Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é o “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a proteção aos direitos autorais, e o desejo de compartilhar ideias e conhecimentos, para inspirar compreensão, tolerância e sociedades inclusivas.

Designed by Freepik

Como em todos os anos, nesta mesma data, a UNESCO concede a uma cidade o título de Capital Mundial do Livro, que demonstra a sua importância no cenário da literatura. Em 2018, a cidade escolhida é Athenas, na Grécia, em reconhecimento a qualidade de suas atividades, apoiadas por toda a indústria do livro, com o objetivo de tornar os livros acessíveis a toda a população da cidade, incluindo imigrantes e refugiados.

Eventos Literários

Milhares de leitores e escritores de mais de cem países se reúnem neste dia para comemorar a data com iniciativas para promover a leitura, como feiras do livro, lançamentos literários, contações de histórias, noites de autógrafos, bate-papos com autores e a tradicional troca de livros por rosas, entre muitas outras atrações. 

No Brasil, por exemplo, a data é comemorada com inúmeros eventos, a começar pela 17ª edição da festa São Jorge de Rosas e Livros, que acontece hoje, das 18h às 21h, no Hub Minas Digital, em Belo Horizonte, onde o “Sempre um Papo” promove a troca de livros por rosas, além de diversas apresentações musicais.

Já em São Paulo, o Parque Villa-Lobos se torna mais uma vez palco das comemorações promovidas pela Amazon, com o intuito de incentivar a leitura. No evento, que acontece entre 21 e 22 de abril, os leitores poderão doar e trocar livros, além de participar de inúmeras atividades relacionadas à leitura, para todas as idades, além de uma experiência de leitura digital.

Enquanto que na Colômbia, as comemorações ocorrem na 31ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FilBo), que este ano tem a Argentina como país homenageado, a data é celebrada com apresentações artísticas, contações de histórias, oficinas, lançamentos, debates e bate-papos com inúmeros autores, e muito mais.

Também comemorando o Dia Mundial do Livro, a Saraiva lançou a campanha “Quem lê compartilha: histórias e imaginação”, com descontos de até 70% em livros nacionais e importados, incluindo e-books e boxes. Sendo que, nesta segunda-feira tem inicio a Semana do Livro na Amazon com até 80% de desconto em livros, e-books e no Kindle.

World Book Night

Na Europa e na América tem ainda a World Book Night, uma celebração anual que tem o objetivo de promover o amor pelos livros e pela leitura, além de criar novos leitores por meio da doação de exemplares para o público, entregues por voluntários.


Em sua oitava edição, o evento desde ano, organizado pela The Reading Agency, teve 23 livros selecionados por um grupo independente de bibliotecários e livreiros. Sendo que, os autores dos livros renunciaram aos seus direitos e os editores concordaram em pagar os custos de produção das edições impressas.

Entre as obras estão o best-seller “Loney” de Andrew Michael Hurley, os suspenses “Um de Nós está Mentindo” de Karen McManus e “Fraude Legítima de E. Lockhart, o horror “A Mulher de Preto” de Susan Hill, a fantasia “A Gaiola Dourada” de Vic James, a ficção científica “Satellite” de Nick Lake, e muito mais.

Assim, nesta segunda-feira, milhares de pessoas saem às ruas, no Reino Unido, na Alemanha, nos Estados Unidos e na Irlanda, distribuindo mais de 250 mil livros aos membros de suas comunidades, compartilhando a paixão pelos livros e pela leitura, de pessoa a pessoa.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor neste post.

Feliz Dia Mundial do Livro! 😊📚

0 Comments:

Postar um comentário