IBBY anuncia vencedores do Prêmio Hans Christian Andersen de Literatura 2024

O escritor austríaco Heinz Janisch e o ilustrador canadense Sydney Smith foram anunciados como os vencedores do renomado Prêmio Hans Christian Andersen, durante a 61ª edição da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha. 


O prêmio, cujo nome é uma homenagem ao escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen, existe desde 1956, e é concedido a cada dois anos pela International Board on Books for Young People (IBBY) a um autor e ilustrador cujas obras tenham feito uma contribuição importante e duradoura para a literatura infantil.

Melhor Escritor

Nascido na cidade de Güssing, Áustria, em 1960, Heinz Janisch formou-se em alemão e jornalismo em Viena, onde vive atualmente. Jornalista de rádio veterano e editor de uma revista infantil, Janisch é autor de inúmeros livros ilustrados, peças de teatro e poesias, sendo um de seus trabalhos mais famosos “O Rei e o Mar” (The King and the Sea) com as belíssimas ilustrações de Wolf Erldruch. Um livro composto por 21 histórias curtas e diretas, mas repletas de poesia, que refletem sobre uma única questão filosófica: Existe poder absoluto?

De acordo com o júri do prêmio, “aos olhos de Janisch, nada é pequeno demais para a literatura. Sua preferência por poemas, miniaturas e frações de pensamentos ilumina o extraordinário em objetos e características aparentemente triviais da vida cotidiana”.

“Embora muitas de suas obras sejam humorísticas, às vezes até absurdas, ele tem um elemento filosófico em sua escrita que muitas vezes torna seus livros profundos. Seus textos simples são significativos, e o ditado ‘menos é mais’ pode ser aplicado ao autor vencedor de 2024”. O júri destacou ainda que, “além disso, sua contribuição para a literatura é enorme, não só através da sua escrita, mas também pelas suas inúmeras leituras, oficinas de escrita literária e criativa para crianças e adultos, incluindo oficinas criativas para jovens artistas com deficiência”.

Melhor Ilustrador

Nascido no Canadá, Sydney Smith mora atualmente com a família em Halifax, Nova Escócia. Ilustrador de livros aclamados, como “Eu falo com o Rio” (I Talk Like a River) e “O Jardim da Minha Baba” (My Baba’s Garden), ambos escritos por Jordan Scott, Smith é elogiado pelo júri pela sua abordagem aos livros ilustrados, que não representam uma separação entre leitores infantis e adultos, oferecendo insights profundos sobre emoções e experiências humanas, parte de toda e qualquer idade. 

O júri comentou ainda que o trabalho de Smith é como “uma narrativa visual ou uma breve memória musical. Ele usa técnicas aparentemente simples para contar histórias e seus personagens modestos, mas autênticos, são simpáticos e gentis. Ele usa cores para introduzir natureza, cheiros e drama em cada livro”.

Considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil, o Prêmio Hans Christian Andersen será entregue aos vencedores, no dia 30 de agosto, durante uma cerimônia no 39º Congresso Internacional do IBBY, em Trieste, na Itália.

Saiba mais sobre o prêmio no site oficial do IBBY.

0 Comments:

Postar um comentário