Fliporto 2013

A cidade de Olinda se torna palco hoje da Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto, que este ano irá homenagear o autor e consagrado cronista de futebol, José Lins do Rego.


Com o tema “A Literatura é um Jogo”, o evento, que acontece até 17 de novembro, tem como objetivo abordar o cenário da literatura contemporânea, e enfatizar as possibilidades que os jogos físicos e virtuais oferecem para educação.

Convidados

Em sua 9ª edição, a Festa Literária promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, palestras, lançamentos, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com convidados nacionais e internacionais.

Entre eles o autor angolano Valter Hugo Mãe, vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2012, o escritor, poeta e tradutor argentino Andrés Neuman, a ilustradora argentina de livros infantis, Anabella López, e o escritor e roteirista alemão Robert Löhr.

Assim como o jornalista e escritor Laurentino Gomes, o autor e tradutor israelense Ioram Melcer, e a jornalista e tradutora espanhola, Pilar Del Río, esposa do autor José Saramago, e responsável por abrir o evento.

Também estão confirmados os escritores nacionais Andrea Del Fuego, Tammy Luciano, Luiz Ruffato, Ana Maria Machado, Luiz Antônio Aguiar, Ronaldo Correia de Brito, entre muitos outros.

Programação

Assim, durante quatro dias, a Fliporto reúne em sua programação inúmeros escritores, ilustradores, jornalistas e personalidades, para discutir os mais variados assuntos, como a culinária, a ecologia, o cinema, a poesia, o futebol na literatura, e o incentivo à leitura.

Sendo que, uma das novidades desta edição será o “Fliporto Cordel”, um espaço no qual 16 dos mais famosos cordelistas do estado irão se reunir para discutir a Literatura de Cordel. Entre eles estarão Luis Esperantino, Alexandre Morais, José Evangelista e Marcelo Soares.

Há também a 4ª edição da Feira do Livro Internacional de Pernambuco, que acontece em conjunto com a Fliporto, e conta com a participação de mais de 50 editoras nacionais e internacionais. Além de 166 títulos disponíveis para lançamento e autógrafos.

Assista ao vídeo promocional do evento:

0 Comments:

Postar um comentário