Países celebram o Dia Mundial do Livro

Hoje, 23 de abril, leitores do mundo inteiro prestam seu tributo à literatura, em homenagem ao “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura e a proteção aos direitos autorais.

imagem: stock.xchng
Durante todo o dia, mais de cem países celebram a data com feiras do livro, contações de histórias, noites de autógrafos, bate-papos com autores e a tradicional troca de livros por rosas, entre muitas outras atrações.

Rosas entre Livros

No Brasil, a cidade de Belo Horizonte comemora a data com a Festa São Jorge – Rosas entre Livros, pois em 23 de abril é também celebrado o dia de São Jorge. Assim, de acordo com a tradição, as 200 primeiras pessoas que doarem livros irão receber uma rosa.


Em sua 15ª edição, o evento promovido pelo projeto literário “Sempre um Papo”, será realizado na Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, das 17h às 21h. A entrada é grátis.

Festa Literária

Já na 26ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO), que este ano tem Portugal como país homenageado, a data é celebrada com apresentações de obras, mesas-redondas, debates, oficinas, seminários, encontros literários, homenagens, entre muitos outros.

A feira, que acontece até o dia 1º de maio, na Colômbia, conta com a presença de mais de 100 editoras, além de 23 dos mais renomados escritores e poetas portugueses.

Noite Mundial do Livro

Há também a World Book Night, uma celebração anual que tem o intuito de promover o amor pelos livros e pela leitura, além de criar novos leitores por meio da doação de exemplares para o público, entregues por voluntários.


Assim, nesta terça-feira, mais de 20 mil pessoas saem às ruas distribuindo cerca de 400 mil livros aos membros de suas comunidades, partilhando com eles a paixão pelos livros e pela Literatura.

Em sua terceira edição, o evento que teve início no Reino Unido, também acontece em diversos países, como a Alemanha, os Estados Unidos e a Irlanda, que também aderiram à causa.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor neste post.

Um Feliz Dia Mundial do Livro a todos os leitores!

2 comentários:

  1. Excellent post. Keep writing such kind of information on your blog.
    Im really impressed by it.
    Hello there, You have done an excellent job. I will certainly digg it and in my view
    suggest to my friends. I'm sure they'll be benefited from this website.


    Feel free to surf to my weblog; retrobeurs

    ResponderExcluir