Tem inicio a Primavera dos Livros 2015

A cidade do Rio de Janeiro se torna palco hoje da tradicional Primavera dos Livros, um dos maiores eventos de editoras independentes do país, que tem como objetivo promover a bibliodiversidade e a difusão da cultura literária nacional.


Comemorando sua 15ª edição, o evento deste ano propõe uma reflexão sobre a bibliodiversidade e a pluralidade cultural aplicada ao livro, colocando em evidência o direito do leitor à diversidade no universo do livro, além de reafirmar o compromisso assumido com os leitores em sua primeira edição, de tratar o livro como um bem cultural e não apenas um objeto comercial.

Com o tema “Bibliodiversidade - encontro cultural e transformador”, a Primavera dos Livros do Rio de Janeiro, agora renomeada como Primavera Literária, acontece até o dia 06 de dezembro, das 10h às 21h, nos jardins do Museu da República, no bairro do Catete, em frente à estação do Metrô. A entrada e a participação nos eventos são gratuitas.

Primavera de atrações

Durante quatro dias, o evento contará com atrações para agradar a todos os públicos, como palestras, oficinas, apresentações artísticas, saraus, música, lançamentos de livros e de novos autores, além de sessões de autógrafos, encontros, debates e bate-papos com inúmeros convidados nacionais e internacionais.

Serão ao todo seis mesas de debates nas quais inúmeros escritores, poetas, ilustradores, quadrinistas, jornalistas, blogueiros, professores e profissionais do mundo editorial, se reúnem para discutir sobre temas atuais relacionados à política e ao mercado editorial, como o livro digital, a inovação, a literatura infanto-juvenil, os blogs especializados em literatura e o preço fixo do livro.

Entre os convidados estarão os autores Eric Nepomuceno, André Vianco, Nilma Lacerda, Leonardo Boff, Mariano Marovatto, Felipe Campos, Leticia Sardenberg, Leila Rego e Clovis Levi. Assim como as poetas Alice Sant’Anna e Rachel Ventura Rabello, os quadrinistas e ilustradores Daniel Gnattali e Fábio Lyra, a blogueira Crystal Spinelli e o jornalista e blogueiro Sérgio Pavarini. Além do editor e professor francês Gilles Colleu, do jornalista e editor chileno Paulo Slachevsky, e do editor, ilustrador, e gestor cultural argentino Guido Indij, e muitos outros.

Sendo que, o evento também contará com a participação de mais de 100 editoras de todo o país, que irão oferecer uma diversidade única de títulos para os inúmeros visitantes. Serão cerca de 15 mil títulos à venda, com descontos especiais de até 50%.

A Primavera Literária é uma realização da Liga Brasileira de Editoras (Libre), com o patrocínio do BNDES e o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, do Museu da República e do Metrô Rio. O evento ocorre nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e em 2015 a primavera também chegou às cidades de Belo Horizonte e Salvador.

Saiba mais no site oficial da LIBRE.

0 Comments:

Postar um comentário