Prêmio Jabuti de Literatura 2014

Estão abertas as inscrições para um dos mais importantes e tradicionais prêmios literário do Brasil, o Prêmio Jabuti de Literatura.

Em sua 56ª edição, o prêmio considerado um dos maiores e mais amplos do país, irá contemplar 27 categorias, que abrangem as diversas áreas de criação e produção do livro, entre elas, a tradução, a ilustração, a capa e o projeto gráfico.

Além das categorias tradicionais como o romance, os contos e crônicas, a poesia, a reportagem, entre muitas outras. Sem falar nas categorias Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, que são as mais cobiçadas do prêmio.

Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o concurso é aberto a editores, escritores, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers, que podem concorrer apenas com obras inéditas, de autores brasileiros, publicadas em língua portuguesa no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2013.

As inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho pelo site oficial do prêmio. Os concorrentes devem ainda enviar cinco exemplares da obra inscrita, pelo correio, junto com uma cópia da ficha de inscrição, para o seguinte endereço:

56° Prêmio Jabuti 2014
Câmara Brasileira do Livro
Rua Cristiano Viana, 91
CEP 05411- 000
São Paulo – SP

Os vencedores de cada categoria serão premiados com a quantia de 3.500 reais, além do troféu Jabuti. Já os segundos e terceiros colocados de cada categoria receberão apenas os troféus. Sendo que os vencedores das categorias Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção receberão, cada um, o troféu Jabuti dourado e a quantia de 35 mil reais.

Curadoria

A Comissão julgadora desta edição será formada pela curadora, professora e escritora, Marisa Lajolo, assim como de um Conselho Curador composto por especialistas das áreas de literatura, ciências humanas e área científica, além de um júri composto por profissionais habilitados.

A votação é dividida em duas etapas, sendo que na primeira serão selecionadas as 10 melhores obras em cada uma das 27 categorias. Já a segunda etapa define os três primeiros lugares de cada categoria. Além das categorias Livro do Ano de Ficção e Não-Ficção, que serão reveladas durante a cerimônia de entrega das estatuetas.

O resultado será divulgado por meio da Imprensa e estará disponível no site oficial do prêmio e da CBL. A premiação acontecerá no dia 18 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Para mais informações confira o regulamento do prêmio no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário