Festa Literária Internacional de Paraty 2016

A cidade histórica de Paraty se torna palco hoje de um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).


Em sua 14ª edição, a Flip promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, exposições, shows, lançamentos, debates e bate-papos com mais de 40 convidados nacionais e internacionais. Sendo que o evento deste ano, que acontece até o dia 03 de julho, irá homenagear a poeta, crítica literária, tradutora e escritora carioca, Ana Cristina Cesar.

Convidados

Durante cinco dias, a Festa Literária reúne em sua programação 39 autores, assim como inúmeros ilustradores, jornalistas, atores, músicos, poetas, tradutores, críticos e pensadores de diversas áreas, que participam de 21 mesas de debates, nas quais serão discutidos os mais variados assuntos, como a literatura, o jornalismo, a ciência, o cinema, a arquitetura, a poesia, além de muitos outros, sob a curadoria do jornalista Paulo Werneck.

Entre os convidados internacionais estará a jornalista e escritora bielorrusa, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2015, Svetlana Alexievich, o premiado historiador e escritor britânico Kenneth R. Maxwell, o romancista e roteirista escocês Irvine Welsh, o autor norueguês Karl Ove Knausgård. Assim como a escritora mexicana Valeria Luiselli, o escritor e historiador americano Benjamin Moser e o romancista holandês Arthur Japin.

Além do poeta e escritor sírio Abud Said, do autor, jornalista e roteirista português Ricardo Araújo Pereira, do arquiteto italiano Francesco Careri, do agente literário e autor americano Bill Clegg, do romancista mexicano Álvaro Enrigue, da autora peruana Gabriela Wiener, e da autora, poeta, ilustradora e historiadora britânica Helen Macdonald.

Já entre os convidados nacionais estará o repórter e autor Caco Barcellos, o poeta Armando Freitas Filho, o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, o ensaísta e autor Sérgio Alcides, a roteirista e escritora Tati Bernardi. Assim como o poeta e escritor Leonardo Fróes, o neurocirurgião e autor Henry Marsh, a neurocientista e autora Suzana Herculano-Houzel, o ator, poeta e pesquisador Ramon Nunes Mello, e os escritores J.P. Cuenca e Marcílio França Castro, além de muitos outros.

As mesas da programação principal da Flip serão transmitidas ao vivo pelo streaming do site oficial do evento. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo YouTubeTwitter e Facebook.

Mais eventos

Além da Flip, a cidade fluminense de Paraty também abriga uma série de eventos paralelos a festa literária, como a tradicional FlipMais, realizada na Casa da Cultura, entre os dias 30 de junho a 2 de julho. O evento contará com exibição de filmes, documentários e reportagens que mostram a força do cinema e da TV no resgate de nossa cultura. Assim como  mesas literárias, nas quais serão discutidos inúmeros assuntos, como os 10 anos do Profissão Repórter, e muito mais.

Há ainda um evento destinado, especialmente, ao público infantil, a Flipinha, que instala em uma tenda na Praça da Matriz parte do acervo de 15 mil livros da Biblioteca Casa Azul, além de reunir em sua programação alguns dos mais renomados autores e ilustradores para representar a diversidade de gêneros e a criatividade da literatura infanto-juvenil brasileira, em espaços com a tradicional “Ciranda dos Autores”, que acontece de 30 de junho a 3 de julho na Casa da Cultura.

Entre os convidados estarão à autora e colunista Adriana Carranca, a ilustradora e escritora Aline Abreu, o ator e escritor Lázaro Ramos, a escritora e ilustradora Angela-Lago, a arte-educadora, autora e ilustradora Patricia Auerbach, o artista plástico, ilustrador e cenógrafo Guto Lacaz, e muitos outros.

Tem também a FlipZona, a “ala jovem” da Flip, uma iniciativa de cultura, educação e tecnologia, que tem como objetivo incentivar o habito de leitura nos jovens por meio das novas mídias. Tendo como foco a produção audiovisual, o evento também promove a convergência entre a literatura, o patrimônio cultural local, novas tecnologias e redes sociais.

O evento contará ainda com um concerto promovido pelo Circuito BNDES Musica Brasilis, que apresentará, no dia 30 de junho na Igreja da Matriz, o espetáculo “Cartas Leopoldinas” em homenagem a Princesa Leopoldina da Áustria, esposa de D. Pedro I. Ao som de piano, flauta e cello, os músicos irão executar as obras dos compositores Kozeluch e Neukomm, intercaladas pelas cartas de Leopoldina, interpretadas pela atriz Carol Castro.

Também haverá uma oficina especial realizada em parceria com o British Council Brasil para celebrar a vida e obra do renomado dramaturgo e escritor britânico William Shakespeare, nos 400 anos de sua morte. A oficina contará com a presença de inúmeros autores, que irão abordar sua relação com os textos de Shakespeare, apresentando novas leituras e análises sobre seu trabalho.

Confira a programação completa da Flip no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário