Feira Internacional do Livro de Bogotá 2015

Já começou um dos eventos literários mais importantes da Colômbia, a Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), que este ano irá homenagear o renomado autor colombiano, Gabriel García Márquez, falecido em abril do ano passado.


Em sua 28ª edição, o evento, que acontece até o dia 4 de maio, no Centro de Convenções Corferias, terá como convidada de honra a cidade imaginária “Macombo”, retratada na obra “Cem Anos de Solidão” do Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez.

A feira do livro irá dedicar um espaço de três mil metros quadrados à obra do autor, com direito a exposições, música, criações multimídias e conferências entre biógrafos, tradutores e editores, que irão discutir o legado de Gabo.

Programação

Com o objetivo de promover a literatura e a indústria editorial, a Filbo é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo.

Assim, durante 14 dias, o evento contará com uma programação cultural variada e dinâmica, que promete agradar a todos os públicos, promovendo debates e bate-papos sobre os mais diversos temas, como a literatura, a poesia, a música, a gastronomia, o jornalismo, os direitos autorais, os livros digitais, e muito mais.

Sendo que nos dias 23 a 25 de abril, a feira também contará com a 7ª edição do “Encuentro Internacional de Periodismo”, no qual renomados jornalistas e fotógrafos de vários países irão discutir o tema “Descubriendo al periodista - Gabriel García Márquez”.

Há ainda a estreia do projeto “Alejandría Digital” na Filbo, que consiste em um pavilhão organizado exclusivamente em torno de três categorias fundamentais, a leitura, a educação e a criação de conteúdos digitais.

A feira do livro também terá uma programação especial dedicada ao público infantil e juvenil, com direito a oficinas, apresentações teatrais, salas de leitura e encontro com autores e ilustradores da literatura infantojuvenil.

Convidados

O evento contará ainda com a participação de cerca de 450 expositores de diversos países, além de mais de 200 autores, editores, jornalistas, ilustradores, poetas, músicos e dramaturgos nacionais e internacionais.

Entre eles o diretor, roteirista e escritor francês Philippe Claudel, a poetisa colombiana Piedad Bonnett, o ilustrador e escritor português Afonso Cruz, a jornalista musical britânica Sylvie Simmons e o escritor dominicano, Junot Díaz, vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção de 2008.

Assim como as autoras Sahar Delijani (Irã), Katja Petrowskaja (Ucrânia), Elvira Navarro (Espanha) e Valerie Miles (EUA), que participam do fórum “Conversaciones que le cambiarán la Vida”, no qual discutem sobre o papel da mulher na literatura.

Além do escritor chileno de romances policiais, Roberto Ampuero, do jornalista e cronista peruano Sergio Vilela, do autor britânico John Banville e dos autores brasileiros Marina Colasanti, Marcelino Freire e Eric Nepomuceno, entre muitos outros.

Confira a programação completa da Filbo no site oficial do evento.

0 Comments:

Postar um comentário