Burn Notice

sexta-feira, novembro 22, 2013 Iuçara Soares 0 Comentários


Crime, emoção, romance e muita ação são os elementos que compõe a série de TV “Burn Notice”. Criada por Matt Nix, e produzida pela rede americana USA Network, a série policial, que teve sua estréia em junho de 2007, exibiu este ano a sua última temporada.



A história

Quando um espião é “queimado”, ele perde tudo, dinheiro, crédito, currículo, além de entrar para a lista negra da agência. Afinal, como não podem acabar com suas habilidades, simplesmente, retiram seus recursos e ele acaba preso onde quer que decidam jogá-lo.

Esta é a história do agente Michael Westen (Jeffrey Donovan), que em plena missão é surpreendido com o aviso de que foi queimado e agora está por conta própria. Sem nenhuma explicação do por que ou como isso aconteceu, ele é abandonado em sua cidade natal, Miami.

Assim, resta apenas uma alternativa a Michael, descobrir quem o “queimou” e fazer essa pessoa pagar. No entanto, sem os seus recursos e seus contatos, ele é forçado a aceitar qualquer trabalho que apareça, usando suas habilidades para ajudar pessoas que a policia não pode ou não quer, a fim de financiar sua investigação pessoal.

Além disso, ele é obrigado a confiar em qualquer um que ainda fale com ele, como uma ex-namorada que gosta de atirar em pessoas, a explosiva Fiona Glenanne (Gabrielle Anwar), ou um velho amigo que passa informações suas para o FBI, o ex-marine Sam Axe (Bruce Campbell). Sem falar é claro, na sua mãe, Madeline Westen (Sharon Gless), e em um espião desempregado que conhece ao longo do caminho, Jesse Garcia (Coby Bell).

Juntos, eles ajudam Michael com seus trabalhos em Miami, enquanto tentam descobrir quem o queimou, para que ele possa voltar à ativa. Pois afinal, quando um espião é queimado ele não vai à parte alguma.


Um fato interessante da série é a forma como a história é narrada em primeira pessoa, por Michael Westen, que ao longo das cenas expõe seu ponto de vista como um agente de operações especiais.

É quase como um filme de orientação para espiões em treinamento, com Westen dando dicas de como um espião deve proceder em cada missão, explicando suas razões e os truques utilizados para completá-la.

Das telas para as páginas dos livros

Não é incomum séries de TV serem baseadas em sagas literárias, no entanto há também aquelas raras exceções, em que são escritos livros inspirados em séries, como é o caso de Burn Notice. 

Assim, a USA decidiu lançar uma série de cinco livros contando a saga do agente Michael Westen. Sendo eles, “The Fix” (2008), “The End Game” (2009), “The Giveaway” (2010), “The Reformed” (2011), e “The Bad Beat” (2011).



Publicados pela editora americana Signet Books, sob o selo Obsidian, os livros de 288 páginas cada, escritos por Tod Goldberg, são exatamente como um episódio estendido da série. O que, embora possa agradar aos fãs, também poderá deixar os leitores que não conhecem a série um pouco confusos.

Além dos romances, a USA também criou uma graphic novel inspirada na série, intitulada “A New Day”, que foi lançada, exclusivamente online, pela DC Entertainment, em setembro de 2011.



Infelizmente, os livros ainda não foram traduzidos para o português, mas as versões em inglês estão à venda em várias livrarias pelo país. Já a HQ digital, que se encontra em seu terceiro volume, está disponível, gratuitamente, em seu site oficial, mas apenas em inglês.

O autor


foto: divulgação
Nascido em 1971 na cidade de Palm Springs, na Califórnia, Tod Goldberg é formado em Jornalismo pela California State University, em Northridge. Tendo adquirido, em 2009, seu mestrado em Escrita Criativa e Literatura pela Bennington College.

Entre suas obras estão “Fake Liar Cheat” (2000), seu romance de estréia, e “Living Dead Girl” (2003), finalista do Los Angeles Times Book Prize. Além da obra “Simplify” (2005), vencedora do Other Voices Short Story Collection Prize. Assim como a coleção de histórias curtas “Other Resort Cities” (2009).

Goldberg também dirige o MFA, um programa de Escrita Criativa da University of California, Riverside's Palm Desert. O autor vive, atualmente, em La Quinta, na Califórnia, com sua esposa, a também escritora, Wendy Duren.

Season Finale


Para a tristeza dos fãs, após sua sexta temporada, a USA Network decidiu cancelar a série, mas não antes de produzir uma última temporada, a mais intensa de todas, para fechar com chave de ouro a história de Michael Westen. 

“Desde o primeiro dia os personagens, as histórias e a mitologia de Burn Notice cativaram um enorme público, e essa temporada final irá aumentar as apostas, levando até um espetacular fim para a série”, diz os co-presidentes da USA, Jeff Wachtel e Chris McCumber, em comunicado à imprensa.

Assim, a série exibiu este ano sua sétima e última temporada, composta de apenas treze episódios, alcançando os 111 episódios. Sendo que, em 12 de setembro de 2013, Burn Notice exibiu o seu episódio final mostrando o emocionante e explosivo desfecho da história de Michael Westen, sua família e seus amigos.

Assista ao trailer da série (em inglês):




Saiba mais sobre Burn Notice no site oficial da série no canal USA.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!