Uma mensagem especial no Mês do Livro Infantil

Mais de cem países celebraram em 02 de abril, o “Dia Internacional do Livro Infantil”, uma data criada em homenagem ao aniversário do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, considerado o pai dos contos de fadas.

Image by Freepik

A data foi instituída, em 1967, pela International Board on Books for Young People (IBBY), uma organização sem fins lucrativos que representa uma rede internacional de pessoas de diversas partes do mundo com a missão de inspirar o amor pela leitura nos mais jovens, e chamar a atenção para os livros infantis.

Uma mensagem especial

Como ocorre todos os anos, para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, a IBBY escolheu um tema e convidou um proeminente autor de um dos seus países membros para escrever uma mensagem de incentivo à leitura para as crianças do mundo inteiro, que é acompanhada por um cartaz, especialmente, criado para esta data por um famoso ilustrador, também do país anfitrião.

Com o tema “Atravesse os mares nas asas da sua imaginação”, o país convidado deste ano é o Japão, sendo representado pelo ilustrador Nana Furiya, e pela proeminente autora Eiko Kadono. Juntos, eles celebram o poder dos livros infantis com uma história sobre o poder da imaginação, pois acreditam que fomentar a imaginação levará à compreensão mútua e a um espírito de tolerância.

As histórias viajam, voando nas asas, desejando ouvir a batida alegre do seu coração

Eu sou uma história itinerante. Eu voo para qualquer lugar. 
Nas asas do vento, ou nas asas das ondas, ou às vezes em minúsculas asas de areia. Claro, eu também viajo nas asas das aves migratórias. E até mesmo aqueles de aviões a jato.

Eu sento ao seu lado. Abrindo as páginas, conto uma história, aquela que você quer ouvir.

Você gostaria de uma história estranha e maravilhosa?

Ou que tal um triste, assustador ou engraçado?

Se você não quiser ouvir agora, tudo bem também. Mas eu sei que um dia você vai. Quando fizer isso, basta gritar: “História de viagem, venha. Sente-se ao meu lado!

E eu voarei para lá.

Tenho tantas histórias para compartilhar.

Que tal a história de uma ilhota cansada de ficar sozinha que aprendeu a nadar e saiu em busca de um amigo?
Ou a história de uma noite misteriosa em que duas luas apareceram.
Ou aquela sobre o Papai Noel se perder.

Ah, eu posso ouvir seu coração. Está batendo mais rápido.
Flitter-flutter, thumpity-thump, pitter-tatter, bumpety-bump.
A história de viagem saltou para dentro e acelerou seu coração.
Você se tornará uma em seguida, abrindo suas asas para voar.

E assim nasce mais uma história de viagem.

-  Eiko Kadono


Saiba mais no site oficial do IBBY (em inglês).

0 Comments:

Postar um comentário