Hay Festival de Literatura e Artes 2015

O país de Gales se torna palco hoje de um dos mais importantes eventos culturais, o Hay Festival de Literatura e Artes, descrito pelo ex-presidente americano Bill Clinton, como o “Woodstock da Mente”.


Em sua 28ª edição, o festival reúne escritores, intelectuais e artistas de todo o mundo para compartilhar histórias e ideias em meio as belas paisagens do Parque Nacional Brecon Beacons, no Reino Unido.

“Imagine the World”

Com o tema “Imagine um Mundo Melhor”, o festival, que acontece até o dia 31 de maio, irá discutir os mais variados assuntos, como a literatura, as artes, o cinema, a música, o meio ambiente, a ciência, a história, a política, o jornalismo, e muitos outros.

Assim, durante 10 dias, o Hay Festival promete inspirar, encantar e entreter pessoas de todo o mundo, de todas as idades e gostos literários, com uma programação cultural atraente e diversificada, que contará com a presença dos mais renomados autores internacionais.

Entre eles o irlandês John Boyne, autor do bestseller “O Menino do Pijama Listrado”, o escritor e cartunista americano Stephan Pastis, criador da série infanto-juvenil “Timmy Fiasco”, assim como a autora britânica Cressida Cowell, criadora da série “Como Treinar o Seu Dragão” e o escritor húngaro László Krasznahorkai, vencedor do Man Booker Prize 2015.

Além do premiado autor e quadrinista britânico Neil Gaiman, do escritor, jornalista e crítico literário irlandês, Colm Tóibín, do poeta, dramaturgo e jornalista da BBC, Ian McMillan, do romancista e roteirista escocês, Irvine Welsh, do autor Andrew Solomon e do ator e escritor Stephen Fry, entre muitos outros.

Convidados

O evento também contará com a presença de várias celebridades, como as atrizes Louise Brealey (Sherlock), Sarah Lancashire (Happy Valley) e Charlotte Rampling (Broadchurch), assim como o ator Michael Pennington (A Dama de Ferro) e o premiado diretor de cinema Richard Eyre.

Sem falar no roteirista, Steven Knight, responsável pelas séries de TV “Dirty Pretty Things” e “Locke”, além do ator Jude Law (Sherlock Holmes e Cold Mountain) e do escritor, ator e roteirista Alan Bennett (The Lady in the Van).

Já entre os cientistas estarão o premiado cosmologista e astrofísico, Martin Rees, o jovem inventor, cientista e pesquisador Jack Andraka, o arqueólogo Luke Craddock-Bennett, o matemático Marcus du Sautoy, o filósofo A. C. Grayling,  assim como o neurocientista Anil Seth.

Além do autor e historiador Tom Holland, da acadêmica e romancista Azar Nafisi, do biógrafo, editor e tradutor Daniel Hahn, do jornalista do New York Times David Brooks, e do autor americano de romances policiais, Dennis Lehane, que irão participar de palestras e entrevistas conduzidas por jornalistas da BBC.

Hay Fever

O festival também terá um espaço, especialmente, dedicado as crianças, jovens e suas famílias, o “Hay Fever”, que contará com sessões de autógrafos, oficinas, contação de histórias, além de debates e bate-papos com autores e ilustradores da literatura infanto-juvenil.


Entre eles a escritora britânica Holly Smale, criadora da série “Geek Girl”, a autora canadense Moira Young, criadora da trilogia “Dustlands”, a premiada autora de livros infantis Malorie Blackman, e Sarah J. Maas, autora da série de sucesso “Trono de Vidro”. Além do escritor e roteirista irlandês Derek Landy (Sr. Ardiloso Cortês), do ilustrador e cartunista britânico Chris Riddell, e muitos outros.

Confira a programação completa do Hay Festival em seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário