Salão do Livro de Paris 2016

Tem inicio hoje um dos eventos literários mais importantes da França, o “Salon du Livre de Paris”, que este ano terá a Coreia do Sul como país homenageado.


Em sua 36ª edição, o evento também irá homenagear as cidades Brazzaville e Pointe Noire da República do Congo, assim como a cidade de Constantino, na Argélia, Capital da Cultura Árabe até abril de 2016. Sendo que, ambas as cidades contarão com uma delegação de cerca de 20 autores.

O Brasil, país homenageado na edição anterior, também estará no Livre Paris 2016, em um estande organizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com um espaço de 30 m², localizado em frente ao pavilhão de honra da Coreia do Sul, que contará com uma delegação de 30 dos mais renomados autores representando a industria editorial sul-coreana.

Livre Paris

Nesta edição, o Salão do Livro, que acontece até o dia 20 de março no Parque de Exposições de Porte de Versailles, em Paris, contará com um novo formato e uma nova identidade visual, mudando seu nome para “Livre Paris”. Além de contar com a participação de inúmeros expositores de 40 países, e mais de 3.000 autores, jornalistas, quadrinistas, ilustradores, poetas, atores e personalidades nacionais e internacionais.

Entre eles o premiado autor americano Michael Cunningham (As Horas), a desenhista sul-coreana Suzy Lee (A Onda), o escritor e cineasta francês Philippe Claudel, o renomado autor coreano Hwang Sok-Yong, o romancista e jornalista chileno Luis Sepúlveda, o astrofísico canadense Hubert Reeves, o escritor congolês Alain Mabanckou, o autor russo Andrei Astvatsatourov, e a escritora francesa de literatura fantástica Cassandra O’Donnell, e muitos outros.

Programação

Com o objetivo de promover a literatura e a indústria editorial, o Livre Paris é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo.

Assim, durante quatro dias, o evento contará com uma programação cultural variada e dinâmica, que promete agradar a todos os públicos, promovendo debates e bate-papos sobre os mais diversos temas, como o livro, a arte, os quadrinhos, a ciência, a culinária, a política, a música, a poesia, o cinema e a educação.

Além de prestar uma homenagem ao 400º aniversário da morte do renomado escritor e dramaturgo britânico William Shakespeare, com o evento “Forever Shakespeare”, que irá reunir três amantes do teatro para discutir a obra e vida do autor, no dia 19 de março, às 14h na Cena Literária. Entre os convidados estarão o ator francês Philippe Torreton, o romancista e cineasta francês Gérard Mordillat e o jornalista francês Christophe Barbier.

Sendo que, uma das novidades desta edição será o espaço “Cena Comic”, dedicado inteiramente a banda desenhada, no qual inúmeros autores e ilustradores se reúnem para refletir sobre a vivacidade e os principais desenvolvimentos dos quadrinhos nos últimos anos. Sem falar na nova “Praça Religião, Cultura e Sociedade”, nas novas áreas de relaxamento e na nova área de piquenique.

Há também a já tradicional “Praça da Juventude”, um espaço dedicado ao público jovem e infantil, que contará com oficinas, apresentações artísticas e encontros com autores, quadrinistas e ilustradores da literatura infantojuvenil, como o escritor James Dashner (Maze Runner) e o artista Victor Dixen (Animale). Além de prestar uma homenagem aos 100 anos de Roald Dahl, autor de obras como “Matilda”, “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “O Bom Gigante Amigo”, entre outros.

O Salão do Livro conta ainda com diversas outras áreas temáticas, como a “Cena Literária”, onde autores, professores, artistas e personalidades de renome internacional se reúnem para discutir a Literatura em todas as suas formas. Assim como a “Savoir & Connaissances”, praça do conhecimento e desenvolvimento de competências, a “Praça de Culinária”, o espaço “Ciência Para Todos”, e a 16ª edição da “Assises Du Livre Numérique”, dedicada ao livro digital.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

0 Comments:

Postar um comentário