Goodreads Choice Awards 2017

O Natal está chegando, e os leitores estão começando a preparar suas listas de presentes, mas para aqueles que ainda estão em dúvida, aqui vai uma sugestão, o “Goodreads Choice Awards” elegeu em 2017 os melhores livros do ano.


O concurso é realizado pela maior rede social de livros, a Goodreads, que possui cerca de 65 milhões de usuários e mais de 2 bilhões de obras cadastradas. Sendo que são os próprios usuários da rede social que escolhem, por meio de votação online, as melhores obras do ano, indicadas por críticos especializados e divididas em 20 categorias literárias. 

Os Vencedores

Para a alegria dos leitores brasileiros, muitas das obras vencedoras já foram publicadas no país ou tem previsão para serem publicadas em breve por diversas editoras. Como o best-seller “Belas Adormecidas” (Sleeping Beauties), a aterrorizante história do mestre do suspense Stephen King, escrita em parceria com seu filho Owen King, eleito o melhor livro na categoria Horror, tendo sido lançado no país em 2017 pela editora Suma de Letras.

Considerado um sucesso de críticas e vendas, “Animais Fantásticos e Onde Habitam – O Roteiro Original” (Fantastic Beasts and Where to Find Them: The Original Screenplay), mais um livro do universo Harry Potter, criado pela famosa autora J. K. Rowling, lançado pela editora Rocco em abril de 2017, conquistou o título de melhor livro na categoria Fantasia. 

Outra obra que tem feito muito sucesso no Brasil e no mundo é “O Navio dos Mortos” (The Ship of the Dead), terceiro e último volume da saga “Magnus Chase e os Deuses de Asgard” do autor Rick Riordan, que mais uma vez tem sua obra eleita na categoria Middle Grade & Children's. O livro foi lançado este ano pela editora Intrínseca, assim como “Somos Todos Extraordinários” (We're All Wonders) de R. J. Palacio, eleito o melhor livro na categoria Picture Books.

Já o primeiro lugar na categoria Science Fiction ficou com “Artemis” (Artemis) do escritor Andy Weir, previsto para ser lançada no segundo semestre de 2018 pela editora Arqueiro. Enquanto que a obra “Corte de Asas e Ruína” (A Court of Wings and Ruin), terceiro volume da série “Corte de Espinhos e Rosas” de Sarah J. Maas, lançada pela editora Galera Record, conquistou o título de melhor livro na categoria Young Adult Fantasy & Science Fiction

O que faz de Sarah J. Maas e Rick Riordan, campeões invictos do “Goodreads Choice Awards”, ao lado da autora Colleen Hoover, cuja mais recente obra “Without Merit”, prevista para ser lançada pela editora Galera Record em 2018, conquistou o título de melhor livro na categoria Romance. Sendo que, a obra “Little Fires Everywhere” da escritora Celeste Ng, prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2018 pela editora Intrínseca, foi eleita na categoria de melhor livro de Ficção. 

Nas categorias Debut Goodreads Author e Young Adult Fiction foi eleito o bestseller “O Ódio Que Você Semeia” (The Hate U Give), primeiro livro escrito pela autora Angie Thomas, lançado este ano pela Galera Record. Enquanto que na categoria Graphic Novels & Comics, a vencedora foi mais uma vez Sarah Andersen com a graphic novel “Uma Bolota Molenga e Feliz” (Big Mushy Happy Lump), publicada no país em 2017 pela editora Seguinte. 

Há ainda o suspense “Em Águas Sombrias” (Into the Water) de Paula Hawkins, publicado este ano pela editora Record, que conquistou o primeiro lugar na categoria Mystery & Thriller. Mais uma obra lançada este ano no país é “Astrofísica Para Apressados” (Editora Planeta) de Neil deGrasse Tyson, eleito melhor livro na categoria Science & Technology. Sendo que na categoria Humor foi eleito o livro “Falando o Mais Rápido que Posso: de Gilmore Girls a Gilmore Girls e Tudo no Meio do Caminho” de Lauren Graham, lançado no ano passado pela editora Record.

Assim, dentre os 20 livros vencedores do “Goodreads Choice Awards”, dez já foram publicados no Brasil e pelo menos três estão previstos para serem lançados no próximo ano. No entanto, infelizmente, sete obras ainda não têm previsão para lançamento no país, como o best-seller “How to Be a Bawse: A Guide to Conquering Life” de Lilly Singh, vencedor da categoria de Não-Ficção.

Confira as demais categorias e suas obras vencedoras no infográfico a baixo:


Saiba mais sobre os livros e o concurso no site oficial da Goodreads.

Feliz Natal e boas leituras, leitores! 🎄😉

0 Comments:

Postar um comentário