Festa Literária Internacional de Paraty 2018

Já começou um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).


Em sua 16ª edição, a Flip promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, exposições, shows, lançamentos, debates e bate-papos com mais de 33 convidados nacionais e internacionais. Sendo que este ano, o evento, que acontece até o dia 29 de julho na cidade histórica de Paraty, irá homenagear a poetisa e escritora, Hilda Hilst.

Convidados

Durante cinco dias, a Festa Literária reúne em sua programação inúmeros autores, ilustradores, jornalistas, atores, músicos, poetas, tradutores, críticos e pensadores de diversas áreas, que participam de 19 mesas de debates, nas quais serão discutidos os mais variados assuntos, como a literatura, o jornalismo, o cinema, a poesia, o preconceito, os direitos humanos, a arte, o feminismo, a fotografia, a música, o teatro, e muito mais.

Entre os convidados internacionais estará o renomado escritor e ensaísta americano, vencedor do Prêmio Pulitzer de Melhor Ficção 2017, Colson Whitehead, assim como os autores André Aciman (Me Chame pelo Seu Nome) e Marissa Meyer (Sem Coração e Crônicas Lunares), além da escritora e jornalista franco-marroquina Leïla Slimani (Canção de Ninar).

Também estarão presentes no evento o escritor franco-congolês Alain Mabanckou, a escritora, jornalista e poetisa portuguesa Maria Teresa Horta, o jornalista e historiador britânico Simon Sebag Montefiore, a autora italiana Igiaba Scego, o poeta e tradutor suíço Fabio Pusterla, a escritora russa Liudmila Petruchévskaia, a autora argentina Selva Almada, o autor britânico Christopher de Hamel, e a dramaturga portuguesa radicada no Brasil Maria Adelaide Amaral.

Já entre os convidados nacionais estará a renomada atriz Fernanda Montenegro, a compositora, pianista e escritora Jocy de Oliveira, a pesquisadora e ativista dos direitos humanos Djamila Ribeiro, o fotógrafo e jornalista Eder Chiodetto, o poeta e escritor Sérgio Sant'Anna, a autora e ilustradora Lúcia Hiratsuka, o jornalista, escritor e roteirista de cinema Marçal Aquino e a atriz Patrícia Pillar. Assim como a poetiza e atriz Elisa Lucinda e os autores  Xico Sá, Thalita Rebouças, Aline Valek, Luiza Trigo, Chris Melo, André Gordirro, além de muitos outros.

As mesas da programação principal da Flip serão transmitidas gratuitamente via streaming pelo canal oficial do evento no YouTube. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo Twitter e pelo Facebook.

Mais eventos

Além da Flip, a cidade fluminense de Paraty também abriga uma série de eventos paralelos a festa literária, como a tradicional Flip+, realizada na Casa da Cultura. Com uma programação dedicada a literatura, a Flip+ contará com oficinas, apresentações artísticas e musicais, mesas literárias, saraus, seções de cinema, e muito mais.

Sendo que, a Casa da Cultura abriga ainda a FlipZona, considerada a “ala jovem” da Flip, uma iniciativa de cultura, educação e tecnologia, que tem como objetivo incentivar o habito de leitura nos jovens por meio das novas mídias. Tendo como foco a produção audiovisual, o evento também promove a convergência entre a literatura, o patrimônio cultural local, novas tecnologias e redes sociais, por meio da exibição de filmes e mini documentários seguidos de mesas literárias e rodas de conversa sobre novas formas de linguagem.

Há ainda a Flipinha, um espaço dedicado especialmente ao público infantil, que promove o encontro de diferentes gerações com alguns dos mais renomados autores e ilustradores, além de contar com diversas atividades realizadas pelo Programa Educativo da Flip, uma das novidades desta edição. O evento, que acontece na Praça da Matriz, também contará com as tradicionais árvores de livros, atividades de mediação de leitura, exibições de curtas-metragens da Anima Mundi, oficinas, e muito mais.

Durante a Flip, 12 das 22 casas parceiras vão contar com uma programação educativa para todas as idades, com direito a oficinas de escrita, narrações de histórias, mostra de cinema infantil e juvenil, entre outras atividades dentro do conceito do Programa Educativo da Flip de formação de leitores de diferentes gerações.

Confira a programação completa da Flip no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário