Primavera Literária do Rio de Janeiro 2016

Já começou a tradicional Primavera Literária do Rio de Janeiro, um dos maiores eventos de editoras independentes do país, que tem como objetivo promover a bibliodiversidade e a difusão da cultura literária nacional.


Em sua 16ª edição, o evento deste ano propõe uma reflexão sobre a pluralidade cultural aplicada ao livro, colocando em evidência o direito do leitor à diversidade no universo do livro, além de reafirmar o compromisso assumido com os leitores em sua primeira edição, de tratar o livro como um bem cultural e não apenas um objeto comercial.

A Primavera dos Livros do Rio de Janeiro, agora renomeada como Primavera Literária, acontece até o dia 20 de novembro, das 10h às 21h, nos jardins do Museu da República, na rua do Catete, nº 153, em frente à estação do Metrô. A entrada e a participação nos eventos são gratuitas.

Primavera de atrações

Celebrando a bibliodiversidade, o evento conta com atrações para agradar a todos os públicos, como palestras, oficinas, apresentações artísticas, saraus, música, lançamentos de livros e de novos autores, além de sessões de autógrafos, encontros, debates e bate-papos com inúmeros convidados nacionais e internacionais, que se reúnem para discutir temas atuais, como à política, a intolerância, o mercado editorial, o livro digital, a história, a literatura infanto-juvenil, os blogs especializados em literatura, o preço fixo do livro, e muito mais. 

Entre os convidados estão o escritor e roteirista francês Jean-Paul Delfino, autor da série consagrada “Suite Brésilienne” sobre a história do Brasil. Além do autor e produtor de reportagens da TV Globo Rafael Freitas da Silva, a premiada tradutora e poeta Celina Portocarrero, a educadora e contadora de histórias Silvia Castro, e a curadora do Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, Caroline Vieira Lara.

Assim como a professora, autora e crítica literária francesa Joelle Turin, os jornalistas e escritores Léo Feijó e Simone Magno, o ilustrador Cisko Diz, o booktuber Raffa Fustagno, a poeta Thereza Roque da Motta, as tradutoras Maysa Blay e Tati Carvalho e os autores Clovis Levi, Comba Marques Porto, Luiz Guilherme Barbosa, Juliano Carrupt do Nascimento, Denize Barcellos, Karina Dias, Daliza Ribeiro, e muitos outros.

Sendo que, o evento também conta com a participação de mais de 80 editoras independentes, que oferecem uma grande variedade de títulos para os inúmeros leitores. Como as vendas serão realizadas diretamente pelas editoras, os visitantes contam com descontos especiais de até 20% em relação aos preços praticados nas livrarias.

Outras atrações

Com uma programação mais dinâmica e jovial, a Primavera Literária conta com inúmeros eventos e atividades, como o “Encontro do Professor”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e que nesta edição conta com o apoio do Institut Français. O encontro, exclusivo para professores, promove mesas de debates sobre o livro e a leitura no sentido de contribuir com a formação continuada dos docentes.

Há ainda, nesse sábado, o X Festival de Poesia da Primavera Literária, realizado desde 2007, no qual novos poetas se apresentam para ler seus poemas. Já no domingo tem o concerto do “Coral Encanta Santa”, presidido pelo Maestro José Ruas, que apresentará um repertório leve, de músicas bem conhecidas pelo público. Sem falar, no troca-troca de livros da Secretaria Municipal de Cultura, realizado no Museu do Palácio do Catete, que é aberto à visitação.

O evento também conta com o “Espaço Leiturinha”, destinado exclusivamente ao público infantil, com direito a contações de histórias, brincadeiras, e muito mais. Além de uma praça de alimentação de bikefoods, um bicicletário, e diversos espaços ao longo dos jardins do Museu da República, onde os visitantes podem ler confortavelmente.

A Primavera Literária é uma realização da Liga Brasileira de Editoras (Libre), com o patrocínio do BNDES e o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, do Museu da República e do Metrô Rio. O evento ocorre nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e em 2015 a primavera também chegou às cidades de Belo Horizonte e Salvador. 

Saiba mais no site oficial da LIBRE.

0 Comments:

Postar um comentário