Hay Festival de Literatura e Artes

Nesta semana, o país de Gales se torna palco de um dos mais importantes eventos literários, o Hay Festival de Literatura e Artes.


Em sua 27ª edição, o festival reúne escritores, intelectuais e artistas de todo o mundo para compartilhar histórias e ideias em meio as belas paisagens do Parque Nacional Brecon Beacons, no Reino Unido.

“Imagine the World”

Com o tema “Imagine um Mundo Melhor”, o festival, que acontece até o dia 1 de junho, irá discutir os mais variados assuntos, como a literatura, as artes, o cinema, a música, o meio ambiente, a ciência, a história, o jornalismo, e muitos outros.


Assim, durante 10 dias, o Hay Festival promete inspirar, encantar e entreter pessoas de todo o mundo, de todas as idades e gostos literários, com uma programação cultural atraente e diversificada, que contará com a presença dos mais renomados autores internacionais.

Entre eles a americana Cassandra Clare, autora da série “Os Instrumentos Mortais”, o escritor britânico Anthony Horowitz, criador da série “Alex Rider”, assim como a autora britânica Cressida Cowell, criadora da série “Como Treinar o Seu Dragão”.

Além da escritora, editora e professora americana, Toni Morrison, do romancista e ex-jornalista da BBC, Robert Harris, do escritor e jornalista britânico, Matt Haig, e do ator e escritor Stephen Fry, entre muitos outros.

Convidados

O evento também contará com a presença de várias estrelas de Hollywood, como as atrizes Carrie Fisher, Judi Dench e Jenny Agutter, assim como o ator Steve Coogan e o diretor Stephen Frears, criador do premiado filme “Philomena”.

Sem falar no roteirista e produtor de TV, Steven Moffat, responsável pelas séries de sucesso “Doctor Who” e “Sherlock”, além do ator Benedict Cumberbatch (Sherlock e Star Trek Into Darkness) e do escritor e roteirista Hans Rosenfeldt (The Bridge).

Já entre os cientistas estarão o biólogo John Gurdon (Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2012), o bioquímico Tim Hunt (Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2001), assim como o geneticista, etólogo e escritor, Richard Dawkins.

Além do autor e historiador Niall Ferguson, da professora e historiadora Margaret MacMillan, do jornalista e autor Jeremy Paxman, e da escritora, jornalista e correspondente de guerra Kate Adie, que participarão de uma programação especial em homenagem ao centenário da Primeira Guerra Mundial.

Hay Fever

O festival também terá um espaço, especialmente, dedicado as crianças, jovens e suas famílias, o 
Hay Fever”, que contará com sessões de autógrafos, oficinas, debates e bate-papos com autores e ilustradores da literatura infantojuvenil.

Entre eles as escritoras britânicas Ruth Warburton, criadora da trilogia “Winter”, Sally Nicholls, premiada autora de livros infantojuvenis, e Anne Cassidy, autora de livros de mistério. Além do escritor irlandês Darren Shan, do autor e ilustrador australiano Oliver Jeffers, e muitos outros.

O Festival

Criado em 1987, por Norman Florence e seu filho Peter, o Hay Festival de Literatura e Artes é um evento cultural realizado, anualmente, entre maio e junho, no País de Gales. Tendo sido descrito, em 2001, pelo ex-presidente americano Bill Clinton, como o “Woodstock da mente”.

Desde a sua criação, o festival vem sendo realizado em diversas cidades ao redor do mundo, de Cartagena a Dhaka, e de Beirute a Nairobi, sendo que os eventos também ocorrem anualmente, mas em datas diferentes.

Saiba mais no site oficial do Hay Festival.

0 Comments:

Postar um comentário