portanto esse post será atualizado mensalmente até março de 2025. Quanto a minha TBR, não fique surpreso se ela mudar ao longo dos meses, isso faz parte de ser um leitor de humor.

Sem mais demora, vamos aos desafios!

1. Primeiro de uma Série: Leia o primeiro livro de uma série. MODO DIFÍCIL: A série tem mais de três livros.

Começamos com um desafio bem fácil, já que o que mais tem nos gêneros fantasia e ficção científica, e nas minhas estantes, são séries.

Minha escolha: O Último Policial de Ben H. Winters
Minhas opções: São vastas, por isso não vou citá-las aqui, porém muitos dos livros dessa lista se encaixam na categoria.

2. Título Aliterativo: Leia um livro onde várias palavras no título começam com a mesma letra. Por exemplo, “Legends and Lattes”, “A Storm of Swords”, “Children of Blood and Bone”. MODO DIFÍCIL: O título contém três palavras ou mais que começam com a mesma letra.

Nesse desafio posso usar tanto os títulos em português quanto o títulos em inglês.

Minha escolha: Antes que o Café Esfrie (Before the Coffee Gets Cold) de Toshikazu Kawaguchi
Minhas opções: As Mentiras de Locke Lamora de Scott Lynch / Filhos de Sangue e Osso (Children of Blood and Bone) de Tomi Adeyemi / A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil de Becky Chambers / O Aprendiz de Assassino de Robin Hobb/ As Dez Mil Portas (The Ten Thousand Doors of January) de Alix E. Harrow

3. Sob a Superfície: Leia um livro onde um cenário importante seja subterrâneo ou subaquático. MODO DIFÍCIL: Pelo menos metade do livro se passa no subsolo ou debaixo d'água.

Tenho poucas opções para esse desafio, mas todas bem interessantes.

Minha escolha:  A Bruxa do Mar de Sarah Henning
Minhas opções: Silo de Hugh Howey / Lagoon de Nnedi Okorafor / 20 Mil Léguas Submarinas de Jules Verne / O Hobbit de  J. R. R. Tolkien

4. Criminosos: Leia um livro em que o personagem principal é um criminoso. Pode ser um ladrão, assassino, alguém que comete fraude postal, etc. MODO DIFÍCIL: Apresenta um assalto.

Aconteceu de eu estar lendo em abril um livro perfeito para esse desafio, mas ainda assim inclui outras duas opções como recomendações.

Minha escolha: As Quatro Rainhas Mortas de Astrid Scholte
Minhas opções: Artemis de Andy Weir / As Mentiras de Locke Lamora de Scott Lynch

5. Sonhos: Leia um livro onde os personagens vivenciam sonhos, mágicos ou não. MODO DIFÍCIL: O sonho não é místico ou incomum, apenas um sonho normal ou pesadelo.

Esse é um pouco difícil, mas acredito que estes livros se qualificam para o desafio. Por favor, me avise nos comentários, se eu estiver enganada.

Minha escolha: Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
Minhas opções: Um Estranho Sonhador de Laini Taylor / O Problema dos Três Corpos de Cixin Liu / O Mistério da Estrela de Neil Gaiman / A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin / A Princesa Prometida de William Goldman / O Olho do Mundo de Robert Jordan

6. Animais Intitulados: Leia um livro que tenha um animal no título. O animal do título não precisa aparecer na história. Exemplos: The Raven Tower, Wolfsong, A Feast for Crows. MODO DIFÍCIL: O animal no título é uma criatura de fantasia ou ficção científica, ou seja, O Último Unicórnio, Leviathan Wakes ou The Kaiju Preservation Society.

Tenho poucos livros para esse desafio, mas todos os três estão na minha TBR a um bom tempo.

Minha escolha:  O Dragão de Sua Majestade de Naomi Novik
Minhas opções: O Urso e o Rouxinol de Katherine Arden / Leviatã Desperta de James S. A. Corey

7. Bardos: Leia um livro em que o protagonista principal seja um bardo, músico, poeta ou contador de histórias. MODO DIFÍCIL: O personagem é explicitamente chamado de bardo.

Esse é um dos desafios mais difíceis para mim, no qual encontrei poucas opções acessíveis na minha estante.

Minha escolha:  A Leitora de Traci Chee
Minhas opções: O Hobbit de J. R. R. Tolkien / The Singing Hills Cycle Series de Nghi Vo / A Última Contadora de Histórias de Donna Barba Higuera / Os Reis do Wyld de Nicholas Eames / O Soar da Cítara de Joan He

8. Prólogos e Epílogos: Leia um livro que tenha um prólogo ou um epílogo. MODO DIFÍCIL: O livro deve ter ambos.

Mais um desafio fácil, já que é bem comum encontrar prólogos e epílogos nos livros de fantasia e ficção científica.

Minha escolha: A Fúria e a Aurora de Renée Ahdieh
Minhas opções: O Trono de Diamante de David Eddings / Eragon de Christopher Paolini / Finnikin, o Guerreiro de Melina Marchetta / Seraphina de Rachel Hartman

9. Publicado de forma Independente ou por uma Editora Independente: Publicada automaticamente ou publicada por uma editora independente. MODO DIFÍCIL: Publicado por conta própria e com menos de 100 avaliações no Goodreads OU em uma editora independente que fez um AMA com r/Fantasy. 

Como estou limitada aos livros que já tenho ou quero ler a um bom tempo sou forçada a substituir esse desafio por um dos desafios do cartão de 2023, que falhei em cumprir, que é Sequências.

Minha escolha:  Um Herói para Wondla de Toni Diterlizzi
Minhas opções: A Roda da Eternidade de Mallory Reaves / Prodigy de Marie Lu / Sangue de Tinta de Cornelia Funke / O Deus do Fogo de Ryo Mizuno /  O Dia do Predador de Alex Scarrow

10. Romantasy: Leia um livro que tenha o romance como enredo principal. Isto deve ser de natureza especulativa, mas não precisa ser fantasia. MODO DIFÍCIL: O personagem principal é LGBTQIA+.

Outro desafio fácil, pois tenho inúmeros livros do sub-gênero nas minhas estantes.

Minha escolha:  Caraval de Stephanie Garber
Minhas opções: Neve e Cinzas de Sara Raasch / Inesquecível de Jessica Brody / Estilhaça-me de Tahereh Mafi / Sem Coração de Marissa Meyer / Cinder de Marissa Meyer / The Kiss of Deception  de Mary E. Pearson / Uma Sombra Ardente e Brilhante de Jessica Cluess

11. Dark Academia: Leia um livro que se encaixe na estética dark da academia. Isso inclui escolas e universidades, sociedades secretas e segredos obscuros. Não precisa ser fantasia, mas deve ser especulativo. MODO DIFÍCIL: A escola em si é totalmente mundana.

Como não estou muito familiarizada com o gênero, sou obrigada a confiar nas sugestões de alguns sites, embora não esteja 100% certa de sua precisão.

Minha escolha:  Vilão de V. E. Shwab 
Minhas opções: O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson / A Descoberta das Bruxas de Deborah Harkness / A Mulher de Branco de Wilkie Collins / O Circo da Noite de Erin Morgenstern / Os Mistérios de Udolpho de Ann Radcliffe / Prazeres Violentos de Chloe Gong

12. Multi-POV: Leia um livro com pelo menos três pontos de vista. MODO DIFÍCIL: Pelo menos cinco pontos de vista.

Para minha surpresa, eu tenho diversos livros do tipo na minhas estantes!

Minha escolha: A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil de Becky Chambers
Minhas opções: As Quatro Rainhas Mortas de Astrid Scholte / A Queda dos Reinos de Morgan Rhodes / A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin / Estação Onze de Emily St. John Mandel / Trono de Vidro de Sarah J. Maas / Prodigy de Marie Lu / The Kiss of Deception  de Mary E. Pearson / Graça & Fúria de Tracy Banghart

13. Publicado em 2024: Um livro publicado pela primeira vez em 2024 (sem reimpressões ou novas edições). São permitidas as primeiras traduções para o idioma de sua escolha. MODO DIFÍCIL: É também o primeiro romance publicado do autor.

Devido ao meu projeto Zero TBR, não posso adquirir novos livros, especialmente lançamentos. Mas posso adquirir novos volumes de mangás, cuja série já estou lendo, e também tenho acesso a audiobooks.

Minha escolha:  A Heroica Lenda de Arslan, Volume 17
Minhas opções: A Heroica Lenda de Arslan, Volume 18 / Kusuriya No Hitorigoto - Diários de uma Apotecária, Volume 01

14. Personagem com Deficiência: Leia um livro em que um personagem importante tenha uma deficiência física ou problemas de saúde mental. MODO DIFÍCIL: Um personagem principal tem uma deficiência física ou mental.

Para esse desafio optei por um livro que quero ler a muito tempo, aliás tenho a trilogia completa na minha estante.

Minha escolha:  Meio Rei de Joe Abercrombie
Minhas opções: Ninefox Gambit de Yoon Ha Lee / Flores para Algernon de Daniel Keyes / O Poder da Espada de Joe Abercrombie

15. Publicado na década de 1990: Leia um livro publicado na década de 1990. MODO DIFÍCIL: O autor, ou um dos autores, também publicou algo nos últimos cinco anos.

A maioria dos livros na minha estante são backlists, por tanto o que não me falta são opções.

Minha escolha:  O Misterio da Estrela de Neil Gaiman
Minhas opções: Jurassic Park de Michael Crichton / O Olho do Mundo de Robert Jordan / A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin / Harry Potter de J. K. Rowling / O Aprendiz de Assassino de Robin Hobb / A Filha do Império de Raymond E. Feist & Janny Wurts

16. Orcs, Trolls e Goblins – Nossa!: Leia um livro com orcs, trolls ou goblins. MODO DIFÍCIL: Como personagem principal.

Outro desafio difícil, pois não tenho muitos livros não lidos com esse tipo de personagens. Nesse caso terei que recorrer ao KindleUnlimited ou aos Audiobooks.

Minha escolha: Ogre Enchanted de Gail Carson Levine 
Minhas opções: O Aprendiz de Taran Matharu / Nightbooks de J. A. White /

17. Space Opera: Leia um livro de ficção científica que apresente um grande elenco de personagens e tenha foco na dinâmica social que pode ser de natureza política ou pessoal. Situado principalmente no espaço ou em naves espaciais. MODO DIFÍCIL: Escrito por um autor com identidade de gênero marginalizada (por exemplo, mulheres, pessoas trans, pessoas não binárias).

Tenho diversos livros do gênero nas minhas estantes, incluindo alguns da série Star Wars.

Minha escolha: Star Wars: Luz dos Jedi de Charles Soule
Minhas opções: 2001: Uma Odisseia no Espaço de Arthur C. Clarke / A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil de Becky Chambers / Artemis de Andy Weir / Justiça Ancilar de Ann Leckie / Leviatã Desperta de James S. A. Corey / Guerra do Velho de John Scalzi / Poeira Lunar de Arthur C. Clarke / Fluency de Jennifer Foehner Well /  Ninefox Gambit de Yoon Ha Lee

18. Autor de Cor: Leia um livro de um autor de cor. MODO DIFÍCIL: Deve ser um romance de estreia publicado nos últimos cinco anos.

Para esse desafio tenho dois livros da mesma autora, que estou a um bom tempo querendo ler.

Minha escolha: Bruxa Akata de Nnedi Okorafor
Minhas opções: Lagoon de Nnedi Okorafor / Filhos de Sangue e Osso de Tomi Adeyemi

19. Sobrevivência: Leia um livro em que o objetivo principal dos personagens e da história se concentre na sobrevivência. Sobrevivendo a um apocalipse, sobrevivendo a uma guerra, sobrevivendo ao ensino médio, etc. MODO DIFÍCIL: Sem supervírus ou pandemias.

Distopias e aventuras parecem perfeitos para esse desafio!

Minha escolha: O Dia do Predador de Alex Scarrow
Minhas opções: Divergente de Veronica Roth / Eragon de Christopher Paolini / Prodigy de Marie Lu / Mundo em Caos de Patrick Ness / Jogos Vorazes de Suzanne Collins

20. Julgue um livro pela Capa: escolha porque gosta da capa. MODO DIFÍCIL: Escolha o livro com base apenas nas informações disponíveis na capa. Não leia a sinopse!

Aqui coloquei apenas os livros com as capas mais lindas da minha estante física.

Minha escolha: A Princesa Prometida de William Goldman 
Minhas opções: A Leitora de Traci Chee /  O Trono de Diamante de David Eddings / Mundo em Caos de Patrick Ness / A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil de Becky Chambers /  Jurassic Park de Michael Crichton /  Harry Potter de J. K. Rowling / Norte e Sul de Elizabeth Gaskell

21. Situado em uma Cidade Pequena: O cenário principal é uma cidade pequena. MODO DIFÍCIL: A cidade pode ser real ou fictícia, mas o cenário mais amplo deve ser o mundo real e não um mundo fictício.

Como gosto de mergulhar nas minhas leituras às cegas, sem saber muito sobre a história, sou obrigada, mais uma vez, a confiar nas sugestões de alguns sites, embora não esteja 100% certa de sua precisão.

Minha escolha: Enraizados de Naomi Novik
Minhas opções: Hex de Thomas Olde Heuvelt / O Urso e o Rouxinol de Katherine Arden / 

22. Cinco contos SFF: Quaisquer cinco contos ou novelas. MODO DIFÍCIL: Leia uma antologia ou coleção especulativa inteira.

A maioria dos minhas coletâneas de contos já foram lidas, com exceção de uma.

Minha escolha: Eu, Robô de Isaac Asimov
Minhas opções:

23. Criaturas Eldritch: Leia um livro apresentando um ser que é desconhecido, sobrenatural e estranho. Pode ser um deus ou monstro de outro plano ou reino e que, geralmente, está além da compreensão mortal. MODO DIFÍCIL : O livro não está relacionado aos mitos de Cthulhu.

Esse desafio é mais difícil do que parece, pois não posso usar criaturas como dragões, lobisomens, vampiros, fantasmas, e outros comuns nas histórias de fantasia.

Minha escolha: Aniquilação de Jeff Vandermeer 
Minhas opções: Leviatã Desperta de James S. A. Corey / 20 Mil Léguas Submarinas de Jules Verne

24. Materiais de Referência: Leia um livro que contenha material adicional, como mapa, notas de rodapé, glossário, guia de tradução, dramatis personae, etc. MODO DIFÍCIL: O livro contém pelo menos dois tipos de materiais adicionais.

Outro desafio fácil, já que a maioria dos livros de fantasia contém materiais adicionais, como mapas.

Minha escolha: Rastro de Sangue: Jack o Estripador de Kerri Maniscalco
Minhas opções: O Olho do Mundo de Robert Jordan / Caraval de Stephanie Garber / O Hobbit de J. R. R. Tolkien / Eragon de Christopher Paolini / Nevernight de Jay Kristoff

25. Clube do Livro ou Livro Readalong: Qualquer clube do livro r/Fantasy passado ou ativo conta, bem como leituras passadas ou ativas do r/Fantasy. MODO DIFÍCIL: Deve ler uma seleção.

Para esse desafio o r/Fantasy disponibilizou uma lista de todos os livros no Goodreads, o que me ajudou muito.

Minha escolha: O Hobbit de J. R. R. Tolkien
Minhas opções: Bruxa Akata de Nnedi Okorafor/ Ninefox Gambit de Yoon Ha Lee / As Dez Mil Portas de Alix E. Harrow / As 7 Mortes de Evelyn Hardcastle / O Olho do Mundo de Robert Jordan / Crianças de Sangue e Osso de de Tomi Adeyemi / A Princesa Prometida de William Goldman / Duna de Frank Herbert / A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hóstil de Becky Chambers / O Urso e o Rouxinol de Katherine Arden / As Mentiras de Locke Lamora de Scott Lynch / Enraizados de Naomi Novik / Prince of Thorns de Mark Lawrence / O Aprendiz de Assassino de Robin Hobb/ A Canção do Sangue de Anthony Ryan

Mas, e você, vai participar do r/Fanstasy 2024 ou outro desafio anual de leitura? Fique a vontade para me enviar sugestões de leituras nos comentários!

0 Comments:

Postar um comentário