Comic Con Experience 2015

quinta-feira, dezembro 03, 2015 Iuçara Soares 2 Comentários ,


Já começou uma das maiores e mais importantes convenções da cultura pop da América Latina, a tão esperada Comic Con Experience (CCXP).

imagem: Comic Con Experience
Em sua 2ª edição, o evento épico, organizado pelo Omelete, o Chiaroscuro Studios e o Piziitoys, ocorre até 6 de dezembro, no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes, próximo a estação Jabaquara do Metrô, onde irá reunir milhares de fãs, além de inúmeros convidados nacionais e internacionais.

Entre eles grandes estúdios de cinema, emissoras de TV, empresas de entretenimento, além das principais editoras de videogames, livros e mangás, renomados criadores de quadrinhos e uma série de convidados especiais, como escritores, produtores, atores e muito mais.

Como os escritores best-sellers, Timothy Zahn (Trilogia Thrawn) e Chris Taylor (Como STAR WARS Conquistou o Universo), além do ator John Rhys-Davies (O Senhor dos Anéis) e da atriz e autora Evangeline Lilly (Lost, O Hobbit), que lança seu primeiro livro infantil “Os Molambolengos” (Editora Aleph) na CCXP 2015.

Eventos

Durante quatro dias, a convenção apresentará as mais diversas atrações como bate-papos, sessões de autógrafos e fotos, lançamentos, seminários e workshops com renomados profissionais, assim como painéis, shows, exibições de programas de TV e filmes, e muito mais. Serão inúmeros eventos sobre os mais diversos assuntos da cultura pop, como quadrinhos, animes, mangás, livros, videogames, cinema, séries, RPG, cosplay, artigos colecionáveis, música, e outros.

Uma das atrações desta edição é o painel “VFX - A arte dos efeitos visuais nos filmes”, uma versão do festival de efeitos visuais VFX Rio, que contará com a presença do supervisor de efeitos Sheldon Stopsack da Moving Picture Company (MPC), que discute os desafios técnicos e criativos do personagem Groot de “Guardiões da Galáxia”, e seu trabalho no filme “Terminator: Genesis”, no qual recriou o jovem Arnold Schwarzenegger em CGI.

Também tem a estreia do painel “Social Comics”, um espaço de 50m² dedicado ao primeiro sistema de HQ's por assinatura do Brasil, considerado a “Netflix dos Quadrinhos”. Além de contar com convidados especiais, e revelar grandes títulos para a plataforma e várias novidades, o painel também permite que visitantes testem o aplicativo de leitura de quadrinhos digitais via streaming e visualizem mais de 800 HQs em tablets e TVs de 47 polegadas.

Há ainda as áreas “Music Alley”, especialmente criada para os fãs de música e o “Samurai Alley”, espaço dedicado aos fãs da cultura japonesa. Além de uma arena de games, um concurso de cosplay, diversas lojas e exposições de itens colecionáveis. Sem falar na Minicon, um espaço especialmente criado para as crianças, e muito mais.

Paralelo a Comic Com Experience também acontece o “Business Summit”, maior encontro de negócio da indústria do entretenimento, que durante três dias, reúne, em um auditório dentro da CCXP 2015, profissionais e empresas da área para discutir, em mesas redondas e palestras, as oportunidades, tendências e desafios do entretenimento no Brasil e os caminhos da crescente profissionalização do nosso mercado.

Cinema

Entre as principais atrações envolvendo a sétima arte estarão os painéis da Marvel e da Disney com as novidades sobre os filmes “Capitão América: Guerra Civil” e “Star Wars: O Despertar da Força”, dois dos mais esperados de 2016.

Além da exibição exclusiva de “O Bom Dinossauro”, o longa animado da Pixar, que terá a presença do diretor Peter Sohn (Os Incríveis) e da produtora Denise Ream (UP), para falar com os fãs sobre os bastidores e curiosidades do filme.

Enquanto que a Fox traz aos fãs conteúdo inédito de seus grandes filmes para 2016, como as novas adaptações da Marvel, “Deadpool” e “X-Men Apocalypse”.  O estúdio traz ainda o diretor de “Peanuts - O Filme”, Steve Martino, para uma conversa sobre Snoopy, Charlie Brown e sua turma.

Há também o painel da Warner Bros. Pictures, que exibe a pré-estréia de “Creed - Nascido Para Lutar”, filme derivado da franquia Rocky, além de mostrar seus lançamentos e grandes novidades para 2016, como o tão esperado “Batman vs Superman”.

Já no painel da Universal Pictures Brasil, além de conhecer algumas das novidades do estúdio para 2016, os fãs poderão conferir também conteúdos exclusivos e informações sobre “Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos”, adaptação para as telas do game da Blizzard, além de um bate-papo com os produtores e cenas do filme de terror “A Bruxa”.

Tem ainda o painel da Sony, que exibe hoje um vídeo exclusivo da adaptação “A 5ª Onda”, inspirada no livro homônimo do autor Rick Yancey. Além do painel da Netflix que traz ao evento os atores Adam Sandler, Terry Crews, Jorge Garcia e Taylor Lautner para promover seu novo filme, a comédia “The Ridiculous 6”.

Séries de TV

Os estúdios de TV também irão apresentar suas novas atrações na convenção, a começar pela nova série original da Netflix, “Marvel’s Jessica Jones”, spin-off da série “Marvel – Demolidor”  e a estreante “Sense8”, que contarão com a presença do respectivo elenco no painel “Netflix Originals”.

Nos painéis também serão divulgadas novidades sobre as séries, assim como trailers e cenas de episódios. Além de contar com entrevistas e bate-papos com alguns dos atores principais de diversas séries. Entre eles os atores Misha Collins (Supernatural), David Tennant (Doctor Who, Jessica Jones), Krysten Ritter (Jessica Jones, Breaking Bad), Steve Cardenas (Power Rangers), Anna Popplewell (Reign, As Crônicas de Nárnia), Jamie Clayton (Sense8), e vários outros.

Quadrinhos

O que definitivamente não pode faltar na Comic-Con são painéis e outros eventos sobre as histórias em quadrinhos, no qual serão apresentadas as principais novidades das editoras Marvel, DC Comics, Panini Comics, entre outras.

Sendo que um dos destaques desta edição será a participação do renomado quadrinista americano Frank Miller, o convidado de honra da CCXP, em sua primeira visita ao país, para promover a HQ “Cavaleiro das Trevas III: The Master Race”, que será lançada nos EUA em 25 de novembro e chegará ao Brasil no início de 2016 pela Panini Comics Brasil.

Há ainda a comemoração dos 75 anos do “Flash” e do “Lanterna Verde”, na qual quadrinistas e ilustradores que trabalham com os heróis reúnem-se no painel especial “The Brave and the Bold” para discutir o legado dos personagens e o que o futuro reserva para eles.

A convenção contará ainda com a participação de inúmeros convidados internacionais como um dos principais artistas da DC, Jim Lee (Batman & Robin, Liga da Justiça), que terá um painel especial no evento. Assim como o premiado escritor e quadrinista Mark Waid (Flash, Demolidor, Vingadores), a roteirista  Amy Chu (Mulher-Maravilha), o editor Dan DiDio (co-editor-chefe da ‪DC Comics), o cantor e quadrinista Gerard Way (Umbrella Academy), e o ilustrador e quadrinista Kevin Maguire (Liga da Justiça, Capitão América).

Além do quadrinista britânico Mike McKone (Lanterna Verde), do mangaká japonês Hiro Kiyohara (Another), do quadrinista croata Esad Ribic (Thor, Loki), do artista canadense David Finch (Demolidor, Mulher-Maravilha) e de sua esposa, a autora Meredith Finch (Grimm Fairy Tales, Mulher-Maravilha), e vários outros.

Já entre os quadrinistas brasileiros estará Ziraldo (O Menino Maluquinho), Alexandre Beck (Armandinho), Ed Benes (Capitã Marvel e Superman), Érica Awano (Holy Avenger), Felipe Massafera (Lanterna Verde: Gladiadores Esmeralda), Alexandre Leoni (A Vida Oculta de Fernando Pessoa), Daniel HDR (X-Men, Vingadores), Eduardo Pansica (Teen Titans, Superboy), Eddy Barrows (Batman, Superman), Rafael Albuquerque (Batman, Wolverine), Mike Deodato (Hulk, Os Vingadores), Fábio Moon e Gabriel Bá (Dois Irmãos).

Além do cartunista e membro da Academia Brasileira de Letras, Mauricio de Sousa (Turma da Mônica), que comemora seus 80 anos no evento. Também estarão presentes os autores do selo Graphic MSP, Lu & Vitor Cafaggi (Turma da Mônica: Lições), Paulo Crumbim & Cristina Eiko (Penadinho: Vida), Eduardo Damasceno & Felipe Garrocho (Bidu: Caminhos), Shiko (Piteco: Ingá), Rogério Coelho (Louco: Fuga), e outros.

São mais de 265 quadrinistas que participam de inúmeros eventos em espaços como o “Artists’ Alley”, no qual os artistas que atuam nas grandes editoras podem interagir com seu público e vender prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais, enquanto que os quadrinistas independentes irão apresentar seus mais novos trabalhos.

Confira a programação completa do evento em seu site oficial ou acompanhe a cobertura da Comic Con no site Omelete, que em conjunto com a LexCorp fará a cobertura ao vivo dos quatro dias da CCXP 2015, pelo canal oficial do site no YouTube. Também é possível acompanhar as novidades do evento pelo Twitter e pelo Facebook.

2 comentários:

  1. Oi! Parabéns pela cobertura, bem detalhada e informativa (é um desafio resumir a CCXP em apenas um post né? hehe) não sei se vc viu mas tem um vídeo bem interessante com cobertura + entrevistas na CCXP, incluindo Jovem Nerd, Sidney Gusman e as meninas do Estúdio Complementares: https://www.youtube.com/watch?v=PQ-57bdXBt4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mariana, foi mesmo um desafio escrever este post...rsrs Ainda não tinha visto esse vídeo, mas vou ver agora. Valeu pela dia! ;)
      Abs e Feliz Ano Novo!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!