Festival Internacional de Quadrinhos 2015

quarta-feira, novembro 11, 2015 Iuçara Soares 0 Comentários ,


Atenção fãs dos quadrinhos, a cidade de Belo Horizonte se torna palco hoje do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), que este ano irá homenagear o renomado cartunista baiano Antônio Cedraz.


Consagrado com o título de Mestre do quadrinho Nacional, Antônio Luiz Ramos Cedraz, falecido em 2014, é mundialmente conhecido como o pai da “Turma do Xaxado”, uma de suas tiras mais famosas publicadas em dezenas de jornais e revistas do Brasil, da Angola, de Cuba e de Portugal. Ao longo dos seus mais de 40 anos de carreira, Cedraz publicou inúmeras obras e foi agraciado com seis HQMIX, um dos principais prêmios dos quadrinhos brasileiros.

Programação

Em sua 9ª edição, a FIQ promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a lançamentos, sessões de autógrafos, exposições, oficinas, encontros, debates e bate-papos com convidados nacionais e internacionais, que irão discutir temas como a questão de gênero, a diversidade cultural, e muito mais.

Serão cerca de 100 convidados participando do evento, entre eles o quadrinista britânico Mike McKone, conhecido por seu trabalho em “Novos Titãs” e “Vingadores”, além dos artistas americanos Jeff Smith, o criador da série de história em quadrinhos “Bone”, e Howard Victor Chaykin, que já escreveu, desenhou e publicou milhares de páginas de quadrinhos, entre eles o título “Black Kiss”.

Já entre os convidados nacionais temos o jornalista e ilustrador Alexandre Beck, criador das tiras do “Armandinho”, a ilustradora internacional Carol Rossetti, o quadrinista e membro da Academia Brasileira de Letras, Mauricio de Sousa (Turma da Mônica). Assim como os renomados artistas Will Conrad (Wolverine), Júlio Ferreira (Lanterna Verde), Eduardo Pansica (Batman Eternal), Joe Prado (Liga da Justiça), Fábio Moon e Gabriel Bá (Dois Irmãos).

Sem falar nos famosos autores do projeto Graphic MSP, Danilo Beyruth (Astronauta: Singularidade), Artur Fujita (Turma da Mata), Gustavo Duarte (Chico Bento: Pavor Espaciar), e Rogério Coelho, que irá lançar na FIQ “Louco: Fuga”, a última história em quadrinhos da Graphic MSP em 2015. Sendo que, o evento conta ainda com os irmãos Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (Turma da Mônica: Laços), a dupla Luís Felipe Garrocho e Eduardo Damsceno (Bidu: Caminhos), e o casal Cris Eiko e Paulo Crumbim (Penadinho: Vida), entre muitos outros.

O festival, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, conta com a coordenação geral de Afonso Andrade e a curadoria de Daniel Werneck e Ana Koehler. O evento acontece até o dia 15 de novembro, na Serraria Souza Pinto, Av. Assis Chateaubriand, nº 809 - Centro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A entrada é gratuita.

Confira a programação completa da FIQ em seu site oficial.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!