Fliporto 2015

A cidade de Olinda se torna palco hoje da Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto, que este ano irá homenagear o renomado autor e poeta português, Fernando Pessoa.


Com o tema “Minha pátria é a língua portuguesa”, o evento, que acontece até o dia 15 de novembro, irá abordar o cenário da literatura criada em Portugal e no Brasil e os principais intercâmbios contemporâneos, com o intuito de realizar uma grande reflexão sobre a nossa língua.

“Assim, unidos pelo idioma, Brasil e Portugal estabelecem uma interessante relação dialógica, fator que permite que os escritores portugueses sejam bastante conhecidos e lidos em nosso país. A literatura portuguesa influenciou a construção de nossa identidade literária, visto que as primeiras manifestações da literatura nacional ocorreram durante o período colonial”, destaca o presidente do Conselho Cultural da Fliporto, Antônio Campos, no site oficial do evento.

Programação

Em sua 11ª edição, o evento promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, palestras, contação de histórias, apresentações artísticas, lançamentos, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com ilustres convidados nacionais e internacionais.

Entre eles o autor e tradutor espanhol Javier Cercas, colunista do jornal El País, o escritor, tradutor e pesquisador americano Richard Zenith, o romancista e tradutor israelense Ioram Melcer, a escritora portuguesa, Manuela Nogueira, sobrinha de Fernando Pessoa, e responsável por abrir, na sexta, dia 13, às 19h, o Congresso Literário. Assim como o professor brasileiro Pasquale Cipro Neto, idealizador do programa Nossa língua portuguesa da TV Cultura, e colunista do jornal Folha de S. Paulo, responsável por encerrar o evento.

Também estarão presentes ilustres convidados portugueses como o autor Miguel Sousa Tavares, o romancista, compositor e cantor Sérgio Godinho, o professor e ensaísta Alfredo Antunes, o premiado poeta, romancista e dramaturgo Paulo José Miranda e o autor André Morgado, que lança no evento a graphic novel “A Vida Oculta de Fernando Pessoa”, ao lado do ilustrador brasileiro Alexandre Leoni.

Já entre os convidados nacionais estarão o jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno, a escritora e jornalista Luize Valente, atual editora na GloboNews, e o romancista e autor de peças de teatro e novelas de TV, Mario Prata. Além do cantor e compositor Alceu Valença, do ensaísta, poeta e professor Arnaldo Saraiva, e dos autores Clovis Levi, Josué Limeira, e muitos outros.

Espaços

Assim, durante quatro dias, a Fliporto reúne em sua programação inúmeros escritores, ilustradores, jornalistas e personalidades, para discutir os mais variados assuntos, como a culinária, a música, o cinema, a poesia, a memória e a história, a língua portuguesa, e o incentivo à leitura. Tudo isso em espaços como o “Congresso Literário”, considerado o principal centro de debates do evento.

Além do “CineFliporto”, dedicado especialmente aos amantes do cinema, a “Fliporto Galera” e a “Fliporto Galerinha”, que consiste em dois espaços dedicados ao público infantil e juvenil. Sem falar, na 3ª edição da “Fliporto Cordel”, um espaço especialmente dedicado ao gênero, que contará com uma feira de cordéis, na qual 10 poetas cordelistas irão expor seus trabalhos em estandes. Entre eles estarão Luiz Esperantivo, Rivani Nasario, José Evangelista e outros.

Sendo que, uma das novidades desta edição será a Praça de Alimentação, um espaço de 500 m²  onde serão montados oito food trucks, que também contarão com música ao vivo. Já paralelo a Fliporto, acontece a 6ª edição da Feira Internacional do Livro de Pernambuco, que irá homenagear os 50 anos da Geração 65 de escritores pernambucanos. A feira, que ocorre este ano no Colégio São Bento, contará com inúmeros títulos disponíveis para lançamentos e autógrafos.

Há também o tradicional “Circuito Gastronômico”, composto por nove restaurantes da cidade de Olinda, nos quais os visitantes poderão degustar a culinária regional e alguns dos tradicionais pratos da cozinha portuguesa, especialmente elaborados para o evento literário, como também alguns dos pratos prediletos de Fernando Pessoa, sendo que, cada prato foi caracterizado com um nome dos mais de 70 heterônimos criado pelo escritor.

A Fliporto ocorre, das 10h às 22h, nos cerca de seis mil metros quadrados do Colégio São Bento, no Sítio Histórico da cidade, e em uma das mais belas Igrejas barrocas do Brasil, a do Mosteiro de São Bento, onde acontece a cerimônia de abertura do evento, que será gratuito.

Para aqueles que não poderem comparecer ao festival, o Congresso Literário da Fliporto será transmitido ao vivo pelo streaming do seu site oficial. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo YouTube e pelo Twitter.

0 Comments:

Postar um comentário