Prêmio Pulitzer de Literatura 2017

O autor americano Colson Whitehead recebeu da Universidade de Columbia de Nova York, um dos mais prestigiados prêmios dos Estados Unidos, o Pulitzer, na categoria de melhor livro de ficção, pela obra “The Underground Railroad”.

imagem: divulgação
Considerado pelo The New York Times como “valente e necessário”, o livro é descrito pelo júri do prêmio como “uma fusão inteligente de realismo e alegoria que combina a violência da escravidão e o drama da fuga em um mito que fala à América contemporânea”.

The Underground Railroad 

Também vencedor do National Book Award, o aclamado romance, publicado pela primeira vez em agosto de 2016, narra a história de uma jovem que tenta a todo o custo escapar dos horrores da escravidão, em plena era pré-Guerra Civil, quando a América praticava a importação brutal de africanos para o país.

Cora é uma jovem escrava em uma plantação de algodão na Geórgia, no sul dos Estados Unidos. A vida é infernal para todos os escravos, mas especialmente terrível para Cora. Uma pária até mesmo entre outros africanos, ela está chegando à maturidade, o que a tornará vítima de horrores ainda maiores.

Assim, quando Caesar, um recém-chegado da Virgínia, revela uma rota de fuga chamada a ‘Ferrovia Subterrânea’, ambos decidem escapar de seus algozes, indo para o norte, onde aboliram a escravidão. Mas nada sai como planejado, e Cora e Caesar sabem que estão sendo caçados.

A obra já se encontra disponível no país, tendo sido lançada em 2017 pela editora HarperCollins Brasil, com 320 páginas e tradução de Caroline Chang.

O autor

Colson Whitehead nasceu em 06 de novembro de 1969, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, onde vive atualmente. Graduado na Harvard University em 1991, o primeiro trabalho do escritor foi com a Village Voice, onde escrevia reviews de livros, programas de tv e música. Apenas publicando seu primeiro romance “The Intuitionist”, em 1999.

Depois dele Whitehead publicou outros cinco romances bestsellers, entre eles “John Henry Days” (2001), “The Colossus of New York” (2003), “Apex Hides the Hurt” (2006), “Sag Harbor” (2009), “Zone One” (2011), e por fim o premiado “The Underground Railroad” (2016).

O autor também publicou cerca de dois livros de não-ficção, além de inúmeros artigos e ensaios, que foram publicados em livros, revistas e jornais, entre eles o New York Times, o New Yorker, o New York Times Magazine, o Harper's e o Granta. Além do Pulitzer, Whitehead também foi premiado, ao longo de sua carreira, com o Whiting Writers Award (2000), a MacArthur Fellowship (2002), a Cullman Center for Writers and Scholars Fellowship (2007), o Dos Passos Prize (2012), a Guggenheim Fellowship (2013), e entre outros.

Nas demais categorias literárias...

Além da categoria de Melhor Livro de Ficção, o Pulitzer destina mais quatro categorias a área de Literatura, sendo elas Melhor Livro de Não-Ficção, Melhor Biografia ou Auto-Biografia, Melhor Livro de História e Melhor Livro de Poesia.

Entre os premiados deste ano na categoria de Não-Ficção está a obra “Evicted: Poverty and Profit in the American City” do renomado sociólogo americano e professor de Harvard, Matthew Desmond. Com base em anos de trabalho de campo e dados recolhidos meticulosamente, Desmond mostra como as expulsões em massa após o incidente econômico de 2008 eram menos uma consequência do que a causa da pobreza.

Já na categoria História, o vencedor foi o livro “Blood in the Water: The Attica Prison Uprising of 1971 and Its Legacy” da premiada historiadora americana, Heather Ann Thompson. Sendo considerado pelo Pulitzer como “uma narrativa que estabelece padrões elevados para o julgamento acadêmico e a tenacidade do inquérito na busca da verdade sobre os tumultos na prisão de Attica de 1971”, quando cerca de 1.300 prisioneiros assumiram a instalação correcional em Nova York para protestar por anos de maus tratos.

O premiado autor líbio/americano Hisham Matar ganhou o prêmio de Melhor Biografia com a obra “The Return: Fathers, Sons and the Land in Between”, um livro de memórias que examina com emoção controlada o passado e o presente de uma região em conflito. Mas, acima de tudo, é uma história de perda, de amor e da vida de uma família.

Assim como, o poeta e autor americano, Tyehimba Jess, que foi agraciado com o Pulitzer na categoria de Melhor Livro de Poesia pela obra “Olio”, que usa o soneto, a música e a narrativa para mostrar as vidas dos artistas afro-americanos antes e depois da Guerra Civil até a Primeira Guerra Mundial.

O Prêmio Pulitzer, existe desde 1917, e é entregue apenas a pessoas que realizam trabalhos de excelência nas áreas de Jornalismo, Literatura e Música, premiando os vencedores das 21 categorias do Pulitzer com a quantia de 10 mil dólares.

Confira todos os vencedores no site oficial do Prêmio Pulitzer.

0 Comments:

Postar um comentário