The Finder

Do mesmo criador da famosa série Bones, The Finder teve sua estréia em janeiro de 2012 no canal FOX. Mas o que poucos sabem é que a série é também inspirada nos livros do autor norte-americano Richard Greener.


A trama

A história gira em torno do personagem Walter Sherman (Geoff Stults), um ex-veterano do exército com a reputação de encontrar qualquer pessoa ou objeto desaparecido, roubado ou extraviado.

Após ser gravemente ferido em uma explosão no Iraque e passar dois meses em coma, Walter é liberado do exército e se muda para a ensolarada Key West, onde passa a utilizar seu dom para ajudar as pessoas.

No entanto, os danos cerebrais provocados pela explosão transformaram o soldado em um homem digamos “excêntrico”, o que explica o fato dele ser cético em relação a quase tudo, além da sua paranoia e é claro da compulsão para encontrar.

Assim, quando Walter inicia uma busca ele precisa terminá-la a qualquer preço, mesmo que isso signifique infringir a lei ou até mesmo arriscar sua vida. Mas apesar dos perigos, o veterano não está interessado em procurar ajuda, afinal, encontrar pessoas e objetos que ninguém mais consegue é o quê o define, algo que o torna especial e faz do seu negócio bem lucrativo.

Personagens

Em sua nova vida, Walter conta com a ajuda do amigo Leo Knox (Michael Clarke Duncan), além da bela vice-marechal EUA, Isabel Zambada (Mercedes Masöhn), e da delinquente juvenil, Willa (Maddie Hasson).


Além de melhor e talvez único amigo de Walter, Leo é também seu consultor jurídico, guarda costas e sócio no bar “Confins da Terra”.

Os dois se conheceram logo após Leo perder sua mulher e filhos. Na verdade, Walter não apenas o impediu de matar o homem que destruiu sua família, como também lhe deu uma nova vida.

Sendo esta uma das razões que levou Leo a se tornar o tutor de Willa, uma delinquente juvenil recém colocada em liberdade condicional, que cresceu aplicando golpes e parece não estar muito disposta a mudar de vida.

Já Isabel parece estar sempre preocupada com as consequências do dom de Walter, com quem vive um relacionamento intenso, mas sem compromissos. Pois, embora os dois estejam apaixonados, ela acredita que o estilo de vida dele não combina com suas aspirações profissionais.

Um personagem que aparece com frequência na série é Timo, “primo” e “cúmplice” de Willa, os dois foram criados juntos e vivem se metendo em confusões. Enquanto que a personagem Ike (Saffron Burrows), que trabalhava para Walter no episódio piloto, não apareceu mais na série, sendo substituída pelas atrizes Mercedes Masöhn e Maddie Hasson.


Bones x The Finder

The Finder surgiu pela primeira vez no episódio 19 da sexta temporada de Bones, no qual Brennan e Booth viajam até Key West para pedir a ajuda de Walter em um caso. Por esta razão a série é considerada uma spin-off de Bones.

No entanto, além do fato de ambas serem baseadas em livros e terem sido criadas por Hart Hanson, as duas séries não parecem ter muito em comum. Pois com uma trama leve, mas inteligente, unida a personalidade excêntrica do personagem principal, The Finder está mais para uma série de humor do que para um drama policial, como Bones.

Além disso, enquanto a Dra. Brennan e sua equipe usam técnicas científicas e acadêmicas para analisar as evidências, Walter se utiliza de técnicas bem incomuns para resolver seus casos, formulando mil teorias e montando estranhas maquetes em seu quintal.

Nas páginas dos livros...

The Finder é inspirada nos romances “The Knowland Retribution” e “The Lacey Confession”, que fazem parte da série “The Locator” escrita pelo autor Richard Greener e publicada no ano de 2006.


Mas embora baseada na obra literária, a série apresenta algumas diferenças, a começar por alguns detalhes dos personagens. Como é o caso de Walter, que na obra é bem mais velho, tendo adquirido sua habilidade na guerra do Vietnã, e não na do Iraque como é descrito na série.

O veterano também não é tão paranoico, além de ser casado e viver em uma casa a beira mar numa ilha do Caribe. No entanto, ele ainda possui um incrível dom de encontrar pessoas e passa um bom tempo em um bar. Enquanto que a personagem Isabel, na obra, escreve obituários para o jornal New York Times e é a pessoa que descobre a conexão entre três assassinatos, que passa a investigar ao lado de Walter.

Mas a mudança mais dramática na adaptação foi em relação ao personagem Leo, que no livro ao invés de melhor amigo de Walter, é o principal suspeito de uma série de assassinatos, aparentemente, para vingar a morte de sua família.

Assim aqueles que assistiram a série, e esperam reviver algumas das aventuras do carismático Walter nas páginas dos livros, podem se decepcionar um pouco. Não que a história seja ruim, pelo contrario, a obra é considerada um ótimo drama policial.

O autor

foto: divulgação
Nascido em New York, Richard Greener é um ex-executivo da indústria de transmissão, além de um premiado ensaísta e blogueiro, que recebeu o renomado prêmio CEBA por excelência nos negócios.


O autor escreveu e publicou “The Locator”, enquanto aguardava por um transplante de coração. Atualmente, Greener vive na cidade de Atlanta com sua esposa, Maria. Infelizmente, os livros do escritor ainda não estão disponíveis no Brasil.

A série The Finder, composta de 13 episódios, exibiu sua primeira temporada em julho de 2012. E para a tristeza dos fãs de Walter, a rede americana FOX decidiu não renová-la. Além disso, em setembro de 2012, foi anunciada a morte do ator Michael Clarke Duncan, que interpretou o grande e gentil Leo.

2 comentários:

  1. What's up, I would like to subscribe for this website to take most up-to-date updates, so where can i do it please help out.

    Look at my web page - travel

    ResponderExcluir
  2. Hi! Try http://feeds.feedburner.com/pointliteral

    ResponderExcluir