Prêmio Jabuti de Literatura 2016

terça-feira, junho 07, 2016 Iuçara Soares 0 Comentários


Estão abertas as inscrições para o mais prestigiado e tradicional concurso literário do Brasil, o Prêmio Jabuti de Literatura.


Em sua 58ª edição, o prêmio considerado um dos maiores e mais amplos do país, irá contemplar 27 categorias, que abrangem as diversas áreas de criação e produção do livro, entre elas, a tradução, a ilustração, a capa e o projeto gráfico. Além das categorias tradicionais como o romance, os contos e crônicas, a poesia, a reportagem, entre muitas outras. Sem falar nas categorias, Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, que são as mais cobiçadas do prêmio.

Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o concurso é aberto a editores, escritores, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers, que podem concorrer apenas com obras inéditas, de autores brasileiros, natos ou naturalizados, publicadas em língua portuguesa no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015.

As inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de julho pelo site oficial do prêmio. Os concorrentes devem ainda enviar cinco exemplares da obra inscrita, pelo correio, junto com uma cópia da ficha de inscrição e do boleto quitado, para o seguinte endereço:

58° Prêmio Jabuti 2016
Câmara Brasileira do Livro
Av. Ipiranga, 1.267 – 10º andar
CEP 01039-000
São Paulo – SP

Os vencedores de cada categoria serão premiados com a quantia de 3.500 reais, além do troféu Jabuti. Já os segundos e terceiros colocados de cada categoria receberão apenas os troféus. Sendo que os vencedores das categorias Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção receberão, cada um, o troféu Jabuti dourado e a quantia de 35 mil reais. O resultado do concurso será divulgado por meio da Imprensa e estará disponível no site oficial do prêmio e da CBL.

Curadoria

A Comissão julgadora desta edição será formada pela curadora e escritora, Marisa Lajolo, assim como por um Conselho Curador composto por especialistas das áreas de literatura, ciências humanas e área científica, entre eles Antônio Carlos de Moraes Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos de Menezes e Pedro Almeida. Além de um júri composto por três profissionais habilitados.

A votação será dividida em duas etapas, sendo que na primeira serão selecionadas as 10 melhores obras em cada uma das 27 categorias. Já a segunda etapa define os três primeiros lugares de cada categoria. Além das categorias Livro do Ano de Ficção e Não-Ficção, que serão reveladas durante a cerimônia de entrega das estatuetas.

Para mais informações confira o regulamento do prêmio no seu site oficial.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!