George Saunders vence o Man Booker Prize 2017

O autor americano George Saunders foi agraciado com um dos mais prestigiados prêmios da literatura internacional, o Man Booker Prize, pelo seu romance “Lincoln in the Bardo”.

foto: divulgação (AP)
Criado em 1968, o Man Booker Prize é concedido anualmente à melhor obra de romance ou ficção escrita em língua inglesa por autores vivos que sejam cidadãos de um país membro da Comunidade Britânica ou da República da Irlanda. Sendo que, desde 2014, também podem concorrer ao prêmio, autores de qualquer lugar do mundo, desde que com livros escritos originalmente em inglês e publicados no Reino Unido. Ao ganhador é assegurado grande reconhecimento internacional, além da quantia de 50 mil libras esterlinas (208 mil reais).

Lincoln in the Bardo

Descrito pelo júri do Man Booker Prize como “único” e “Extraordinário”, o romance histórico foi inspirado em uma história que Saunders ouviu anos atrás sobre o presidente Lincoln entrar na cripta de seu filho. “Eu pensei no livro como uma maneira de tentar incutir a mesma reação que eu tinha tido todos aqueles anos atrás”, disse o autor em entrevista à revista TIME.

Assim, o primeiro romance escrito por Saunders, “Lincoln in the Bardo” Ã© inspirado em um evento real, que aconteceu na noite de 22 de fevereiro de 1862, quando Abraham Lincoln enterrou seu filho de onze anos, Willie. 

Com cerca de 368 páginas, o livro tem sua história narrada por um coro de vozes, ao longo de uma única noite no cemitério de Oak Hill, em Washington, quando Willie é sepultado e onde Lincoln chora seu luto abraçado ao filho morto. Os fantasmas que habitam o lugar observam a cena com espanto e pesar, e tomam para si a missão de ajudar o jovem Willie a deixar o “limbo”, onde está preso. 

“A forma e o estilo deste romance totalmente original, revela uma narrativa espirituosa, inteligente e profundamente emocionante”, diz a Baronesa Lola Young, que presidiu o júri do prêmio, em nota no site oficial da premiação.

Sobre o autor e sua obra

Nascido em 2 de dezembro de 1958 na cidade de Amarillo, Texas, nos EUA, George Saunders cresceu em Chicago, e em 1981 formou-se em engenharia geofísica na Colorado School of Mines. Oito anos depois obteve seu mestrado em redação criativa pela Syracuse University, onde conheceu sua esposa, Paula Redick. E, em 1989, o autor fez sua estreia na literatura com livros técnicos.

Ao longo de sua carreira, o autor publicou quatro coletâneas de contos, entre elas “Pastoralia” (2000), “CivilWarLand in Bad Decline” (1996), “In Persuasion Nation” (2006), e “Tenth of December” (2013), único livro do autor, até o momento, publicado no país em 2014 pela Companhia das Letras com o título “Dez de Dezembro”. Sendo que o autor também escreveu um livro infantil ilustrado “The Brief and Frightening Reign of Phil” (2005) e o bestseller infantil “The Very Persistent Gappers of Frip” (2000), ilustrado por Lane Smith, assim como o livro de ensaios “The Braindead Megaphone” (2007), entre outros.

Atualmente, Saunders, aos 59 anos, mora em Catskills com a esposa, ensina escrita criativa no programa MFA da Syracuse University, escreve para diversos jornais e revistas, enquanto continua a publicar premiadas obras de ficção e não ficção. 

No Brasil, o romance tem lançamento previsto para o ano de 2018 pela editora Companhia das Letras com o título “Lincoln no limbo”.

Saiba mais sobre o prêmio no site oficial do Man Booker Prize.

0 Comments:

Postar um comentário