Salão do Livro Vale do Aço 2016

Tem inicio hoje a 10ª edição do Salão do Livro Vale do Aço, que acontece até o dia 22 de maio no Centro Cultural Usiminas, no Shopping Vale do Aço, e na Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, no centro de Ipatinga.


Assim, durante cinco dias, o evento contará como uma programação diversificada, dinâmica e gratuita, com direito a exposições, apresentações teatrais, atrações musicais, contação de histórias, oficinas, cinema, saraus de poesia e piqueniques literários. Sem falar na tradicional Feira do Livro, que contará com mais de 250 editoras reunidas em 14 estandes, na Galeria Hideo Kobayashi, onde irão exibir cerca de seis mil títulos. Sendo que, também serão distribuídos vales-livros, no valor de R$ 10, aos participantes do evento com o objetivo de incentivar a leitura.

Programação

Uma das novidades deste ano no Salão de Livro é a primeira edição do Seminário de Literatura, um evento destinado a educadores e estudantes, porém aberto ao público em geral, que será realizado de 18 e 22 de maio, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. O seminário contará com três mesas-redondas, nas quais serão discutidos os temas: “O Pensar - A Educação/Literatura promovem a inclusão?”, “O Ensinar - A Formação do Profissional da Educação” e “O Fazer - Experiências Inspiradoras”.

Há ainda a estreia da oficina de “Braille” com Elizete Lisboa e Pitucha. Assim como as oficinas de “Poesia - O Verso Nosso de Cada Dia” com Heloisa Davino, de “Criação de Personagens Estilo Cartoon” com Rodrigo Cristiano, e de “Literatura Infantil em Carimbos” com Fernanda La Noce. Além das oficinas de “Caricatura” com Jorge Inácio, e de “Brincadeiras” com o Grupo HistoriArte. Todas abertas ao público em geral.

O evento também contará com mais de 12 lançamentos de livros, além de sete debates e bate-papos com inúmeros escritores, entre eles Leo Cunha, Rosana Mont’Alverne, Marilda Castanheiras, Maria Luiza Bretas, André Kondo, Neusa Sorrenti, Nélio Canêdo, Goretti De Freitas, Gabriel Bicalho, Zaira de Carvalho, Marcelo Pereira, João André Grossi, Daniele Grossi, e muitos outros.

O Salão do Livro é um projeto idealizado pela produtora cultural Paralelo3, realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas e da Cenibra, por meio da Lei Rouanet - Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio institucional da Câmara Mineira do Livro.

Com o objetivo de incentivar o hábito de leitura e contribuir para a aproximação de crianças, jovens e adultos com o mundo da literatura, a programação do Salão do Livro se estende também para as cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo, Belo Oriente, Açucena e Naque.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

0 Comments:

Postar um comentário