Hay Festival de Literatura e Artes 2016

quinta-feira, maio 26, 2016 Iuçara Soares 0 Comentários


Nos próximos dias, o país de Gales se torna palco de um dos mais importantes eventos culturais, o Hay Festival de Literatura e Artes, descrito pelo ex-presidente americano Bill Clinton, como o “Woodstock da Mente”.


Em sua 29ª edição, o Hay Festival reúne escritores, cientistas, músicos, artistas, jornalistas, líderes globais, vencedores do Prêmio Nobel, historiadores, e intelectuais de todo o mundo para compartilhar histórias e ideias em meio as belas paisagens do Parque Nacional Brecon Beacons, no Reino Unido.

“Imagine the World”

Mais uma vez, com o tema “Imagine um Mundo Melhor”, o festival, que acontece até o dia 05 de junho, irá discutir os mais variados assuntos, como a literatura, a poesia, as artes, o cinema, a música, o meio ambiente, a ciência, a história, a política, a economia, o jornalismo, e muitos outros.

Como os trinta anos do acidente de Chernobyl, o fim da Guerra Fria, o impacto das mídias sociais na sociedade de hoje, as diferentes teorias sobre a origem da criação, a exploração de planetas, a inteligencia artificial, o mistério do lago Ness e de Stonehenge, a literatura de viagem e a literatura YA, que será discutida no “#HayYA”, um espaço dedicado a leitores e escritores ansiosos para saber mais sobre seus livros e filmes preferidos.

Há ainda o ecossistema e a sustentabilidade, que serão foco do fórum deste ano no “Hay on Earth”, no qual uma série de eventos serão realizados, entre eles o “Good Energy Stage”, programado e apresentado por Andy Fryers, que irá discutir questões atuais como a campanha de imposto justo, o retorno ao natural, a permacultura, a importância dos ofícios tradicionais, como o artesanato, e muito mais.

O festival também irá falar sobre a culinária com dois grandes Chefs internacionais, Sabrina Ghayour e Oliver Rowe, que discutem seus sabores e imaginação no evento, que contará ainda com diversos shows, além do BBC Music Day Concert, que promete agradar a todos os gostos musicais.

Falando sobre literatura

Assim, durante 10 dias, o Hay Festival promete inspirar, encantar e entreter pessoas de todo o mundo, de todas as idades e gostos literários, com uma programação cultural atraente e diversificada, que contará com mais de 600 eventos e a presença dos mais renomados autores nacionais e internacionais.

Entre eles a irlandesa Cecelia Ahern, autora do bestseller “P.S. Eu Te Amo”, as autoras britânicas Jojo Moyes (Como eu era antes de você) e Cressida Cowell, criadora da série “Como Treinar o Seu Dragão”, assim como a jornalista e autora bielorrussa Svetlana Alexievich, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2015, e o escritor jamaicano Marlon James, vencedor do Man Booker Prize 2015.

Além do premiado autor e jornalista americano Patrick Ness, do escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez, do poeta, dramaturgo e jornalista da BBC, Ian McMillan, do romancista e roteirista escocês, Irvine Welsh, do jornalista e escritor italiano Roberto Saviano, do ensaísta e escritor de origem indiana Salman Rushdie, e do autor da obra “Cloud Atlas” David Mitchell, e muitos outros.

Convidados

Em meio a montanhas espetaculares e uma atmosfera de inspiração e esperança, o Hay Festival conta com a presença de algumas das mentes mais brilhantes, de homens e mulheres que informam o debate sobre a Europa, que se aventuram em novas descobertas e novas tecnologias, com o intuito de ampliar os nossos conhecimentos.

Entre eles o premiado cosmologista e astrofísico, Martin Rees, o geneticista Steve Jones, a neurocientista Hannah Critchlow, o biologista Matt Wilkinson, os arqueologistas John Robb e Oliver Harris, o matemático Marcus du Sautoy, o filósofo Raymond Tlalis, a especialista em física solar Lucie Green, assim como o atual presidente da Royal Society, Venki Ramakrishnan, vencedor do Prêmio Nobel de Química (2009).

Além do biógrafo, editor e tradutor Daniel Hahn, do historiador e autor Robert Service, do jornalista, correspondente da BBC, Frank Gardner, da ativista dos direitos humanos e advogada iraniana Shirin Ebadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz (2003), e do ex-diretor da CIA e da NSA, Michael Hayden. Assim como o premiado autor, jornalista e historiador Simon Sebag Montefiore e a autora, editora e premiada correspondente americana Janine di Giovanni, entre muitos outros.

O evento contará ainda com a presença de várias celebridades, como o ator Christopher Lloyd (De Volta para o Futuro), e o premiado diretor Euros Lyn (Happy Valley,Broadchurch, Daredevil), assim como as atrizes Louise Brealey (Sherlock) e Olivia Colman (Broadchurch), que participam da 3ª edição do aclamado evento “Letters Live”, no qual renomados atores lêem para o público cartas memoráveis de inúmeras personalidades, como Roald Dahl, Beatrix Potter, Barack Obama, Kurt Vonnegut e J.K. Rowling, entre outros.

Também estarão presentes no Hay Festival, o roteirista e ex-produtor da série “Doctor Who”, Russell T Davies, além dos cineastas Sam Mendes, (007 contra Spectre) e Stephen Frears (Philomena), e do autor e screenwriter Andrew Davies, que fala sobre a sua mini-série de seis partes “War and Peace”, uma adaptação do clássico de Tolstoy. Sem falar na diretora Thea Sharrock do filme “Como eu era antes de você”, que estreia em junho deste ano, no guitarrista e compositor David Gilmour, no comediante irlandês Dara Ó Briain, no pianista russo Pavel Kolesnikov e na cantora brasileira Flavia Coelho.

Celebrações

O Hay Festival deste ano tem muito o quê comemorar, a começar pelos 500 anos da obra “Utopia” de Thomas More, e o 100º aniversário do autor inglês Roald Dahl, que contará com uma série de eventos organizados pelo projeto Roald Dahl 100, entre eles o “Roald Dahl’s Most Villainous Villains”, no qual renomados autores debatem sobre seus vilões preferidos.

Há ainda a celebração do bi-centenário de Charlotte Brontë, nos eventos “The Brontë Cabinet: Three Lives in Nine Objects”, onde a história da autora é contada através de seus objetos e daqueles sobre os quais escreveu, e no “Reader, I Married Him”, no qual as escritoras Tracy Chevalier (EUA), Lionel Shriver (EUA), Kirsty Gunn (Nova Zelândia) e Joanna Briscoe (Reino Unido), irão apresentar uma antologia de histórias inspirada em Jane Eyre, uma das obras mais famosas de Brontë.

Já os 400 anos da morte dos renomados autores Miguel de Cervantes e William Shakespeare será comemorado em um dos eventos mais aguardados desta edição, o “Talking About Shakespeare: Lunatics, Lovers and Poets”, organizado pelo British Council e a Acción Cultural Española, no qual seis escritores de língua inglesa e hispânica irão criar histórias para celebrar os dois autores e oferecer novas e intrigantes perspectivas sobre eles em três sessões apresentadas por Rosie Goldsmith. Entre os convidados estarão Valeria Luiselli (México), Vicente Molina Foix (Espanha), Ben Okri (Nigéria), Rhidian Brook (Reino Unido), Kamila Shamsie (Paquistão), e muitos outros.

Fora do festival, tem ainda a iniciativa Talking About Shakespeare, que celebra os 400 anos de morte do autor e dramaturgo britânico William Shakespeare, com uma série de curta-metragens de mundialmente famosos atores, acadêmicos, dramaturgos, diretores, poetas e romancistas, que falam sobre a ressonância contemporânea de Shakespeare e sua compreensão dos corações humanos.

HayDays

O festival também terá um espaço, especialmente, dedicado as crianças, jovens e suas famílias, o “HayDays”, que contará com sessões de autógrafos, oficinas, contação de histórias, apresentações artísticas, além de debates e bate-papos com autores e ilustradores da literatura infanto-juvenil.

Entre eles a escritora Holly Smale (Geek Girl Series), a premiada autora Malorie Blackman (Chasing the Stars), o jornalista e autor Horatio Clare (Aubrey and the Terrible Yoot), e a autora Julia Donaldson (The Gruffalo). Além da escritora, historiadora e apresentadora de TV Lucy Worsley, do ilustrador e cartunista Chris Riddell, do ilustrador e animador Benji Davies, e muitos outros.

Além da literatura infanto-juvenil, a ciência, a história e os renomados autores britânicos William Shakespeare e Roald Dahl também serão temas do HayDays, que celebra ainda os 150 anos da autora e ilustradora Beatrix Potter (The Tale of Peter Rabbit), os 10 anos da obra “Mr Gum” do premiado autor Andy Stanton, e os 90 anos do amado personagem Winnie-the-Pooh.

Confira a programação completa do Hay Festival em seu site oficial.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!