Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2016

Comemorando 30 anos como um dos mais importantes eventos literários, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2016 tem a América Latina como convidada de honra.


“2016 representará a oportunidade de sediar a grande cultura da América Latina. Convocaremos o talento literário e artístico, para fazer da FIL uma verdadeira celebração: uma festa transbordando á identidade latino-americana”, diz Raul Padilla López, presidente da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, em comunicado no site oficial do evento.

A Feira do Livro, que acontece até o dia 4 de dezembro nos 34 mil metros quadrados da Expo Guadalajara, no México, conta com a participação de 2.000 editorias, além de mais de 650 autores de cerca de 40 países, que irão lançar 400 mil títulos, e participar de debates e bate-papos sobre os mais diversos assuntos, como a literatura, a poesia, o jornalismo, a ciência, as artes, a ilustração, a política, o diálogo internacional, a sociedade contemporânea, e muito mais.

Convidados

Entre os autores convidados desta edição estarão à britânica Sally Green, autora da saga “Half Bad”, e os americanos George R. R. Martin, criador da saga bestseller “As Crônicas de Gelo e Fogo”, James Dashner, que irá lançar seu novo livro “Código C.R.U.E.L.” no evento, Tonya Hurley, autora da série “Ghostgirl”, e o autor e roteirista John Irving. Assim como o autor romeno Norman Manea, que foi premiado neste sábado com o “Prêmio FIL de Literatura en Lenguas Romances”, e o escritor, jornalista e ensaísta peruano, Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2010, que comemora seus 80 anos com uma homenagem especial no evento.

Também estão confirmados na FIL Guadalajara os autores internacionais John Katzenbach (Estados Unidos), Fernando del Paso (México), Leonardo Padura (Cuba), Thomas Brussig (Alemanha), Roberto Calasso (Itália), Marie-Renée Lavoie (Quebec), Carl Frode Tiller (Noruega), Laurent Binet (França), Riikka Pulkkinen (Finlândia), Erica Esmoris (Galícia), Dusan Sarotar (Eslovênia), Patricio Pron (Argentina), Elvira Hernández (Chile), Claudia Rueda (Colômbia), Care Santos (Espanha), Zeruya Shalev (Israel), Horacio Castellanos Moya (Honduras), Karina Pacheco (Peru), Arnon Grunberg (Holanda), Liliana Colanzi (Bolívia), Gilbert Achcar (Líbano), e vários outros.

A literatura brasileira também marca presença na Feira do Livro, com o estande de 90m² “Destinação Brasil”, que em sua quinta edição conta com a participação de 18 editoras de diferentes segmentos e 16 autores e personalidades ligadas ao cenário literário brasileiro, entre eles Nélida Piñón, Marina Colasanti, Luiz Ruffato, Affonso Romano de Sant’Anna, Marçal Aquino, Lucrecia Zappi, Paulo Scott, Beatriz Bracher, Antônio Xerxenesky, Afonso Borges, e outros.

O evento

Criada em 1987, e organizada pela Universidade de Guadalajara, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo, o que a distingue de outras grandes feiras que acontecem no mundo.

Assim, nos dias 26 de novembro a 04 de dezembro, das 9h às 21h, milhares de leitores do mundo todo podem desfrutar de encontros com seus autores preferidos, além de conhecer os novos lançamentos e participar de mais de três mil atividades. Sendo que nos dias destinados aos profissionais, o evento será aberto ao público apenas das 17h às 21h.

Já nos dias 28 a 30 de novembro, das 09h às 17h, a FIL Guadalajara recebe mais de 20 mil profissionais do mercado editorial internacional, como ilustradores, escritores, editores, tradutores, agentes literários, distribuidores, bibliotecários, entre outros, que se reúnem para fazer negócios e participar de oficinas e seminários.

Programação

Portanto, durante nove dias, o evento contará com uma programação cultural variada e dinâmica, que promete agradar a todos os públicos, com direito a palestras, mesas de debates, lançamentos de livros, oficinas, exposições, saraus de poesia, sessões de autógrafos, exibição de filmes, apresentações artísticas, shows, e muito mais.

Tudo isso nos já consolidados espaços “Latinoamérica Viva” e “Salón de la Poesía”, no Encontro Internacional de Contistas, no “Festival de las Letras Europeas”, no Encontro de Dramaturgias da América Latina, e no “Encuentro Internacional de Periodistas”. Assim como na segunda edição do “Salón Literario”, na terceira edição da “Área de Libro Electrónico”, e na terceira edição da “La FIL también es Ciencia”, que conta com a presença de reconhecidos cientistas e divulgadores da ciência.

Há também a tradicional “FIL Niños”, um espaço de 4 mil metros quadrados especialmente dedicado ao público infantil, que nesta edição celebra a curiosidade, o espanto e a perplexidade, conceitos típicos da infância, convidando as crianças a explorar e questionar tudo a sua volta. O espaço também conta com 17 oficinas, inúmeras apresentações artísticas e shows, assim como salas de leitura, encontros com autores e ilustradores da literatura infantil, e muito mais.

Tem ainda a “FIL Joven”, um espaço projetado para que as novas gerações possam se aproximar dos seus autores preferidos, e o segundo “Encuentro Nacional de Booktubers”. Além do “Festival Latinoamericano de las Artes FIL 30”, e da realização da iniciativa “Impacto 0”, em parceira com a Infinitum, que através de diversas ações busca reduzir o impacto ambiental que produz o evento e assim preservar o meio ambiente. Sendo que, o evento também irá realizar uma homenagem especial aos 40 anos do jornal “El País”, ao centenário da escritora, poeta, jornalista e dramaturga mexicana Elena Garro, e ao renomado autor mexicano Ignacio Padilla, que faleceu em agosto deste ano.

Confira a programação completa no site oficial da FIL Guadalajara.

0 Comments:

Postar um comentário