Entrelinhas estréia quadro sobre Clássicos da Literatura

O programa Entrelinhas da TV Cultura estreia, neste domingo, seu mais novo quadro, “Por que ler os Clássicos”, no qual irá apresentar os maiores clássicos da literatura universal de uma forma mais didática.

Apresentado por Paula Picarelli, o quadro pretende aproximar o telespectador dos clássicos literários, e para isso contará com a ajuda de escritores, críticos literários, jornalistas, e muitos outros.

foto: divulgação
Tendo a obra de Dante Alighieri como tema, esta primeira edição contará com a presença do poeta Eduardo Sterzi, maior estudioso brasileiro da obra do autor. Sterzi irá falar sobre a obra Divina Comédia, monumental e complexo poema que parte da cosmologia medieval (Paraíso, Purgatório e Inferno) para iniciar a literatura moderna.

O quadro apresentará ainda entrevistas com o diretor do filme Ex-Isto, Cao Guimarães e com o filósofo, letrista de música e poeta carioca Antonio Cicero. Irmão da cantora Marina e também seu parceiro na música, Antonio Cicero participou do projeto Estante Viva, do SESC Belenzinho, em São Paulo, e contou sobre a importância da cultura da Antiguidade grega para seus ensaios e para sua poesia.

Já o trabalho do cineasta mineiro, Cao Guimarães é baseado no romance experimental Catatau, do poeta Paulo Leminski. A abordagem explora uma viagem imaginária do filósofo racionalista francês René Descartes, como integrante da expedição de Maurício de Nassau ao Brasil.

O programa vai ao ar amanhã, às 21h30, na TV Cultura, podendo também ser assistido ao vivo pelo site CMAIS.

0 Comments:

Postar um comentário