Tem inicio hoje um dos eventos literários mais importantes da Colômbia, a Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que este ano tem o Brasil como convidado de honra.
Com o tema “Leia a Natureza”, o evento, que acontece até o dia 2 de maio, nos 53 mil metros quadrados do Centro de Convenções Corferias, conta com uma programação cultural variada e dinâmica, dedicada ao mundo natural e aos modos de vida alternativos que ele propõe, num momento em que a humanidade parece precisar deles.
“A presença do Brasil na FILBo dialoga sobre esse encontro de cultura e natureza em uma existência única, com o poder de abrir conversas ancestrais, diversas e contemporâneas, nos lembrando das heranças dos biomas culturais.”
Programação
Em sua 36ª edição, a FILBo contará com mais de 2.000 eventos culturais, acadêmicos e profissionais, com o objetivo de promover a literatura e a indústria editorial, afinal, a FILBo é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo.
Tendo como um de seus principais objetivos posicionar-se como o epicentro empresarial da indústria editorial na América Latina durante o primeiro semestre do ano, a feira destina os dias 18 a 19 de abril as Jornadas Profissionais, que ocorrem em espaços como o “Salão Internacional de Negócios”, um lugar inteiramente dedicado aos profissionais do mundo dos livros, que se reúnem para apresentar suas novidades editorais e participar de 90 mesas de discussões. Além de disponibilizar aos diferentes agentes do sector um lugar estratégico para compra e venda de livros e direitos de edição e tradução, bem como outros serviços editoriais.
Depois disso, no dia 20, a feira é aberta ao público que poderá desfrutar de sessões de autógrafos, exposições, espetáculos, palestras, cursos, lançamentos, e muito mais. Serão 16 dias no qual cerca de 500 expositores de diversos países irão exibir milhões de títulos. Sem falar nos mais de 500 autores, editores, jornalistas, ilustradores, poetas, músicos, dramaturgos e personalidades nacionais e internacionais de 25 países, com presença confirmada na feira do livro, onde irão discutir temas como a literatura, a poesia, a música, a gastronomia, o jornalismo, a arte, a história, a política, a ciência, a natureza, as novas tecnologias, a filosofia, e muito mais.
Entre os convidados destacam-se a participação dos autores colombianos Martin von Hildebrand e Piedad Bonnett, das autoras espanholas Irene Vallejo e Rosa Montero, dos escritores argentinos Eduardo Sacheri e Andrés Oppenheimer, da escritora francesa Muriel Barbery, da autora portuguesa Lídia Jorge, da poeta peruana Ana Varela Tafur, da autora coreana Cho Nam-joo, da autora mexicana Ana Coello, e do autor e ilustrador japonês Satoshi Kitamura, entre outros.
Espaços e Eventos
Um dos destaques da feira será a exposição, liderada pelo Ministério das Culturas, Artes e Conhecimento e pela Biblioteca Nacional da Colômbia, com curadoria de Erna von der Walde e Ximena Gama, em homenagem ao centenário do romance “La Vorágine” obra-prima de José Eustasio Rivera. Mais do que ilustrar a história e reconstruir um passado, a mostra busca as ressonâncias em um presente em que a região orinoco-amazônica enfrenta velhos e novos desafios.
Sendo que entre os dias 22 e 26 de abril tem a terceira edição do “Ciclo Internacional de Conferências de Poesia da Diáspora Africana” (Ciclo Afro), que tem como objetivo promover diálogos que fortaleçam relações entre pesquisadores focados na construção de democracias mais inclusivas, representativas e eficazes. Enquanto que, no dia 29 de abril, a feira contará com o “IV Congresso Internacional Verniano”, que irá revisitar a expedição do século XIX que atravessa a Amazônia e parte do Brasil por meio do livro “A Jangada” de Jules Verne, da série “Viagens Extraordinárias”.
Já nos dias 17 de abril a 02 de maio, a FILBo sediará a 15ª edição do “Encuentro Internacional de Periodismo”, no qual renomados jornalistas e fotógrafos de vários países irão discutir o tema “Vítimas e Perpetradores: o jornalismo na balança”, além de debater os dilemas e conflitos do jornalismo em tempos de crise, guerra, incertezas e reinvenção.
A feira do livro conta também com uma programação especial dedicada ao público infantil e juvenil, com direito a oficinas, apresentações teatrais, salas de leitura e encontro com músicos, booktubers, educadores, autores e ilustradores da literatura infanto-juvenil, como famoso ilustrador espanhol Antonio Lorente, o autor e jornalista francês Antonio Fischetti, a autora canadense Michelle Kadarusman, a premiada autora e ilustradora venezuelana Menena Cottin, o autor bestseller americano de histórias de terror Grady Hendrix, entre muitos outros.
Brasil, País Convidado de Honra
A presença do Brasil na FILBo promete ser uma contribuição aos debates sobre literatura, cultura e natureza em sua bibliodiversidade promovendo conversas interessantes sobre temas como a Amazônia, a biodiversidade, o conhecimento ancestral, os efeitos das mudanças climáticas, as narrativas e visões de mundo indígenas e afro-brasileiras, e a enorme diversidade humana e natural que coexiste nos biomas culturais.
“Além da honra e do orgulho que nos dá, esta participação representa, de fato, o Ano do Brasil na Colômbia, portanto será uma oportunidade única para fortalecer os laços literários e culturais entre nossas duas nações irmãs.” - Paulo Estivallet de Mesquita, embaixador do Brasil na Colômbia.
Assim, os visitantes do pavilhão do Brasil, que terá 3 mil metros quadrados, irão contar com uma rica programação literária e cultural, organizada pelo Instituto Guimarães Rosa, do Ministério das Relações Exteriores, e pelo Ministério da Cultura, que incluirá exposições, conteúdos audiovisuais, artesanato, homenagens a nomes representativos da literatura brasileira contemporânea, e um espaço gastronômico que exaltará a diversidade da culinária brasileira.
Autores, editores, ilustradores, escritores, jornalistas e artistas de destaque de diversas regiões do Brasil virão à FILBo como parte da delegação do país vizinho. Entre eles estão a autora e doutora em Literatura com pesquisas nos temas nação, imigração, memória e identidades, Luciany Aparecida, o escritor, tradutor e professor de redação criativa Amiłcar Bettega, a escritora, atriz, ilustradora, diretora de cinema e teatro Rita Carelli, o autor formado em Filosofia, com especialização em História e Psicologia Daniel Munduruku, o quadrinista Marcello Quintanilha, o escritor Raphael Montes, o ilustrador e escritor Roger Mello, e muitos outros.
Confira a programação completa da FILBo no seu site oficial.
0 Comments:
Postar um comentário