50 Anos de Doctor Who

Estreia esta noite, em mais de 75 países, simultaneamente, o especial de 50 anos de uma das mais longas séries de TV da história, Doctor Who.


O episódio especial, de 75 minutos, não apenas será exibido no formato 3D em várias emissoras de TV, como também ganhará as telas do cinema em diversos países, incluindo o Brasil.

Doctor Who?

Para aqueles que não conhecem, Doctor Who é uma premiada série de ficção científica, que foi lançada em 23 de novembro de 1963 pelo canal britânico BBC. A série acompanha o último dos Senhores do Tempo, chamado apenas de “The Doctor” (O Doutor), que viaja através de todo o espaço e tempo abordo da TARDIS, que tem a aparência de uma cabine da polícia londrina de 1963.

Todas as versões do Doutor em ordem cronológica / foto: BBC
Um dos aspectos interessantes da série é o fato de que quando o Doutor sofre um ferimento que para a maioria poderia ser fatal, ele não morre, mas se regenera, um processo pelo qual o personagem assume um novo corpo, e até mesmo uma nova personalidade.

O que possibilita a troca de atores no decorrer da série, sem prejudicar a audiência. Assim, ao longo desses 50 anos, onze atores interpretaram o papel do Doutor nas telas, cada com seu próprio estilo e carisma, que aos poucos conquistou uma legião de fãs.

Atualmente o Doutor é interpretado pelo ator Matt Smith, que deixará a série em seu especial de Natal a ser exibido em 25 de dezembro deste ano. Sendo substituído pelo ator Peter Capaldi.

The Day of the Doctor

Escrito por Steven Moffat, que também atua como produtor executivo da série ao lado de Faith Penhale, o especial de 50 anos da série, intitulado “The Day of the Doctor” mostra o encontro de três versões do Doutor, interpretadas por Matt Smith, David Tennant e John Hurt.

Matt Smith, David Tennant e John Hurt / foto: BBC
Sendo que, Hurt foi introduzido no episódio “The Name of the Doctor”, no final da 7ª temporada da série, como o Doutor que renegou seu nome com o objetivo de acabar com a guerra entre os Daleks e os Senhores do Tempo.

O especial também contará com o retorno dos Zygons, dos Daleks, e da rainha Elizabeth I (Joanna Page). Além da participação das atrizes Jenna-Louise Coleman, como a companheira de viagem do 11th Doctor, Clara Oswald, e Billie Piper, como a companheira do 10th Doctor, Rose Tyler, entre muitos outros.

Clara Oswald, The Doctor e Rose Tyler / foto: BBC
11 Doctors, 11 Histórias...

No entanto, a série não ficará restrita as telas da TV e do cinema, ganhando também as páginas dos livros, assim como as histórias em quadrinhos, os audiodramas, os desenhos animados, entre outros.

Assim, para comemorar o 50º aniversário de Doctor Who, a BBC lançou sob o selo BBC Books, uma série de onze e-books, contendo um conto para cada um dos Doutores da série. Sendo que cada história foi escrita por um aclamado autor da literatura infantil, como Eoin Colfer (Artemis Fowl) e Neil Gaiman (Coraline). 


Além disso, a BBC Books também preparou a reedição de onze dos inúmeros livros da série, que voltaram as livrarias em março deste ano, com uma nova roupagem. Cada livro conta a história de um Doutor diferente.

Entre os títulos estão, respectivamente, “Ten Little Aliens” de Stephen Cole (2002), “Dreams of Empire” de Justin Richards (1999), “Last of the Gaderene” de Mark Gatiss (2000), “Festival of Death” de Jonathan Morris (2000), “Fear of the Dark” de Trevor Baxendale (2003).


Assim como “Players” de Terrance Dicks (1999), “Remembrance of the Daleks” de Ben Aaranovitch (1990), “Earthworld” de Jacqueline Rayner (2001), “Only Human” de Gareth Roberts (2005), “Beautiful Chaos” de Gary Russell (2008), e “The Silent Stars Go By” de Dan Abnett (2011).

Infelizmente, até o momento, nenhuma das obras está disponível em português, no entanto a editora ROCCO anunciou, recentemente, que irá publicar no Brasil os onze e-books, a partir do primeiro trimestre de 2014.

Sendo que no segundo semestre de 2014, a editora lançará a coletânea completa nas livrarias. Mas para os fãs que não puderem esperar, os e-books, em inglês, podem ser baixados nos formatos ePub e PDF no site Universo Who.

#SaveTheDay

Definitivamente, a BBC não poupou esforços na publicidade do evento, criando até mesmo uma hashtag para ser usada nas redes sociais, #SaveTheDay, e um site oficial apenas para o evento. 


Além disso, o canal também produziu uma série de vídeos promocionais, documentários e mini episódios, de um pouco mais de seis minutos, como o tradicional episódio BBC Children in Need, com o 11th Doctor e Clara Oswald, e o mini especial The Last Day.

Assim como o mini episódio “The Night of the Doctor”, que serve como prelúdio para “The Day of the Doctor”, e mostra a origem do sombrio Doutor interpretado por John Hurt. Nele, os fãs também são surpreendidos com a aparição do oitavo Doutor, interpretado por Paul McGann.

Assista ao trailer (em inglês):

0 Comments:

Postar um comentário