Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje, 23 de abril, os amantes da Literatura prestam seu tributo ao livro e a leitura, em homenagem ao “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura e a proteção aos direitos autorais.


Durante todo o dia, a Literatura invade espaços e culturas de diversos países, incluindo o Brasil, que comemoram a data com feiras do livro, contadores de história, noites de autógrafos e muitas outras atrações.

Feiras Literárias

Na "Capital do Livro", a data será comemorada com uma “Maratona de Leitura” na 38ª edição da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, na qual artistas e comunicadores, entre outras figuras importantes da cultura, irão ler histórias selecionadas para o público.


Já na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, que este ano tem o Brasil como país homenageado, a data é celebrada com apresentações de obras, mesas-redondas, debates, leitura de poemas, oficinas, seminários, encontros literários, homenagens, entre muitos outros.

Uma Rosa por um Livro

A data, criada pela UNESCO, em 1996, foi escolhida com o objetivo de honrar a antiga tradição catalã, na qual, em 23 de abril, celebrado também como o dia de São Jorge, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha recebendo em troca um livro.


Seguindo essa tradição, a cidade de Belo Horizonte comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor com a 14ª edição da Festa de São Jorge de Livros e Rosas, que este ano será realizada no Teatro de Arena do Circuito Cultural Praça da Liberdade das 17h às 21h.

World Book Night

A World Book Night é uma celebração anual que tem o intuito de promover o amor pelos livros e pela leitura, além de criar novos leitores por meio de doação de exemplares para o público, entregues por voluntários.


O evento que teve início em 2011, no Reino Unido, provou ser um grande sucesso se espalhando por diversos países, como a Alemanha, os Estados Unidos e a Irlanda, que também aderiram à causa. Assim, no dia de hoje, milhares de pessoas saem às ruas distribuindo livros aos membros de suas comunidades, partilhando com eles a paixão pelos livros e pela Literatura.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor neste post.

Um Feliz Dia Mundial do Livro a todos os leitores!

0 Comments:

Postar um comentário