Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

Estão abertas as inscrições para a “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”, que irá premiar as melhores produções de textos de alunos de escolas públicas de todo o país.


Em sua 5ª edição, a Olimpíada é aberta a professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM). As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas até o dia 16 de maio pelo site oficial do evento.

“O lugar onde vivo”

Mais uma vez, com o tema “O lugar onde vivo”, o concurso tem como objetivo valorizar a interação das crianças e jovens com seu meio. Além de estimular o interesse pela leitura e o desenvolvimento da escrita entre os estudantes de escolas públicas. Assim, para escrever os textos, o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Os estudantes e seus professores irão trabalhar textos de quatro gêneros literários, entre eles o Poema (alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental), as Memórias Literárias (alunos do 7º e 8º anos Ensino Fundamental), a Crônica (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio), e o Artigo de Opinião (alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio).

Os professores inscritos deverão orientar seus alunos a escreverem textos originais, de autoria exclusiva dos respectivos alunos. Para isso, serão realizadas, em sala de aula, oficinas de escrita e leitura a partir do material pedagógico distribuído pelo concurso. Dessa forma, tanto professores quanto alunos participam da Olimpíada.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada, a cada dois anos, pelo Ministério da Educação em parceira com a Fundação Itaú Social, e sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Sendo que, o concurso também faz parte do programa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa que contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.

Para mais informações consulte o site oficial do concurso.

0 Comments:

Postar um comentário