Flipoços 2024

Tem início hoje o Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que acontece até o dia 05 de maio, no Parque José Affonso Junqueira, no centro histórico da cidade mineira de Poços de Caldas.


Após 18 anos sendo realizado no Espaço Cultural da Urca, um dos prédios histórico-culturais tombados pelo patrimônio de Minas Gerais, o Flipoços inaugura a primeira Vila  Literária de Minas Gerais, proporcionando ao público a possibilidade de se “sentir em algum momento do passado”

A vila contará com mais de 60 tendas de editoras, livrarias, parceiros e patrocinadores com decoração e iluminação cênica, dois palcos, um central em formato de Coreto no meio da Vila e o outro na pracinha lateral do Palace Hotel nomeado Palco Sulfurosa, além de espaços de convivência e leitura para o público desfrutar dos jardins e suas belezas.

“Vamos transportar os visitantes para as pequenas vilas do interior de Minas, onde os encontros, as prosas e o “footing” poderão ser feitos em meio aos livros, expostos por Editoras e Livrarias, em suas tendas alegres e iluminadas... Já os encontros com os escritores, escritoras e convidados especialíssimos, serão no meio da Vila Literária no Coreto Cultural, típico de cidades do interior, montado especialmente para o Festival”.

Programação

Em sua 19ª edição, o Flipoços se prepara para um grande evento em conjunto com a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, que promete movimentar todo o sul de Minas Gerais, estimulando não só o mercado do livro, os pontos de leitura local e regional, mas os negócios individuais de cada uma das inúmeras cidades da região.

Com o tema “A crônica nossa de cada dia”, o evento cujo principal objetivo é ser uma iniciativa literária oferecendo conhecimento, cultura e desenvolvimento do pensamento crítico, tem como patrono Ignácio de Loyola Brandão e como sulfuroso Chico Lopes, além de prestar uma homenagem aos  90 anos da escritora Nélida Piñon.

Seguindo a temática, outros ícones da crônica brasileira serão destaques, como Luiz Eduardo Carvalho e os finalistas do Prêmio Jabuti 2023 Julián Fuks, Sophie Ganeff e Cristiana Rodrigues. Além do escritor, biógrafo e jornalista, imortal da Academia Brasileira de Letras, Ruy Castro, do escritor e tradutor Eric Nepomuceno, da historiadora, escritora e professora Mary Del Priore, da filosofa, escritora e ativista Sueli Carneiro, da jornalista e autora  Conceição Queiroz, da atriz Beth Goulart, entre muitos outros.

Assim, durante nove dias, o público irá desfrutar de uma programação cultural variada e dinâmica, com 200 atrações, shows todas as noites, 40 expositores e mais de 160 convidados, que discutiram temas como a literatura, a cozinha mineira, as revistas literárias, as bibliotecas, a política, a música, a arte, a história, a sociedade, a cultura, e muito mais.

Confira a programação completa do Flipoços no seu site oficial

0 Comments:

Postar um comentário