Pierre Lévy e Gilberto Gil em debate sobre Cibercultura

O projeto Oi Futuro Cabeça promove, hoje, um encontro entre um dos mais proeminentes pensadores da atualidade, Pierre Lévy e o cantor e compositor Gilberto Gil, para discutir temas como cibercultura, hipertexto e mídias digitais.

Gilberto Gil e Pierre Lévy / foto:divulgação
Com a criação de novas mídias, o mundo tem assistido a transformação do papel do escritor e, principalmente, do leitor, o que fez surgir à importante questão sobre o futuro do livro impresso.

Esta noite, Lévy e Gil irão debater sobre essa e muitas outras questões ao discutir os rumos da literatura frente ao crescimento das mídias digitais.

Professor da Universidade de Quebec, entusiasta das possibilidades cognitivas da Internet, Pierre Lévy foi quem propôs o conceito de “inteligência coletiva” no começo dos anos 90, quando a internet comercial dava seus primeiros passos. É também autor de clássicos como “Cibercultura” e “O que é o virtual?”

Já Gilberto Gil é um dos criadores do movimento tropicalista e está em cena há quase 50 anos como um dos artistas mais importantes do país. Como Ministro da Cultura, de 2003 à 2008, colocou o Brasil na vanguarda mundial das políticas culturais digitais.

Com curadoria das professoras Cristiane Costa e Heloisa Buarque de Hollanda, o Oi Futuro Cabeça é um projeto da Aeroplano Editora com o patrocínio da Oi e Secretaria de Cultura do Rio. Nos próximos meses, o projeto irá promover debates entre grandes pensadores internacionais e nacionais sobre a Literatura e a Cibercultura.

Com o tema “o poder da palavra no universo da Cibercultura”, o evento terá início esta noite, às 19h30 no Oi Futuro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A entrada é franca, com distribuição de senhas meia hora antes do evento e telões do lado de fora para quem não conseguir lugar no teatro.

E para aqueles que não puderem comparecer, o evento será transmitindo ao vivo pelo site oficial do Oi Futuro.

0 Comments:

Postar um comentário