Já começou um dos eventos literários mais importantes da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que este ano tem a cidade de Lisboa, capital de Portugal, como convidada de honra.
Em sua 48ª edição, o evento irá reunir mais de 12 mil profissionais do livro e milhares de leitores do mundo inteiro, até o dia 13 de maio, no centro de exposições La Rural, na bela cidade de Buenos Aires, na Argentina, considerada o epicentro cultural da América Latina, que contará com a presença de renomados autores nacionais e internacionais. Entre eles o professor, jornalista e escritor Ignacio Di Tullio (Argentina), o autor, jornalista e roteirista Sérgio Rodrigues (Brasil), a advogada e autora Alina Gadea (Peru), o autor e ilustrador Afonso Cruz (Portugal), o tradutor, editor e professor Jerónimo Pizarro (Colômbia), entre muitos outros.
Programação
Durante os três primeiros dias, de 25 a 27 de abril, a feira é dedicada exclusivamente aos profissionais do mercado editorial e da educação, que se reúnem para fazer negócios e participar de seminários. Sendo que na quinta-feira, dia 28, o evento é aberto ao público, e como em todos os anos, a cerimônia de abertura tem início com o tradicional discurso de um proeminente escritor argentino, que nesta edição será a renomada autora Liliana Heker.
Logo depois, a feira será aberta ao público tornando-se uma verdadeira cidade do livro, com aproximadamente 45.000 metros quadrados, que irá abrigar cerca de 1.500 expositores de mais de 40 países. Assim, durante quase três semanas, a feira do livro de Buenos Aires exibe um calendário extenso de mais de 1.500 eventos, como palestras, exposições, shows, apresentações artísticas, lançamentos de livros, workshops, sessões de autógrafos, conferências, homenagens, e muito mais.
A começar pela 48ª edição da Maratón de la Lectura, que este ano será realizada no dia 30 de abril na Zona Futuro, na qual inúmeros escritores, atores e atrizes irão ler trechos dos poemas e romances de Julio Cortázar, autor de inesquecíveis contos fantásticos da literatura argentina e de “Amarelinha“, romance que encantou e desafiou os leitores na década de 60.
Sendo que, entre os dias 26 a 28 de abril, a feira contará também com o XVII Festival Internacional de Poesia, que este ano, será dedicado à comemoração do centenário de nascimento do poeta e editor de poesia José Luis Mangieri e do poeta Joaquin O. Giannuzzi. Tendo a participação de inúmeros poetas de diversos países, entre eles Valeria Tentoni (Argentina), Zhao Si (China), Rosa Oliveira (Portugal), Jessica Sequeira (Estados Unidos), Mariella Nigro (Uruguay), Gustavo Valle (Venezuela), Pedro Vicuña (Chile), Michael O’Loughlin (Irlanda), Mario Montalbetti (Perú), e muitos outros.
Há ainda a décima edição do Diálogo de Escritores da Argentina, que irão debater as tendências vivas da narrativa contemporânea, e a quinta edição do Encontro Internacional de Bookfluencers, que promove uma convenção de Booktubers, Bookstagrammers e Bloggers, como parte do “Movimento Juvenil”. Sem falar que, pela primeira vez, na feira realiza-se o encontro A Palavra Indígena - Diálogo com Escritores Nativos, que procura focar na produção literária das vozes originais.
Outro destaque da feira será a mesa redonda Actualidades de Franz Kafka, que propõe uma reflexão sobre o significado e a influência de sua obra, como uma homenagem ao 100º aniversario de sua morte. Além disso, tem a décima edição do Diálogo de Escritores Latino-Americanos, que ocorre entre 04 a 07 de maio, no qual autores de todo o continente se reúnem para compartilhar opiniões, discutir problemas literários e, acima de tudo, estimular a leitura. Durante quatro dias inúmeros convidados, como o premiado escritor e jornalista Michel Laub (Brasil), a escritora Mónica Ojeda (Ecuador), a autora María José Navia (Chile), e a filosofa, autora e jornalista Tamara Tenembaum (Argentina), irão refletir sobre a literatura, seus desafios e possibilidades.
Além de oferecer uma das maiores exposições de livros da América Latina, a Fil Buenos Aires também oferecerá uma programação de excelência para os educadores, que contará com quatro eventos, entre eles a 31ª Conferência Internacional de Educação, que discutirá questões como o ensino, a integração, a alfabetização, a construção da cidadania em tempos digitais, entre outros temas relevantes. Assim como o 22º Fórum Internacional de Ciência e Tecnologia de Ensino, o 27º Encontro Internacional de Narrativa Oral, e o 24º Congresso Internacional de Promoção da Leitura e do Livro, que contará com a participação de especialistas reconhecidos, que irão refletir e discutir questões atuais, como a formação de leitores.
A feira contará ainda com inúmeros outros espaços, como a Zona Infantil, totalmente projetada e desenvolvida para os visitantes mais jovens, a Zona Futuro, que reflete sobre o futuro da literatura através de workshops, exposições interativas e conferências, o Espaço Digital, território tecnológico onde os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o universo dos e-books, e a Zona Explora, na qual os acadêmicos poderão compreender e apreciar a forma como o conhecimento da ciência e da tecnologia estão presentes em nossas vidas.
Confira a programação completa da Feira do Livro no seu site oficial.
0 Comments:
Postar um comentário