Feira Internacional do Livro Infantil de Xangai 2016

sábado, novembro 19, 2016 Iuçara Soares 0 Comentários


A cidade de Xangai, na China, se torna palco esta semana de um dos maiores eventos da literatura infanto-juvenil da Ásia, a 4ª edição da Feira Internacional do Livro Infantil de Xangai.


Com o tema “Embrace the World. Embrace the Future”, o evento, que ocorre até o dia 20 de novembro na Shanghai World Expo Exhibition Center, conta com a participação de inúmeros convidados nacionais e internacionais, além de mais de 300 expositores de 30 países, e cerca de 60 mil títulos dos mais diversos gêneros e idiomas.

Programação

Um dos principais destaques da programação do maior evento dedicado ao livro infantil da Ásia é o programa de Conferências, que ocorre simultaneamente a Feira, e é exclusivo aos profissionais do mercado editorial. O programa oferece aos visitantes a oportunidade de assistir dezenas de sessões com palestrantes nacionais e internacionais.

Já uma das novidades desta edição é a Digital Discovery Zone (D2Z), um espaço no qual são exibidas as inovações tecnológicas nas áreas de leitura digital, realidade virtual, apps e educação on-line. Há também o festival de autores e o festival das crianças. Além das premiações do Golden Pinwheel Young Illustrators Competition e do Chen Bochui Awards, o mais prestigiado e antigo prêmio de literatura infantil do país, uma homenagem ao autor Chen Bochui, considerado o pai da literatura infantil moderna na China.

Entre os convidados com presença confirmada no evento estão às autoras e ilustradoras Hanne Bartholin (Dinamarca) e Eva Lindström (Suécia), assim como o autor e poeta Håkon Øvreås (Noruega), o quadrinista e autor Yvan Pommaux (França), o escritor Philip C. Stead (EUA) e a ilustradora Erin E. Stead (EUA). Além do premiado autor e produtor de cinema Jeff Norton (Canadá), da escritora Adelia Carvalho (Portugal), do premiado editor e autor Marc Aronson (EUA), do professor e ilustrador Piet Grobler (África do Sul), e dos ilustradores Will Grill (UK), Wan Wan (China) e Xiong Liang (China), e muitos outros.

O Brasil em Xangai

Com o tema “Imagens e Palavras sem Fronteiras”, o primeiro Festival Internacional de Literatura Infantil Brasileira na China, tem como objetivo aproximar dos países orientais a produção literária brasileira para crianças e jovens, além de mostrar a diversidade e a qualidade dos artistas brasileiros, que ao longo de décadas se dedicam ao universo simbólico da palavra e da imagem. 

Organizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pelo Centro de Leitura Quindim, liderado por Volnei Canônica, o festival reúne uma delegação composta por alguns dos mais renomados ilustradores e autores da literatura infantil brasileira, entre eles a premiada autora e poeta Marina Colasanti, o escritor, ilustrador e vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen 2014, Roger Mello, e os premiados ilustradores Marcelo Pimentel, Graça Lima e Mariana Massarani.

O festival, que também é realizado nas escolas de toda a Xangai, conta com inúmeras atrações como palestras, oficinas, e a primeira edição do Seminário Internacional de Literatura Brasileira para Crianças e Jovens, no qual seis autores brasileiros participam de mesas de debates e bate-papos com especialistas internacionais da literatura infantil, entre eles Zhang Mingzhou (IBBY Vice-Presidente, China), Fátima Sharafeddine (Escritora, Líbano) e Junko Yokota (ex-presidente do Prêmio Caldecott e USBBY, EUA).

A Shanghai International Children’s Book Fair (CCBF) é um evento dedicado à edição, impressão e distribuição de conteúdo para crianças e jovens de 0 a 16 anos, incluindo livros, revistas, material audiovisual, produtos educacionais e recreativos, como histórias em quadrinhos, desenhos animados, animações, música, filmes e jogos. Sendo que a CCBF 2016 conta com o total suporte da Shanghai Press & Administration, e é aprovada pela China State General Administration of Press, Publication, Radio, Film and Television.

Confira a programação completa do evento no seu site oficial.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!