Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Todos os anos o amor pela leitura é celebrado por milhares de pessoas ao redor do mundo em ocasião do “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a proteção aos direitos autorais, e o desejo de compartilhar ideias e conhecimentos, para inspirar compreensão, tolerância e sociedades inclusivas.

Design by Freepik

“Em tempos de incerteza, muitos recorrem aos livros como refúgio e fonte de sonhos. Na verdade, os livros têm a capacidade única de entreter e ensinar. É por isso que devemos garantir que todos tenham acesso ao conhecimento e à reflexão através dos livros e da leitura. É por isso que, todos os anos, a UNESCO designa uma capital mundial do livro. Depois de Guadalajara em 2022 e de Acra em 2023, tenho o prazer de anunciar a designação de Estrasburgo como Capital Mundial do Livro para 2024.” - Audrey Azoulay (Diretora-Geral da UNESCO)

Assim, o título de Capital Mundial do Livro é concedido pela UNESCO a uma cidade que demonstra a sua importância no cenário da literatura, e em 2024, a cidade escolhida é Estrasburgo (França), em reconhecimento ao seu forte enfoque nos livros para enfrentar os desafios das tensões sociais e das alterações climáticas, com programas como “Leitura para o Planeta”. A cidade enfatiza a capacidade dos livros de encorajar o debate e a discussão das preocupações ambientais e do conhecimento científico, centrando-se nos jovens como agentes de mudança.

Estrasburgo também é elogiada pelo seu patrimônio literário e pelas atividades que organizou, destacando muitas disciplinas artísticas, desde a música ao teatro e à ilustração. A cidade tem uma experiência significativa na organização de eventos voltados para o exterior em grande escala.

Celebração

Milhares de leitores e escritores de mais de cem países se reúnem para comemorar a data com iniciativas para promover a leitura, feiras do livro, lançamentos literários, contações de histórias, noites de autógrafos, bate-papos com autores, maratonas de leitura, e a tradicional troca de livros por rosas, entre muitos outros eventos. Sendo que, neste dia, também é celebrado o aniversário da morte de dois grandes mestres da literatura, William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Na Europa e na América, por exemplo, a data é comemorada com a já tradicional World Book Night, uma celebração anual que tem o objetivo de promover o amor pelos livros e pela leitura, além de criar novos leitores por meio da doação de exemplares para o público e para as bibliotecas, entregues por voluntários.


Em sua 13ª edição, o evento desde ano, organizado pela The Reading Agency, apresenta a nova série Quick Reads, composta por livros curtos e grandes histórias recém-publicadas de autores best-sellers, escritos num estilo acessível e fácil de ler. Afinal, eles são uma ferramenta valiosa para aumentar as habilidades de leitura, a confiança e o envolvimento na aprendizagem, levando milhares de adultos a ler, e desfrutar de um livro pela primeira vez. Sendo que, os autores dos livros renunciaram aos seus direitos e os editores concordaram em pagar os custos de produção das edições impressas.

Entre os seis títulos selecionados estão “Those People Next Door” de Kia Abdullah,  “Boys Don’t Cry” de Malorie Blackman, “Game On” de Matt Cain, “Without Warning and Only Sometimes de Kit de Waal, “The Jealousy Man”  de Jo Nesbo, e “The Last Summer”  de Karen Swan.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor neste post.

Feliz Dia Mundial do Livro!

0 Comments:

Postar um comentário