Feira do Livro de Frankfurt 2015

Tem inicio hoje um dos maiores eventos literários do mundo, a 67ª edição da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, que este ano terá a Indonésia como país homenageado.


Considerada a maior feira internacional da indústria da publicação, o evento, que acontece entre os dias 14 a 18 de outubro, na cidade de Frankfurt na Alemanha, contará com cerca de 7.200 expositores de mais de 100 países, além de inúmeros autores, jornalistas, ilustradores e profissionais da indústria editorial, de cinema e de jogos. Sem falar, em milhares de leitores do mundo inteiro.

Programação

Durante cinco dias, a feira contará com uma programação cultural mais internacional e mais dinâmica do que nunca, com cerca de 4 mil eventos, como palestras, exposições, lançamentos de livros, oficinas, sessões de autógrafos, exibição de filmes, apresentações artísticas, e diversas novidades, que prometem agradar a todos os públicos.

Sendo que, os três primeiros dias do evento, de 14 a 16 de outubro, serão dedicados apenas aos profissionais do mercado editorial internacional, que se reúnem para fazer negócios e participar de seminários e conferências. Também haverá diversas atividades destinadas aos professores e mediadores da leitura.

Já no final de semana, 17 e 18 de outubro, a feira é aberta ao público, que irá desfrutar de espaços como a tradicional Galeria Gourmet, o Estado das Artes, a Ágora e o Hall 4.2, além das áreas de educação, ciências, quadrinhos, ilustração, livros infantis, entre muitas outras.

Convidados

O evento também contará com a participação de inúmeros convidados internacionais e nacionais, que irão participar de debates e bate-papos sobre os mais diversos assuntos, como a literatura, a política, a educação, a culinária, as histórias em quadrinhos, os vídeo games, o cinema, a tradução, o diálogo internacional e o futuro da publicação digital.

Além de trocar idéias e discutir temas como a inovação, a tecnologia e a ciência, assim como os direitos e licenças editoriais, os audiolivros, a auto-publicação, e o futuro de jornais e revistas impressos, entre muitos outros. Sendo que, nesta edição, a feira também abordará assuntos internacionais polêmicos, como a crise de refugiados e a defesa da liberdade de expressão, em espaços como o Weltempfang - Centro de Política, Literatura e Tradução, cujo tema deste ano é “Fronteiras”.  

Entre os autores convidados estará o britânico Ken Follett, criador da trilogia “Os Pilares da Terra”, que em breve será transformada em um vídeo game, além da americana Victoria Aveyard, autora do bestseller “Rainha Vermelha”. Assim como os renomados escritores indonésios Ahmad Tohari e Eka Kurniawanda, e a autora canadense Madeleine Thien, que será premiada com o LiBeraturpreis 2015 pelo seu romance “Dogs at the Perimeter”, durante a feira do livro. 

Também estão confirmados no evento os autores Navid Kermani (Alemanha), Janne Teller (Dinamarca), Salman Rushdie (índia), Péter Gárdos (Hungria), Isabel Allende (Chile), Ilija Trojanow (Bulgária), Fernando Bonassi (Brasil), Guzel Yakhina (Rússia), Lucia Verona (Romênia), Claudia Roden (Egito), e vários outros.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

0 Comments:

Postar um comentário