Flipoços 2015

Tem inicio hoje o Festival Literário de Poços de Caldas, a Flipoços, que acontece até o dia 3 de maio, no Espaço Cultural da Urca, na cidade mineira de Poços de Caldas.


Com o tema “A Literatura como resgate da velha Infância”, a edição deste ano terá como patrono o renomado autor, jornalista e cartunista Ziraldo, que participa pela primeira vez do evento.

O festival também irá homenagear a renomada autora de livros infantojuvenis, Tatiana Belinky, e a autora e poeta, Lygia Braga Westin Romanelli, considerada uma ilustre personalidade de Poços de Caldas. Já o país homenageado será Portugal, que irá apresentar um pouco de sua cultura, arte e literatura na Flipoços. Além do estado brasileiro de Minas Gerais, no qual Ziraldo nasceu, e a Livraria Vida Social, por sua contribuição na divulgação da Literatura Brasileira.

Convidados

Comemorando sua 10ª edição, o festival promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, apresentações artísticas, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira.

Entre eles os jornalistas e escritores Zuenir Ventura e Merval Pereira, a poetiza Alice Ruiz, e o autor e cartunista Edson Aran. Além dos escritores Ignácio de Loyola Brandão, Stella Maris Rezende, Marcelo Hipólito, Thalita Rebouças, Pedro Gabriel e Babi Dewet. 

Também estão confirmados a atriz Tássia Camargo, o advogado, jornalista e professor Clóvis de Barros, o jornalista Luis Erlanger, assim como o professor e curador do prêmio Jabuti José Luiz Goldfarb, o poeta Emerson Alcalde, o roteirista, autor e jornalista Toninho Vaz, e muitos outros.

Já entre os convidados portugueses estarão o poeta e autor Luis Serguilha, o cineasta e ilustrador José Miguel Ribeiro e o dramaturgo e poeta José Luís Peixoto.

Programação

Assim, durante nove dias, o evento reúne em sua programação inúmeros escritores, poetas, jornalistas e personalidades, que irão discutir os mais variados assuntos como a literatura, o jornalismo, os quadrinhos, a poesia, a arte, a música, a gastronomia, a educação, a política,  e muito mais.

Sendo que, o festival também contará com cerca de 50 expositores, que irão apresentar mais de 80 mil títulos, além de promover lançamentos, palestras e sessões de autógrafos, entre outros eventos.

Tudo isso em espaços como a tradicional Arena Cultural, o Hora da Prosa e o Circuito Pegada Literária, inaugurado na edição passada do festival. Sem falar na 10ª edição da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, realizada simultaneamente a Flipoços, assim como a Flipocinhos, um espaço dedicado especialmente as crianças.

Confira a programação completa do evento no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário