Uma Homenagem ao 112º Aniversário de Jorge Luis Borges

"Sem leitura não se pode escrever. Tão pouco sem emoção, pois a literatura não é, certamente, um jogo de palavras. É muito mais. Eu diria que a literatura existe através da linguagem, ou melhor, apesar da linguagem." (Borges)

Nesta quarta-feira, a página inicial do site de buscas, Google, exibe seu mais novo doodle, uma homenagem ao escritor e poeta argentino, Jorge Luis Borges, que completaria hoje 112 anos.


O doodle, nome dado aos logos comemorativos do Google, produzido com inspirações surrealistas, tendência presente nas obras de Borges, mostra uma imagem do autor de costas observando seu imenso mundo narrativo.

Jorge Luis Borges / foto: divulgação
Nascido na capital argentina, Buenos Aires, em 1899, o escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta, Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo teve seu trabalho traduzido e publicado extensamente em diversos países do mundo, contribuindo significativamente com o gênero da literatura fantástica, presente em suas obras.


Borges iniciou sua carreira publicando seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Trabalhou como bibliotecário e professor universitário público e, em 1955, foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e se tornou professor de literatura na UBA – Universidade de Buenos Aires.

Mas foi apenas em 1961, que o escritor se tornou destaque no cenário internacional quando recebeu o Prêmio Formentor, concedido pelo Congresso Internacional de Editores. O autor recebeu também prêmios e títulos por parte dos governos da Itália, França, Inglaterra e Espanha.

Entre seus livros mais famosos estão Ficciones (1944) e O Aleph (1949). Já entre suas últimas poesias estão La moneda de hierro (1976), Historia de la noche (1976), La cifra (1981) e Los conjurados (1985).

Conheça a biografia do escritor no site Educação UOL.

0 Comments:

Postar um comentário