Goodreads Choice Awards 2015

quinta-feira, dezembro 31, 2015 Iuçara Soares 0 Comentários ,


O Ano Novo está chegando, e os leitores podem começar a preparar suas listas de livros para 2016, pois já foram anunciados os vencedores do “Goodreads Choice Awards”, um concurso literário que elege os melhores livros do ano.


O concurso é realizado pela maior rede social de livros, a Goodreads, que possui cerca de 40 milhões de usuários e mais de 1,1 bilhões de obras cadastradas. Sendo que são os próprios usuários da rede social que escolhem, por meio de votação online, as melhores obras do ano, indicadas por críticos especializados e divididas em 20 categorias literárias.

Os Vencedores

Muitas das obras vencedoras já foram ou tem previsão para serem publicadas no Brasil por diversas editoras. Como o best-seller “Vá, coloque um Vigia” (Go Set a Watchman), continuação da obra “O Sol é Para Todos” (To Kill a Mockingbird) da escritora Harper Lee, que foi eleito o melhor livro na categoria Ficção, lançado no país em outubro deste ano pela editora José Olympio (Grupo Editorial Record).

Considerado um dos maiores fenômenos editoriais do ano, que ficou mais de 20 semanas no topo da lista de mais vendidos do The New York Times, “A Garota no Trem” (The Girl on the Train), primeiro suspense psicológico da autora Paula Hawkins, lançado pela editora Record em 2015, conquistou o título de melhor livro na categoria Mistério & Thriller.

Outra obra que tem feito muito sucesso no Brasil e no mundo é “A Espada do Verão” (The Sword of Summer), primeiro volume da saga “Magnus Chase o os Deuses de Asgard” do autor Rick Riordan, que mais uma vez tem sua obra eleita na categoria Middle Grade & Children's. O livro foi lançado este ano pela editora Intrínseca, assim como “A Última Viagem do Lusitania” (Dead Wake: The Last Crossing of the Lusitania) de Erik Larson, eleito o melhor livro na categoria História & Biografia.

Já o primeiro lugar na categoria Young Adult Fantasy ficou com o livro “Filho Dourado” (Golden Son), segundo volume da famosa trilogia “Red Rising” do escritor Pierce Brown, publicada no Brasil pela editora Globo Livros. Enquanto que a obra “Queen of Shadows”, quarto livro da série “Trono de Vidro” de Sarah J. Maas, prevista para ser lançada pela editora Galera Record em 2016, conquistou o titulo de melhor livro na categoria Young Adult Fantasy & Science Fiction.

Outra obra prevista para ser lançada no país é “Confess” (editora Galera Record) da escritora Colleen Hoover, eleito como melhor livro na categoria Romance. Além da coletânea de contos “Trigger Warning: Short Fictions and Disturbances” (editora Intrínseca) de Neil Gaiman, eleita como a melhor obra na categoria Fantasia.

Nas categorias Ficção Histórica e Young Adult Fiction foram eleitos os livros “O Rouxinol” (The Nightingale) de Kristin Hannah, e a obra “Por Lugares Incríveis” (All the Bright Places) da escritora Jennifer Niven. Ambos lançados este ano pela editora Arqueiro e pela editora Seguinte, respectivamente.

Eleito como o melhor livro na categoria Debut Goodreads Author, o best-seller “Rainha Vermelha”, primeiro livro da série “Red Queen” da autora estreante Victoria Aveyard, também já foi publicado no Brasil, pela editora Saída de Emergência.

Assim, dentre os 20 livros vencedores do Goodreads Choice Awards, oito já foram publicados no Brasil e pelo menos três estão previstos para serem lançados no próximo ano. No entanto, infelizmente, nove obras ainda não têm previsão para lançamento no país, como o livro “Saint Odd”, 7º volume da saga Odd Thomas do autor Dean Koontz.

Confira as demais categorias e suas obras vencedoras no infográfico a baixo:


Saiba mais sobre os livros e o concurso no site oficial da Goodreads e confira também as mensagens de agradecimento que os autores vencedores postaram no site.

Feliz Ano Novo, leitores! ;)

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!