Prêmio Nobel de Literatura 2017

O escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro foi agraciado pela Real Academia Sueca de Ciências com um dos mais prestigiados prêmios literários do mundo, o Prêmio Nobel de Literatura.


O prêmio, que existe desde 1901, é entregue a um escritor (a) de qualquer nacionalidade que, de acordo com Alfred Nobel, tenha “produzido, no campo literário, o mais magnífico trabalho em uma direção ideal”. Premiando os vencedores com a quantia de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 3,15 milhões de reais).

O Vencedor

Com seus livros traduzidos para mais de 28 idiomas e adaptados para as telas do cinema e da TV, Kazuo Ishiguro foi agraciado com inúmeros prêmios internacionais, incluindo a Ordem do Império Britânico por serviços prestados à literatura em 1995.

foto: divulgação / Evan Agostini-AP
Segundo declarou a Academia em nota à Imprensa, o autor retrata em seus livros temas como “memória, passagem de tempo e auto ilusão”. Sendo que, “em seus romances de grande força emocional, revela o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo”.

“Ele é um pouco como uma mistura de Jane Austen, comédia de costumes e Franz Kafka. Se você misturar isso um pouco, não muito, você tem a essência de Ishiguro”, destacou a secretária permanente da Academia sueca, Sara Danius, em entrevista após o anúncio do prêmio.

No Brasil, o autor teve cinco de suas obras publicadas pela editora Companhia das Letras, sendo elas “Os Vestígios do Dia” (The Remains of the Day), “Não me abandone jamais” (Never Let Me Go), “Quando éramos Órfãos” (When We Were Orphans), “O Gigante Enterrado” (The Buried Giant) e a seleção de contos “Noturnos: Histórias de música e anoitecer” (Nocturnes - Five Stories of Music and Nightfall). Há também a obra “Uma pálida visão dos montes” (A Pale view of Hills) publicada pela editora Rocco.

Sobre o autor e sua obra

Nascido em Nagasaki, no Japão, em 08 de novembro de 1954, Kazuo Ishiguro mudou-se para o Reino Unido aos cinco anos de idade, só retornando ao seu país de origem quando já era adulto.

Autor de sete romances, uma coletânea de contos, vários roteiros para o cinema e, em breve, uma graphic novel, Ishiguro graduou-se em Inglês e Filosofia na Universidade de Kenty, no final dos anos 1970.  Tendo cursado escrita criativa na Universidade de East Anglia.

Seu romance de estreia “Uma pálida visão dos montes” (1982) tem sua história narrada em Nagasaki, sua terra natal, poucos anos depois da Segunda Guerra Mundial. Assim como sua obra seguinte “An artist or the floating world” (1986), ainda inédita no Brasil.

Aclamado pela crítica, o terceiro livro do autor “Os Vestígios do Dia”, publicado em 1989, foi agraciado com o prestigiado Man Booker Prize no mesmo ano, sendo mais tarde adaptado para as telas do cinema, estrelado pelo ator Anthony Hopkins e com roteiro adaptado pelo próprio autor.

Ishiguro também publicou o romance “The Unconsoled” (1995), inédito no Brasil, a obra “Quando éramos órfãos” (2000) e o livro de contos “Noturnos: Histórias de música e anoitecer” (2009). Sem falar na ficção científica “Não me abandone jamais”, publicada em 2005, adaptada para o cinema em 2010 e para a TV em 2016, que mostra uma versão distópica da Inglaterra. 

Já o seu romance mais recente, “O Gigante Enterrado”, publicado em 2015, narra a história fantástica de um casal idoso em uma viagem por uma Inglaterra exótica. De acordo com a Academia sueca “este romance explora, de forma emocionante, como a memória se relaciona com o esquecimento, a história com o presente e a fantasia com a realidade”.

Atualmente, aos 63 anos, morando em Londres com a mulher e a filha, o autor confessou sua surpresa ao conquistar o Prêmio Nobel. “Uma honra magnífica, principalmente porque isso significa que estou seguindo as pegadas dos maiores autores que já viveram, então é uma conquista excelente”, disse Ishiguro em entrevista à rede britânica BBC.

A cerimônia de entrega do Prêmio Nobel aconteceu no Concert Hall, em Estocolmo, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel. O rei e a rainha da Suécia presidiram à cerimônia que entregou cinco dos prêmios. Pois, tradicionalmente, o Prêmio Nobel da Paz é entregue numa cerimônia realizada no mesmo dia, em Oslo, a capital da Noruega.

Confira os demais vencedores do Nobel no site oficial do prêmio (em inglês).

0 Comments:

Postar um comentário