London Book Fair 2017

Já começou um dos maiores e mais importantes eventos da indústria do livro, a Feira do Livro de Londres, que este ano tem a Polônia como convidada de honra.


O evento, que acontece até o dia 16 de abril no Centro de Convenções Olympia, em West London, contará com mais de 1.500 empresas de 60 países, expondo seus livros, participando de cerca de 220 eventos e realizando negócios nas áreas de direitos autorais, vendas e distribuição de conteúdo através de impressão, áudio, TV, cinema e canais digitais. 

Programação

Em sua 46ª edição, a feira do livro irá reunir inúmeros profissionais da indústria editorial de diversas partes do mundo, entre eles escritores, poetas, ilustradores e designers gráficos, bibliotecários, editores, livreiros, agentes literários, jornalistas, entre muitos outros.

Tudo isso, em espaços como o “Author HQ”, projetado para fornecer conhecimento e ferramentas a escritores que precisam tomar decisões em relação à publicação de seu trabalho, e o “PEN Literary Salon”, no qual são discutidas questões mais sensíveis como a censura e a liberdade de expressão. 

Há ainda os tradicionais “Literary Translation Centre”, dedicado à tradução, o “The Poetry Pavilion”, dedicado à poesia, o “The Children’s Hub”, dedicado à literatura infantil e juvenil, e o “Illustrator”, que dá aos ilustradores a oportunidade de expor seus trabalhos como parte de uma galeria de exposição coletiva. Sem falar na 3ª edição do “Literary Festival Forum”

Novidades

Nesta edição, a London Book Fair irá prestar uma homenagem especial à Polônia, lançando o programa “Poland Market Focus”, realizado em parceria com o British Council e o Polish Book Institute. O programa, que ocorre no “Polish Pavilion”, levará a feira uma delegação de renomados autores e ilustradores para representar a diversidade da literatura polonesa contemporânea. Entre eles estarão o jornalista, editor e autor Zygmunt MiÅ‚oszewski, o romancista e poeta Jacek Dehnel, a poeta e autora Wioletta Greg, e muitos outros.

Sendo que, a feira do livro também irá realizar o “Spotlight on India”, uma série de eventos especiais para celebrar a vibrante cultura e história do país, como parte da iniciativa “India Year of Culture 2017” do British Council, que levará aos quatro pavilhões da feira uma delegação de renomados autores e cerca de 40 expositores.

Autor do Dia

A Feira também contará com diversos eventos abertos ao público em geral, como o tradicional “Author of the Day” (Autor do Dia), que apresenta um autor convidado a cada dia da feira, na qual participam de seminários, sessões de autógrafos e bate-papos, além de posar para fotos com os fãs. 

Entre os convidados deste ano, estará o escritor, dramaturgo e roteirista irlandês, Roddy Doyle, autor de onze aclamados romances, entre eles “Paddy Clarke Ha Ha Ha”, livro que lhe rendeu o Man Booker Prize de 1993. Há ainda a autora polonesa Olga Tokarczuk, cujos romances já foram traduzidos para 29 idiomas, e venderam inúmeras cópias em todo o mundo. Adorada pelos leitores e elogiada pelos críticos e estudiosos da literatura, ela escreveu nove romances, várias coleções de contos e ensaios, além de ter ganhado diversos prêmios.

Já no último dia do evento, tradicionalmente dedicado a um autor infanto-juvenil, será a vez do premiado escritor britânico Michael Morpurgo, autor de mais de 140 livros como “The Butterfly Lion” (1996) e “An Elephant in the Garden” (2010). Além do bestseller “Cavalo de Guerra” (1982), adaptado para os cinemas em 2011, e indicado ao Oscar 2012 de Melhor Filme.

A London Book Fair contará ainda com a presença do autor bestseller polonês Andrzej Sapkowski, aclamado pela série de fantasia “The Witcher”, que inspirou a famosa franquia de vídeo games. Além da premiada escritora escocesa de romances policiais Val McDermid (The Mermaids Singing) e da autora irlandesa de literatura YA, Sarah Crossan (One). Assim como da escritora e colunista turca Elif Åžafak, do poeta zambiano Kayo Chingonyi, do editor, tradutor e autor britânico Daniel Hahn, da autora e ilustradora da Estônia, Piret Raud, do poeta indiano Mohan Rana, do escritor russo Alexey Ivanov, entre muitos outros convidados.

Confira a programação completa no site oficial da The London Book Fair.

0 Comments:

Postar um comentário