Dia Mundial da Poesia 2016

Neste segundo dia de outono, mais de cem países celebram o “Dia Mundial da Poesia”, uma data instituída pela UNESCO, com o propósito de promover e preservar o gênero lírico, como uma manifestação da diversidade linguística, da liberdade de expressão e da criatividade.


Considerada uma das sete artes tradicionais, a poesia com seus versos e metáforas é um gênero literário que usa de forma fascinante recursos linguísticos e estéticos como um meio de comover, sensibilizar, despertar e expressar sentimentos e, muitas vezes, a consciência.

Razão pela qual, durante a sua 30ª sessão, realizada em Paris, no ano de 1999, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) decidiu proclamar o dia 21 de março como o “Dia Mundial da Poesia”, criando uma ação global que daria reconhecimento e novo impulso aos movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais. Tendo como principal objetivo apoiar a diversidade linguística através da expressão poética, além de oferecer às línguas em vias de extinção a oportunidade de serem ouvidas dentro de suas comunidades, assim como promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

“Ao prestar homenagem aos homens e mulheres cujo único instrumento é a liberdade de expressão, que imaginam e agem, a UNESCO reconhece na poesia o seu valor como um símbolo da criatividade do espírito humano. Ao dar forma e palavras ao que não as tem – como a beleza insondável que nos rodeia, o imenso sofrimento e miséria do mundo – a poesia contribui para a expansão da nossa humanidade comum, ajudando a aumentar a sua força, sua solidariedade e sua autoconsciência”, diz Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO em mensagem ao Dia Mundial da Poesia no site oficial da organização.

Assim, milhares de pessoas ao redor do mundo comemoram o dia de hoje participando de saraus e recitais, nos quais diversos Poetas são convidados para ler e compartilhar o seu trabalho com o público em livrarias, cafés, universidades, escolas e ao ar livre. Além de promover a poesia por meio de ações, concursos, exposições e homenagens a grandes poetas nacionais e internacionais.

Ao longo desse mês, as celebrações acontecem em toda parte, incluindo nas estações de metrô e ruas das cidades brasileiras, como São Paulo, onde são promovidos hoje saraus e competições de poesia. Já em Lisboa, as comemorações acontecem no Centro Cultural de Belém (CCB), que realiza diversas atrações, como a tradicional Feira do Livro de Poesia e uma maratona de leitura dedicada a Luís Vaz de Camões e William Shakespeare.

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Poesia neste post.

0 Comments:

Postar um comentário