Tem início a 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

Começa, hoje, a 14ª edição da Jornada Nacional de Literatura, um dos maiores eventos literários da região, que acontece a cada dois anos na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul.


Com o tema “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”, o evento comemora 30 anos, nesta edição, reunindo, até o dia 26 de agosto, 122 escritores nacionais e internacionais, artistas e acadêmicos, numa programação que inclui palestras, conversas com autores, cursos, espetáculos musicais, teatrais e de dança, além de oficinas, filmes e exposições.

Sem falar no 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, sobre o tema Culturas, Leituras e Interações: das comunidades orais às redes sociais; o 4º Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras; o 3º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos; e o 2º Seminário Internacional de Contadores de Histórias, que também integram a programação do evento.

Em uma semana inteira de grandes atrações literárias e culturais, a discussão sobre os novos formatos digitais e as suas possibilidades vai estar em pauta na 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, norteando os debates, e discutindo a questão de que a tecnologia pode ser usada para o estímulo da leitura e da formação de público para a arte.

A abertura oficial acontece na imensa lona do Circo da Cultura no campus da Universidade de Passo Fundo, com o espetáculo “Mil Tempos”, da Intrépida Trupe, um grupo circense carioca que incorpora elementos da dança, música, teatro e poesia em seu repertório. A organização tem a expectativa de receber um público de mais de 30 mil pessoas.

Entre os convidados desta noite estão à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o escritor premiado português Gonçalo M. Tavares, os argentinos Beatriz Sarlo e Alberto Manguel, o americano Nick Montfort, o britânico Peter Hunt, o tunisiano Pierre Lévy e a britânica Kate Wilson. Além dos autores brasileiros Maurício de Sousa, Edney Silvestre, Marcia Tiburi, Elisa Lucinda e a jornalista Eliane Brum, entre muitos outros.

Confira a programação no site oficial do evento.

0 Comments:

Postar um comentário