O Fim do Homem Soviético já nas livrarias

A Companhia das Letras lança, oficialmente, nas livrarias de todo país mais um livro da autora e jornalista bielorrussa, Nobel de Literatura 2015, Svetlana Aleksiévitch.


Com ilustração de capa de Daniel Trench e tradução de Lucas Simone, “O Fim do Homem Soviético” (Second-Hand Time), publicado originalmente em 15 de agosto de 2013, conta com 600 páginas, nas quais narra a história sobre a desintegração da União Soviética e o surgimento de uma nova Rússia.

A história

O povo russo assistiu com espanto à queda do Império Soviético. A política de abertura do governo Gorbatchóv impôs uma mudança drástica da estrutura social, do cotidiano e, sobretudo, da direção ideológica da população.

Russos de todas as idades se movem entre a possibilidade de uma vida diferente e a derrocada da sociedade que conhecem. Em cada personagem está um pouco da história russa — a mãe cuja filha morreu em um atentado; a antiga funcionária do Partido Comunista que coleciona carteiras abandonadas de ex-filiados; o velho militante que passou dez anos em um campo de trabalhos forçados.


Bestseller do New York Times, o mais novo livro de Aleksiévitch mostra, por meio de entrevistas, abrangendo os anos de 1991 a 2012, um vislumbre da Rússia contemporânea e de seus cidadãos, que ainda carregam as memórias de opressão, terror, fome, massacres, mas também de orgulho do seu país, da esperança de um futuro melhor, e da crença de que todos estavam trabalhando e lutando juntos para criar uma utopia. 

Saiba mais sobre a obra no site oficial da Companhia das Letras.

0 Comments:

Postar um comentário